A Ciência nas paginas milenares da Bíblia!

Quando leio as Escrituras fico espantado com sua afirmação e exatidão cientifica. Deus fala com absoluta correção e precisão quando fala de ciência. A Bíblia não e um livro cientifico, contudo, o seu Autor falou propositalmente de certos aspectos científicos que tem deixado os cientistas mais pirrônicos de queixo caído!
Vejamos o que as paginas milenares do Livro Sagrado dizem sobre vários aspectos científicos [há muitos outros a que a ciência já chegou, e não os citamos por brevidade; há muitos outros a que a ciência ainda não chegou, talvez um dia a vejamos descobrindo-os]:

Hidrologia

Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas (U.S. Federal Council for Science and Technology, citado por Chow,1959).

Ciclo Hidrológico

"Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." (Ec 1:7)

"Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come," (Is 55:10)

Evaporação

"Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros." (Sl 135:7)

"Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento." (Jr 10:13)

Núcleos de Condensação

"Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo." (Pv 8:26)
Condensação

"Prende as águas nas suas nuvens, todavia a nuvem não se rasga debaixo delas."
(Jó 26:8)

"Também de umidade carrega as grossas nuvens, e esparge as nuvens com a sua luz." (Jó 37:11)

"Tens tu notícia do equilíbrio das grossas nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito nos conhecimentos?" (Jó 37:16)

Precipitação da Chuva

"Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar. Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva, 28 A qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente." (Jó 36:26-28)
Escoamento

"Dos rochedos faz sair rios, e o seu olho vê tudo o que há de precioso."
(Jó 28:10)
Reservatório Oceânico

"Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos." (Sl 33:7)

*Riquezas químicas da Neve e da Saraiva

"Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva."
(Jó 38:22)

"O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza;" (Sl 147:16)

Fontes no Mar

"Ou entraste tu até às origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo?" (Jó 38:16)

Equilíbrio Hidrológico

"Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões." (Jó 28:24-26)
_____________________
* Há pouco tempo descobriu-se que processando-se a neve e a saraiva, delas poder-se-ia extrair verdadeiras riquezas tais como a amônia livre, a amônia albuminóide, nitratos, nitritos, azoto, potássio e outros elementos químicos usados para fertilizar os campos. Muito antes disse o escritor do livro de Jô teve a revelação de tão incrível descoberta.
Geologia
Geologia, do grego γη- (ge-, "a terra") e λογος (logos, "palavra", "razão"), é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma (Wikipédia, a enciclopédia).

Princípio da Isostasia

"Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?" (Is 40:12)

"Lançou os fundamentos da terra; ela não vacilará em tempo algum. Tu a cobriste com o abismo, como com um vestido; as águas estavam sobre os montes. Å tua repreensão fugiram; à voz do teu trovão se apressaram. Subiram aos montes, desceram aos vales, até ao lugar que para elas fundaste. Termo lhes puseste, que não ultrapassarão, para que não tornem mais a cobrir a terra." (Sl 104:5-9)

*Forma da Terra

"Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar." (Is 40:22)
Suporte Gravitacional da Terra

"O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada." (Jó 26:7)

"Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina." (Jó 38:6)

Rotação da Terra

Ou desde os teus dias deste ordem à madrugada, ou mostraste à alva o seu lugar; Para que pegasse nas extremidades da terra, e os ímpios fossem sacudidos dela; E se transformasse como o barro sob o selo, e se pusessem como vestidos;(Jó 38. 12-14)

Erosão das Rochas

"E, na verdade, caindo a montanha, desfaz-se; e a rocha se remove do seu lugar. As águas gastam as pedras, as cheias afogam o pó da terra; e tu fazes perecer a esperança do homem." (Jó 14:18-19)
_____________________
*O livro de Isaias a diz que a terra é redonda. Isaias já sabia disso 2.500 anos antes de Colombo dar a volta ao mundo e comprovar de uma vez por todas que a terra era mesmo redonda. Antes disso, Galileu afirmou essa verdade e quase que a igreja o matou. O texto que fala disso está escrito em Isaias 40:22. Como Isaias sabia disto 2.500 anos antes de os cientistas comprovarem a redondeza da terra. Só pra se ter uma idéia, os gregos, tidos como um dos mais sábios povos da Antiguidade, pensavam que a terra era sustentada nas costas de um homem-deus, Atlas. Os hindus pensavam que a terra fosse sustentada por 3 elefantes gigantes. Os babilônios pensavam que a terra fosse um grande ovo com asas.

Astronomia

Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grego: (άστρο + νόμος) povos que acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas, é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias complementares aos interesses da física, da matemática e da biologia. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronômicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral (Wikipédia, a enciclopédia).

Tamanho do Universo

"Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? E mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber? Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar." (Jó 11:7-9)

"Porventura Deus não está na altura dos céus? Olha para a altura das estrelas; quão elevadas estão." (Jó 22:12)

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Is 55:9)

"Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR." (Jr 31:37)
Número incalculável de Estrelas

"Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos" (Gn 22:17)

"Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim." (Jr 33:22)

*Grandeza das Estrelas

"Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela." (1Co 15:41)

Precisão das Órbitas

"Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome. Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre." (Jr 31:35-36)
_____________________
* As estrelas formam-se a partir de nuvens de gases e "poeira" que, ao se contraírem lentamente, se aquecem e começam a irradiar calor. Quando o aquecimento atinge um grau bastante elevado, inicia-se a reação atômica no seu interior (Hidrogênio e Hélio), e a estrela torna-se estável, permanecendo assim a maior parte de sua vida. Após consumir todo o hidrogênio, a estrela expande-se para uma estrela do tipo "Gigante Vermelha". Utilizando então somente o hélio como combustível, a gigante vermelha torna-se novamente instável e pode sofrer uma violenta explosão, tornando-se então uma "Supernova", isto é, uma estrela esbranquiçada, de pequeno volume e elevada densidade. Embora pareçam todas iguais, há consideráveis diferenças entre elas, quanto à cor, ao brilho ou à idade, em função da sua massa inicial e da sua evolução. Quanto à cor, são classificadas em: Vermelhas - Temperatura superficial de cerca de 3.000 graus. Laranjas - Temperatura superficial de cerca de 4.000 graus. Amarelas - Temperatura superficial de cerca de 6.000 graus. Brancas - Temperatura superficial de cerca de 11.000 graus. Azuis - Temperatura superficial de cerca de 25.000 graus. Quanto ao brilho as estrelas são classificadas segundo a escala de magnitude (ou grandeza). A olho nu podemos observar estrelas até de sexta magnitude e, com auxílio de telescópios, como o de Monte Palomar, na Califórnia, podemos observar estrelas até de 23ª. magnitude. O Sol é uma estrela de cor amarelada e de 5ª. magnitude ou grandeza. Isto tudo é informação moderna, mas a Bíblia já sabia disto no século I d.C.:

Meteorologia

A meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a previsão do tempo (Wikipédia, a enciclopédia)..
Circulação da Atmosfera

"O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos." (Ec 1:6)

Efeito Protetor da Atmosfera

"Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar". (Is 40:22)

Origem Oceânica das Chuvas

"Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." (Ec 1:7)

Relação da Eletricidade (raios) com a Chuva

"Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões." (Jó 28:26)
"Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento." (Jr 10:13)

*O peso do ar

"Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas" (Jó 28:25)
_____________________
* A Biblia já se referia ao peso do vento milhares de anos antes do Evangelista Torricelli inventar o barômetro, este instrumento que mede o peso do vento, através da medida da pressão. Quem disse para o autor do livro de Jó que o vento tinha peso? Como ele sabia? Era Moisés algum cientista por acaso?

Medicina

Medicina e a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa e trata disfunções e moléstias, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Para isso, tem de estar sempre bem informado a respeito de novas drogas e equipamentos que proporcionem aos pacientes os diagnósticos e os tratamentos mais avançados e eficientes (Medicina - http://guiadoestudante.abril.com.br)

Circulação do Sangue

"Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma." (Lv 17:11)

Psicoterapia

"As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos." (Pv 16:24)

"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." (Pv 17:22)

*Circuncisão no oitavo dia de nascimento
"Círcuncídar-vos-eis na carne do prepúcio... A idade de oito dias todo varão dentre vós será circuncidado_" (Gênesis 17:11).

Principio da prevenção da diabete na Bíblia
"Comer muito mel não é bom ..." (Prv. 25:27)

Prevenção de Obesidade e Colesterol alto na Bíblia
"Fala aos filhos de Israel, dizendo: Não comereis gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra. A gordura do animal ... de maneira nenhuma as comereis" (Levítico 7:22-24)
_____________________
* A circuncisão era uma regra cerimonial que surgiu dentre os hebreus, foi passada de geração em geração aos Israelitas e até hoje os judeus a cumprem. Era um sinal exterior do pacto que aquelas civilizações tinham com Deus. Mas também era uma medida de higiene e prevenção de doenças para o homem e para a mulher. Na circuncisão o prepúcio (pele que cobre a glande do pênis) era cortada fora através de uma ?microcirugia?, no oitavo dia de nascimento de todo bebe do sexo masculino.

Emmett Holt e Rustin Mcintosh (Fisiologistas) afirmam que um bebê recém-nascido tem suceptíbiidade a hemorragias entre o 2o e o 5o dia de vida. Mas no 8o dia a Vitamina K e A Protombina são normais no sangue do recém-nato, não havendo riscos de hemorragia. Observou-se que a tendência à hemorragia deve-se ao fato de que o importante elemento coagulador do sangue ? a vitamina K ? é produzida de forma insuficiente antes do 5o e 7o dia. Mas é normal no 8o dia. Deus sabia disto e orientou Abraão a circuncidar somente no 8o dia.

Um segundo elemento da ?cascata da coagulação?, e também necessário no sangue é a protrombina. No 8o dia a protrombina eleva-se a um nível bem melhor do que o normal: 110%. Depois, ela desce para 100%. Isso quer dizer que um bebê de oito dias tem mais protrombina do que terá em qualquer outro momento de sua vida.

Para que ocorra a coagulação de rupturas vasculares como a que ocorre em uma microcirurgia a exemplo da circuncisão, é necessário o desencadeamento de 13 fatores (substâncias) em cadeia até por fim se formar a rede de fibrina e o coágulo. Muitas dessas substâncias são intermediadas por enzimas e fatores como o cálcio e a vitamina K; isso faz da reação fisiológica em cadeia um processo extremamente complexo, mas eficiente.

O texto Bíblico antecipa esse elemento que jamais seria descoberto pelos Israelitas, mas que lhes foi revelado pelo Criador desse maravilhoso mecanismo. Foi Deus quem mandou Moisés registrar as palavras sobre as orientações quanto a circuncisão, e assim testemunhar da veracidade das informações que o texto Bíblico possui.

Biologia

Biologia é um ramo das ciências naturais cuja função se detém em estudar a vida, buscando compreender as características de um ser vivo, desde o mais evidente aspecto comumente compartilhado por diferentes espécies, até a mais intrínseca atividade metabólica de um organismo (http://www.alunosonline.com.br/biologia/).

Biogênese e Estabilidade da Vida

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi." (Gn 1:11)

"E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." (Gn 1:21)

"E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." (Gn 1:25)
*Natureza Química da Carne

"E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi." (Gn 1:11)

"E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi." (Gn 1:24)

"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fólego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gn 2:7)

"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." (Gn 3:19)

Singularidade do Homem (ser humano)

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra". (Gen 1. 26)
_____________________
* A "Enciclopédia Delta Universal" relata: "Todos os elementos químicos que formam os seres vivos também estão presentes na matéria inanimada." Em outras palavras, os elementos químicos básicos que compõem os organismos vivos, inclusive o homem, também são encontrados na própria terra. Isto se harmoniza com a Bíblia Sagrada!


Física

Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o Universo como um todo (Wikipédia, a enciclopédia).

*Caminhada do sol.

"A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, o qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor". (Sl 19.4-6).

Desintegração (Fissão) Atômica

"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." (2Pe 3:10)

Transmissão Eletrônica de Informação

"Ou mandarás aos raios para que saiam, e te digam: Eis-nos aqui?" (Jó 38:35)

Televisão

"E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra. E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram." (Ap 11:9-11)

Transporte Rápido

"E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará." (Dn 12:4)
_____________________
* Devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol, o Sol se move entre as estrelas, ao longo do ano, descrevendo uma trajetória na esfera celeste chamada Eclíptica. A Eclíptica é um círculo máximo que tem um inclinação em relação ao Equador Celeste. É esta inclinação que causa as Estações do ano. O Sol também faz uma "viagem", visitando todos os signos do Zodíaco durante um período de 365 anos. Até bem pouco tempo atrás isto era um absurdo para os cientistas, pois todos diziam que o sol está parado e zombavam da Palavra de Deus que afirmava o oposto.


Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]