A comida do seu prato e o efeito estufa

 Você talvez esteja se perguntando o que tem a ver a sua refeição e a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, correto?

 Bem, provavelmente a maior parte da comida que está em seu prato foi produzida em alguma fazenda. Para chegar até o supermercado onde você a comprou, essa comida precisou ser transportada provavelmente por caminhões. Estes, por sua vez, se locomovem à base de combustíveis fósseis como o diesel. Assim, para levar os alimentos até o supermercado ocorre a queima de diesel que, em última análise, se transforma em dióxido de carbono, um gás do efeito estufa.

 Colocado em outras palavras, para o alimento produzido na fazenda chegar ao seu prato, foi necessário emitir gases que aumentam o efeito estufa. Por essa razão, tem se incentivado a compra de alimentos que são produzidos no local em que são vendidos. Assim, por exemplo, o morador de Piracicaba - SP, ao se preocupar com o efeito estufa, deveria comprar alimentos produzidos em Piracicaba - SP e cidades bem próximas evitando que o alimento seja transportado a grandes distâncias e, por consequência, evitando também grandes emissões de dióxido de carbono para a atmosfera devido ao transporte destes alimento.

 Preparado a partir:

 DESPOMMIER, D. The vertical farm: feeding the world in the 21th century.New York: Picado, 2010. 311p.