A concepção inicial para a reformulação das teorias da regência universal, teve seu inicio quando o famoso físico alemão Albert Einstein derrubou a idéia de tempo universal, aquele medido pelos relógios. Sua teoria afirma que o tempo é relativo, e passa de maneira diferente para diferentes observadores. Essa teoria foi comprovada, em uma experiência onde dois aviões partiam de um mesmo ponto, porém voavam em direções opostas, (uma a favor do sentido de rotação da Terra e o outro contra) com um relógio de alta precisão a bordo. Ao fim do experimento, o relógio a bordo do avião que voara a favor do movimento da Terra, marcava um tempo ligeiramente menor do que o outro.
Após a formação dessa concepção, cientistas tentaram comprovar a existência de um tempo zero, o exato ponto onde o tempo teria começado. Esse ponto, provavelmente, coincidiria com a aglutinação máxima das partículas e da matéria do universo: O átomo primordial.
Esse átomo primordial de tamanho próximo ao zero, mas com uma densidade incomensurável, após um colapso, acaba por se expandir violentamente, o que conhecemos como big bang. O conceito mais aceito atualmente acerca da origem do cosmos (grande explosão em sua tradução literal).
A questão é que as singularidades (átomo primordial) que conhecemos hoje são as que habitam o interior dos buracos negros, essas por sua vez quando absorvem matéria a deixam sem futuro, funcionam como um fim do tempo. Apenas há uma exceção conhecida, uma singularidade que possui as propriedades inversas, ou seja, tudo o que dela sai não possui passado. É o caso do Big Bang.
Uma das grandes questões indagadas por leitores quando lêem esta teoria, é: "E antes, o que havia?" A resposta é simples: Nada. O conceito que devemos entender, é que o Big Bang deu origem a quatro dimensões perceptíveis aos humanos, são elas: Altura, largura, profundidade e tempo. Sim, por incrível que pareça o tempo também é uma dimensão, a partir daí um novo horizonte se abre para as pesquisas nesse ramo da cosmologia, e nos permite responder a questão anterior com mais certeza, se o Big Bang deu origem ao tempo, não tem sentido nos perguntarmos o quê havia antes, pois se o tempo não existia, nunca houve um antes. É como se a linha do tempo do nosso universo tivesse começado no instante zero da grande expansão.
Essa teoria deveras complicada é baseada em uma observação feita por Edwin Hubble no início do século XX. A partir da medição da luminosidade proveniente de diferentes galáxias, ele comprovou que elas estariam se afastando, logo, se voltássemos no tempo elas estariam se aproximando, até que num certo ponto (estimado 13,7 bilhões de anos atrás) estariam tão juntas que se tornariam uma singularidade, porém, não poderíamos regressar mais por razões já expostas.
A expansão provavelmente se deu pela tendência que corpos densos e quentes possuem de tentar se expandir com o intuito de se resfriar. A singularidade primordial, provavelmente, alcançou uma temperatura limite, e numa tentativa de se resfriar se expandiu, originando o Big Bang.
Numa analogia sintética, podemos considerar o universo como um balão, antes de encher.
O nó representaria a singularidade inicial. Posteriormente, quando sendo cheio, o processo representaria a expansão, pois em qualquer ponto da superfície do balão, a impressão passada seria de que os outros pontos estariam se distanciando. Esse fato é conhecido como a fase inflacionária do universo (a denominação tem a ver com o conceito econômico da palavra).
Com a expansão, partículas rudimentares como elétrons, quarks e glúons a altas temperaturas recheavam o universo. Porém elas não conseguiam se agrupar para formar elementos, por estarem quentes e ?agitadas?. Daí vem a idéia de que a malha do espaço tempo deveria ser enrugada, pois isso representaria uma desaceleração na expansão, que acarretaria na desaceleração das partículas, que a temperaturas mais baixas, poderiam se agrupar formando os elementos mais simples, como o hidrogênio e o Hélio.
Assim, tempos após o Big Bang, se formaram grandes nuvens de hidrogênio que posteriormente dariam origem às primeiras estrelas.
Ainda não se sabe se o universo como um todo foi criado pelo Big Bang, ou apenas o nosso que se situaria em um macro-cosmo. Porém um grande avanço foi feito, pois agora sabemos que o tempo não é eterno, pois tem um início e um fim.