A COMUNICAÇÃO E O PAPEL DO RH NA MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONARIOS

O ambiente organizacional está carregado de ruídos na comunicação, emails, mal redigidos com comunicação confusa,memorandos e tantas outras ferramentas de comunicação que deveriam facilitar a circulação de informação dentro das empresa mas termina complicando ainda mais todo o processo e sem contar com a “radio peão” que desentoa todo o conteúdo da informação. Todo este contexto serve para analisarmos a importância de uma comunicação integrada por parte dos gestores na disseminação das informações corretas gerando assim motivação e desenvolvimento dos funcionários da empresa, bem como o desenvolvimento dos mesmos.

A área de comunicação de uma empresa é uma das mais carentes e a que mais necessita de atenção, contudo é a que mais sofre desatenção por parte dos gestores. Muitos acreditam que as informações que são colocadas nos murais ou nos cartazes expostos de maneira as vezes inadequadas e em locais poucos estratégicos, exime a responsabilidade da organização frente aos seus funcionários, jogando para os mesmos a responsabilidade por não ter atenção aos comunicados que a empresa ali coloca.

A comunicação estratégica tem um papel fundamental na vida dos clientes externos e internos e este ultimo tem sido excluído deste processo e gera pouco envolvimento com os valores da empresa. Sobre a comunicação estratégica Paulo Henrique Paiva em seu artigo comunicação empresarial diz: “Para que o processo de comunicação agregue valor às estratégias organizacionais é importante que todos os colaboradores conheçam a realidade da organização que fazem parte e se estabeleça um comprometimento que será uma mão de duas vias onde a empresa diz aonde quer chegar a seus colaboradores - clientes internos - e o que eles ganham com isso, sabendo que seus objetivos individuais também serão alcançados”. Diante deste exposto questionamos qual o papel do gestor de RH dentro deste cenário organizacional?

O principal papel do gestor de RH é fazer com que as informações possam chegar aos funcionários de maneira clara, simples e direta. Não é raro as insatisfações e desmotivação de funcionários quando percebe que existe dentro da organização oportunidades de crescimento profissional e intelectual e que estas informações não chegam aos mesmos, ou quando chega o prazo já está vencido o que causa um desconforto dentro da empresa, gerando o que a “radio peão” batiza dizendo que tais informações só chegam para os protegidos ou pros que popularmente é chamado de “peixes”.

É importante que o profissional de RH assuma a responsabilidade de gerar as informações, comunicar-se de maneira a gerar satisfação nos funcionários, noticias de cursos, benefícios, e oportunidades dentro da organização sejam divulgadas a todos os setores e funcionários para que todos tenham a oportunidade de participar dos processos que a empresa disponibiliza. Quando o funcionário se sente parte do processo a tendência é que ele se sinta motivado e busque se qualificar para também poder crescer na empresa, porque ele percebe que a organização investe no que chamam de “prata da casa”.

Fazer os colaboradores de uma empresa estar motivados e produtivos também é uma função dos gestores de recursos humanos, afinal não podemos esquecer que uma das funções essenciais e primordiais destes profissionais é cuidar de gente. E o feedback é um instrumento que traz um retorno extremamente positivo, e valoriza o profissional que recebe, não só quando for uma critica mais também quando o mesmo faz algo que mereça reconhecimento isto gera diferenciais entre os profissionais de uma empresa.

Passadori (2003): Uma empresa funciona bem quando os seus colaboradores sabem se comunicar bem, interna e externamente; quando sabem vender, negociar, persuadir, convencer; quando recebem com gentilezas e cortesias os seus clientes; quando motivam e estimulam outras pessoas a realizarem seus trabalhos e atingirem suas metas. E a responsabilidade do RH es´ta em criar dentro das organizações mecanismo de comunicação claras quer sejam por emails, memorandos, cartazes, mural para que tais informações cheguem sem ruídos aos colaboradores fazendo-os com que sintam que são parte  importante e não somente mais um dentro da empresa. e com isto ganha a organização que terá funcionários motivados, treinados e comprometidos com a missão, a visão e os valores da instituição e ganha os funcionários que percebem que seus esforços serão reconhecidos e que eles podem crescer na própria empresa.

Conclui-se que a comunicação clara e objetiva por parte do RH é de fundamental importância para o desenvolvimento e desempenho dos funcionários dentro da empresa, que o gestor de RH tem uma responsabilidade muito grande de fazer o link entre os objetivos da organização e seus clientes internos, divulgando cursos, incentivando processos seletivos internos e criando canais que facilitem a comunicação integrada, gerando assim profissionais capacitados e comprometidos com todo o processo da organização.