A COM PARAÇÃO DO NIVEL DE DIMINUIÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA ABDOMINAL, SUPRA ILIACA E MEDIA AXILIAR EM PRATICANTE DE MUSCULAÇÃO, COMPARADO COM TREINAMENTO FUNCIONAL DE 12 SEMANAS  

  INTRODUÇÃO  

 A educação física por meio da promoção da saúde esta cada vez mais expandindo suas atividades cotidianas no controle de varias doenças relacionadas ao sedentarismo, as AVDS atividades da vida diárias. Segundo ( Artur Monteiro e Thiago Carneiro,2014) Treinamento funcional  é a arte do corpo humano  projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em sequências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central (SNC), além de diferentes funções motoras, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular. Para hipertrofia e redução do percentual de gordura, é indicado que o atleta acrescente de 50% a 60% de carboidrato no cardápio. Dietas que não acrescentam carboidratos podem levar à depleção do glicogênio muscular, esgotando essas reservas no músculo. Com isso, o organismo irá utilizar as proteínas dos tecidos para produção de energia, reduzindo as proteínas dos músculos. Para evitar que isso aconteça, obtendo ganho de massa magra e redução de gordura corporal, há a necessidade de se combinar proteínas e carboidratos, além de se ingerir “gordura boa” diariamente. Além disso, é fundamental que o atleta faça de cinco a seis refeições diárias, beba de 2 a 3 litros de água por dia e consuma quatro a cinco porções de frutas, verduras e legumes.

 RESUMO

 

As atividades físicas hoje em dia esta cada vez mais em alta, academias de ginastica investindo em vários tipos de aulas e novas tendências para o mercado fitnees.  Segundo (FOCO SAÚDE OLINE.2014) Atualmente a musculação é uma atividade recomendada por grande parte dos médicos. isso se dá devido aos inúmeros benefícios que tal atividade proporciona, onde, tais benefícios são estendidos aos mais variados tipos de perfis de praticantes de atividade física. Já o treinamento funcional utiliza métodos mais convenientes para resultado mais complexo, a melhora de vários fatores fisiológicos a força, coordenação, agilidade resistência muscular e inúmeras capacidades físicas que porem desenvolvera durante a atividade a comparação do nível de diminuição do percentual (%) gordura abdominal e supra ilíaca, e média axilar em praticante de musculação, comparado com treinamento funcional de 12 semanas. Durante as 6 semanas o grupo (GC) grupo controle realizou nas 1º semanas atividades de musculação de baixa intensidade de 40 minutos, 10 minutos musculação, 20 minutos de atividades aeróbica e misturando 10 minutos de treinamento funcional, sendo que o (GA) grupo ativo fez 15 minutos de musculação de baixa intensidade e 15 minutos de treinamento funcional de baixa intensidade  os dois grupo teve uma melhora significante na nas 3 dobras cutâneas no índice de % gordura localizada no musculo.   

Palavra chave; percentual de gordura; musculação; treinamento funcional;  

  ABSTRACT

 Physical activities nowadays is increasingly high, gyms investing in various kinds of classes and new trends for Fitnees market. Second (FOCUS HEALTH OLINE.2014) Currently bodybuilding is recommended by most medical activity. this is due to the numerous benefits that this activity provides, where such benefits are extended to all kinds of physical activity practitioners profiles. Have functional training uses the most convenient methods for more complex result, the improvement of various physiological factors strength, coordination, agility and endurance that put countless physical abilities developed during activity compared to the level of decrease in the percentage (%) Abdominal Fat and supra iliac, and axillary practitioner in bodybuilding, functional training compared to 12 weeks. During the 6 weeks group (CG) control group held in 1st week weight low intensity 40 minutes, 10 minutes weight training, 20 minutes of aerobic activity and mixing 10-minute functional training activities, and the (GA) active group did 15 minutes of low intensity weight training and 15 minutes of low-intensity functional training both groups had a significant improvement in the skin folds in the 3% fat content located in the muscle.

 1-    OBJETIVO GERAL

Avaliar durantes 12 semanas o percentual de gordura dos grupos ativos e controles, com treinamento de musculação e treinamento funcional.

1.1-       Durante 12 semanas um grupo de 5 mulheres representado como grupo ativo fez atividades de musculação durante 12 semanas acompanhado com um profissional de educação física, no final das 12 semanas o grupo GA foi avaliado a 3 dobras cutâneas.

1.2-       Já o grupo controle durante 12 semanas fez atividades funcionais diversificadas e alternadas com acompanhamento de um profissional de educação física e no final das 12 semanas os grupo GC foi reavaliado as 3 dobras cutâneas.

 2-    PROCEDIMENTOS

2.1- O grupo ativo fez durantes 12 semanas treinamento de musculação nas 12 primeiras semanas, o GA fez atividades alternadas 15 minutos de membros superiores mais 15 minutos de membros superiores, alternando com 10 minutos de esteira numa intensidade moderada.

2.2- Já o grupo controle nas 12 primeiras semanas fez atividades de treinamento funcional alternada, 15 minutos de deslocamento lateral e mais 15 minutos de atividades de exercícios resistidos, sendo mais 10 minutos de atividades muscular de membros superiores e inferiores.

 3-    TABELAS

 (Fonte 2014: Elaborado pelo Autor)

 

3.1- Tabela mostra divido e 5 etapas que 40 minutos de atividades baixa ou moderada, todas atividades dentro dos 40 minutos elas foram divididas em 3 parte, os grupos ativo e controle contou com 5 mulheres entre 25 a 30  anos.

4- Tabela de reavaliação de percentual de gordura das 3 dobras dos grupos GA durante 12 semanas.

  

1º SUPRA-ILIACA

2º ABDOMINAL

3º CRISTA-ILIACA

Melhora de 0,1%

Melhora de 1,1%

Melhora 1,0%

 

5-    Tabela de reavaliação de percentual de gordura das 3 dobras dos grupos GC durante 12 semanas.

 

1º SUPRA-ILIACA

2º ABDOMINAL

3º CRISTA-ILIACA

Melhora de 1,0%

Melhora de 0,1%

Melhora 0,1%

 CONCLUSÃO

Concluímos-que durante 12 semanas de treinamento de musculação alternada as partes aeróbica, membros inferiores e superiores, comparando com treinamento funcional atividades de 40 minutos 3 vez por semanas teve uma melhora significativa da diminuição do percentual de gordura nas 3 dobras diferentes, cada grupo teve melhora de 0% percentual  ate 1%percentual  de diminuição comparado com o inicio das 12 semanas.