Há um episódio no livro de Gênesis, no capitulo 28, onde é relatado um sonho que Jacó tivera quando ele fugia, por causa de sua trama em enganar o seu pai Isaque e receber a benção da primogenitura em lugar de seu irmão mais velho, Esaú, o qual, furioso, o procurava matar. Na visão, Jacó observa que o lugar onde ele estava dormindo estava posto uma escada que subia até ao céu, e anjos de Deus subiam e desciam por ela, e por cima dela estava o Senhor, Deus de seus pais, que fala com ele prometendo-lhe fazer cumprir nele a promessa que havia feito a Abraão, de ser ele uma benção para todos os povos da terra, e que a sua descendência se multiplicaria por sobre todo o mundo, comparando-a como o pó da terra.

Jacó fica extasiado com aquele sonho e interpreta como sendo àquele lugar a morada de Deus e a escada, a porta dos céus. Logo em seguida, erigiu uma coluna da pedra que ele mesmo havia colocado como travesseiro para dormir, e chamou ao lugar Betel, que em hebraico significa "Casa de Deus".
Acredito que este é um dos fenômenos mais marcantes do Antigo Testamento, não somente por causa do sonho, porque ele marcaria profundamente a vida de Jacó, mas devido ao simbolismo espiritual tão profundo em relação ao que sucederia mais tarde. Esse acontecimento era a realização completa e sumária da obra de Cristo Jesus no mundo. E ele tem a sua confirmação exata, quando Jesus argumenta com Natanael, no Evangelho de João, dizendo: "Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem" (Jo 1.45-51).

Jesus realizou a maior obra na terra, instalando a Morada de Deus, Eterna e Santa. Não seria, essa habitação, feita de pedra, nem por mãos de homens, mas seria o tabernáculo de Deus nos corações daqueles que haveriam de crer na Sua Palavra, a Casa de Deus habitada pelo Espírito Santo seria a vida de cada uma das pessoas que aceitaram e continuam aceitando o Senhor Jesus como Salvador de suas almas.

Jesus é a nossa Casa de Deus, e Ele mesmo é a Pedra do Altar da nossa vida, onde o azeite do Espírito Santo está derramado. Ele mesmo é a Escada, isto é, o Caminho que conduz ao Pai, assim como é também a Porta dimensional e eterna, onde os anjos de Deus sobem e descem, para ministração das bênçãos em nosso favor. Na verdade, "Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos. Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" (Salmos 118.23-24).