Gleicielly da Conceição Corrêa RA:4736 Gestão de Recursos Humanos- Manhã

FNC: Faculdade Nossa Cidade

Professora Orientadora: Esther Cosso

 A Comunicação interpessoal

 A Comunicação interpessoal eficiente compreende dois elementos. Primeiro, os indivìduos devem ser capazes de se expressar. Precisam ser capazes de transmitir o que estão sentindo, o que estão pensando, o que precisam dos outros e assim por diante. Segundo, têm de ser bons ouvintes-estar abertos a escutar de fato os pensamentos e ideias expressos por seus interlocutores (Samovar e Mills, 1998). A todo momento  nos relacionamos com outras pessoas, seja no ambiente doméstico, profissional e acadêmico. Saber se comunicar com os outros pode nos levar a um maior sucesso nos variados tipos de relacionamentos, pois saber se comunicar com as pessoas, dentro das normas culturais de cada país, nem sempre é uma tarefa fácil para todos.

 A comunicação interpessoal está relacionada  com a auto-estima, em se reconhecer possuidor de informações e interesses próprios que conquistem o respeito dos outros. Está relacionada também com o autoconhecimento, autocontrole, automotivação em seguir objetivos e empatia. O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. A Comunicação tem que sempre ser aberta e eficaz para que isso aconteça podemos inicialmente definir o que seja uma boa comunicação é o ato de tornar comum os nossos pensamentos é fazer com que o outro entenda e compreenda aquilo que nóis estamos falando e as informações que são recebidas, então o que seria uma comunicação eficaz.

 A Comunicação eficaz ela deve provocar uma reação, uma resposta, em relação as ideias que estamos passando e que essas ideias sejam compreendidas logicamente que não é uma tarefa fácil porque cada colaborador vem com uma estrutura de valores, uma estrutura de ideias, uma estrutura de pensamentos e uma própria cultura, então o que acontece nesse desenvolvimento da própria comunicação pode ocorrer de diversos desvios, barreiras da comunicação. A Comunicação ela pode ser tanto verbal que seria a linguagem escrita e falada  e a comunicação não verbal que ela é reproduzida através dos nossos gestos das nossas expressões faciais do próprio silêncio dos nossos olhares em fim. A Comunicação ela é expressa tanto verbalmente como não verbal, quando se fala de comunicação no processo organizacional como foi dito anteriormente ela pode sofrer desvios e o problema está hoje em dia nesses desvios da comunicação, hoje é chamado na linguagem popular na famosa rádio pião onde o colaborador por ser uma comunicação mais fácil, a verbal chega no seu trabalho e despeja uma série de informações impotética e muitas vezes sem fundamentos e sem ideias e sem algo que seja correto dentro dessas informações e acaba lesando todo o processo na mensagem final diferentes a essas informações logicamente que as informações e a própria comunicação ela se dar através de um processo, começa por uma mensagem e essa mensagem vai se processando até chegar no seu destino final, e é esse o problema da comunicação os desvios que ela pode sofrer as ocorrências que ela pode ter nesse processo ou no processo da própria comunicação, diante desses desvios podemos dizer que existem várias barreiras, mensagens mal expressas o tempo de adaptação a desatenção e do próprio medo do comunicador em passar as informações corretas. Além desses fatores, estar ciente do respeito a opinião de cada pessoa, construir relação de confiança e capacidade de resposta às mensagens provindas dos outros.