No atual panorama mundial é fácil deparar com questões relevantes relacionadas ao meio ambiente que nos cerca. Não só o meio ambiente que engloba a natureza e os fenômenos relacionados, como também o meio ambiente interior às casas e empresas.

Atitudes positivas em relação à conservação dos recursos naturais fazem parte do dia a dia do cidadão comum com muito mais freqüência. É notório como a conscientização sobre estes aspectos tem-se tornado ampla no cotidiano.

Reciclar, reduzir e reutilizar não são mais modismos e sim uma necessidade. O aumento do consumo e o lixo gerado é de especial importância para muitos cidadãos conscientes. O que é rejeito para uma pessoa ou empresa é matéria prima para outra, implicando em ganhos financeiros e ambientais.

A exigência por parte dos consumidores e produtores, em adquirir produtos que em seus ciclos de vidas causem um mínimo de impacto adverso ao meio ambiente vem crescendo. Os selos verdes, os produtos certificados , dentre outros nunca estiveram tão em alta.

Nota-se uma maior preocupação em adquirir produtos sustentáveis, não por modismo em si e sim por consciência sustentável.

Viver só para si é deixado de lado. É o desenvolvimento sustentável fazendo parte do processo, finalmente.

Não falar de meio ambiente e desenvolvimento sustentável no atual panorama é quase impossível. Tudo o que se vê , utiliza e etc. são frutos da exploração consciente e inconsciente dos recursos naturais.

As empresas, funcionários, consumidores... Todos nós fazemos parte desta realidade. Felizmente o que se percebe é uma maior preocupação em minimizar os impactos adversos ao meio ambiente com técnicas e equipamentos de controle de poluição, educação ambiental, matéria prima certificada, manejo, destinação e reciclagem dos resíduos gerados, P+L, dentre outros. Mesmo que seja em muitos casos para cumprir requisitos legais. Mas isso não importa, o que importa é a consciência do empreendedor, contratados e usuários.

Investir em meio ambiente gera lucro e o marketing ambiental sobe. A imagem da empresa perante o mercado muda acarretando em novos clientes, consumidores e novos mercados. Investir em meio ambiente implica em ganhos financeiros e ambientais para todas as partes envolvidas no processo.

A conscientização e o desenvolvimento sustentável chegaram para ficar. Tanto no dia a dia do cidadão comum dentro de suas casas e no seu ciclo de convivência, como também no meio industrial.

É necessário tentar sempre melhorar continuamente nossas atitudes. Ser consciente e comprometido. É dando o exemplo que as atitudes são admiradas e copiadas.

Disseminar boas práticas ambientais não é tão difícil assim, basta fazer a sua parte.