Cristiane Lima Verde G. Rodrigues

COMENTÁRIO AO ARTIGO "A sexualidade como uma construção cultural: reflexões sobre preconceitos e mitos inerentes a um grupo de mulheres rurais", deLúcia Beatriz Ressel e Dulce Maria Rosa Gualda, para nota na Disciplina Homem e Sociedade – 1º Semestre, sob o tema "CULTURA SEXUAL BRASILEIRA",do Curso de Direito da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

O artigo estudado se propôs a apresentar a sexualidade feminina, afirmando ser esta construída culturalmente. Tal assertiva restou fundamentada por meio de uma pesquisa realizada com um grupo de onze mulheres de uma comunidade rural, no interior do Rio Grande do Sul.

As autoras, pesquisando a partir das vivências individuais, dos valores, das crenças, dos mitos e dos preconceitos, construídos ao longo da socialização,buscaram compreender como se deu a construção da sexualidade das entrevistadas, as quais manifestaram diversas crenças e mitos sobre o assunto, os quais foram sendo construídos culturalmente.

Foram colhidas várias particularidades e diferenças, dentro do universo em que esse grupo de mulheres vivia. O estudo permitiu também entender os significados e as interpretações singulares que, em conjunto, formavam uma identidade.

Assuntos como masturbação, homossexualismo, virgindade, maternidade, frigidez foram abordados, sendo observada a grande influência da igreja e a religiosidade que impunham uma papel conservador aos valores sociais, tendo, por outro lado,sido aferida a pouca contribuição da escola na aprendizagem sexual.

Constataram as autoras que cada indivíduo possui sua própria visão de mundo, reforçando que a compreensão cultural possibilita a expressão das diferenças, das peculiaridades, valoriza o indivíduo, enquanto sujeito de sua própria vivência, permite a contextualização desse indivíduo e promove um olhar dialético em relação ao nosso agir.

Ao interpretar culturalmente os eventos, especialmente sobre a sexualidade, restou constatado que a mulher de fato é um ser social, cultural e único e que sua sexualidade éo resultado de uma construção histórica e cultural, que se integra à rede de significados do grupo social específico, possibilitando a manifestação de toda e qualquer expressão relativa ao sexo. É, portanto, uma experiência pessoal, única e marcada profundamente pela cultura em que cada pessoa está imersa, na qual vive.