PROJETO A CASA DA SEMENTE

O Projeto da Casa da Semente recebe recursos do fundo da Amazônia, administrado pelo BNPS e foi trazido para Terra Nova pela irmã Leonora (Pastoral da Terra). A parte burocrática fica por parte do Instituto Ouro Verde. O Projeto em Terra Nova já esta sendo realizado a dois anos e meio, com o valor aproximado de 4 milhões de reais para ser utilizado, no entanto esse projeto tem o prazo de 03 anos.

A duração do projeto varia de acordo com o beneficio recebido, o objetivo principal da Agro - Floresta é recuperar a floresta com plantações agrícolas e frutíferas onde gera recuperação da floresta e renda, com isso é possível mostrar que se pode produzir com sustentabilidade, para que isto aconteça são feitas coletas de sementes e armazenamento as mesmas são entregues por coletores cadastrados na rede de semente do Portal da Amazônia depois de ter assinado o termo de concordância com os critérios da mesma.

Todas as sementes podem ser entregues, ou seja aquelas que estão na rede, se o coletor achar alguma semente que acha importante para a agro – floresta pode trazer sem garanta de compra, o projeto compra as sementes depois doa para os agricultores, alem das sementes são doados, arames, lascas, mudas prontas, tudo é plantado e cuidado sem química e sem veneno, junto com o técnico em Terra Nova só participa 07 comunidades com grupos organizados de 25 pessoas cada, se a comunidade não executar os afazeres a mesma é punida.

As sementes que não podem ser armazenadas por muito tempo, são feitas mudas, a comunidade faz as mudas, o projeto compra com um valor bem remunerado e após doa para os agricultores novamente. São 70 espécies de sementes, o ano de produção varia de 02 meses até 60 anos, as embalagens onde as sementes são guardadas, são doações da Coopernova, Fabrica de Tintas, Restaurante e Mercados locais, o preço das sementes varia de acordo com as espécies.

No âmbito escolar o projeto atua com objetivo de passar conhecimento referente ao projeto fortalecendo a aprendizagem e conscientizando a comunidade escolar na preservação do meio ambiente e fortalecendo a sustentabilidade agrícola e urbana do município.

JEANCARLO MARTINS