Essa semana no congresso nacional foram aprovadas as cotas raciais para ingresso nas universidades públicas do nosso país.
 Decisão essa que ainda não encerra os debates sobre a questão racial e não econômicas dos ingressantes acadêmicos. Segundo o ministro do STF , Gilmar Mendes , torna-se constitucional essa medida pois devido ao histórico de repressões e racismo sofridos pelos negros nos séculos passados , esses foram negativamente prejudicados com o avançar do tempo em questões relativas a acesso ao trabalho e remuneração igualitária , moradia e principalmente acesso a educação básica e superior.
 Porém essa tese de defesa da supremo que aprovou por unanimidade este decreto , levanta o embate de opiniões , que discutem entre si se essa medida não deveria também se estender a índios, pardos e principalmente a todos desfavorecidos economicamente , independentemente de raça , cor e origem.
 Enfim, assim como o novo código florestal a `` lei seca ´´ entre outras essa decisão está longe de ser realmente aprovada pela população em geral ao invés de ser apenas discutida dentro de uma sala por pessoas que estão longe de conviver próximo a realidade brasileira.