Inspecionar constantemente a conservação dos cabos de aço podem evitar problemas e danos futuros. É importante estar sempre atento a conservação dos arames.

Caso os arames apresentem corrosão acentuada no cabo, eles devem ser substituídos. Outro fator importante são o desgaste dos arames externos, caso mais do que 1/3 de seu diâmetro original esteja gasto ou se o cabo diminuir mais do que 5% em relação ao seu diâmetro nominal é hora de ser substituído também.

Diversos fatores podem danificar os cabos de aço, como a alta temperatura ou dobras nos arames, fazendo com que seja necessário a troca do equipamento.

Os cabos de aço apesar de serem compostos por simples materiais são aplicados sempre em situações que requerem segurança, como a elevação de carga ou na construção civil.

Este equipamento é utilizado nas mais diversas funções, seja para içar, sustentar, fixar ou tracionar. Sua flexibilidade o faz um material ideal para elevadores, guindastes, para a elevação de carga, além de muito usado em obras de grandes edifícios, por exemplo.

O cabo de aço é muito parecido com uma corda, porém feito de um conjunto de arames torcidos e estirados, em forma de hélice. Eles são constituídos por três partes: cabo, perna, arame ou fio. Quando foram inventados sua fabricação era feita a base de ferro forjado, porém atualmente é utilizado o aço na sua fabricação.

Como são as utilizações de um cabo de aço, sejam em obras ou para a pescaria, a qualidade do produtos é fundamental para a segurança em qualquer que seja o caso.

Por isso, não podemos esquecer que se devem fazer inspeções do cabo de aço periodicamente por uma pessoa qualificada a isto, tomando atenção distorções no cabo, corrosões, pernas corrompidas ou cortadas, número, distribuição e tipo de ruptura dos arames visíveis.