Quem difama a nossa honra somos nós mesmos! Se a nossa casa anda suja e mal falada, é porque deixamos a porta aberta para a poeira entrar e não a limpamos sempre. A casa da mãe Joana há muito tempo já se instalou aqui, mas escondemos a sujeira sempre embaixo dos tapetes, tentando dessa forma mostrar uma limpeza aparente.
Se pensarmos bem e voltarmos a memória, nossa cidade nos últimos anos só aparece em noticiários depreciativos. A idéia de que aqui "tudo pode" traz uma massa de turismo que vem em busca de saciar seus instintos e colocar pra fora todos os demônios que em suas cidades ficam adormecidos. A fartura de carne e de opções está na prateleira, nem precisa de dinheiro para encher o carrinho de compras.
Não sejamos como pais ausentes e omissos, que tentam a qualquer custo esconder os erros dos filhos. Talvez a imagem que passamos lá fora esteja um tanto quanto superlativa, mas que estamos transformando o que era um paraíso numa nova Sodoma, isso estejam certos. Aqui tem de tudo, de Nova Iorque a Haiti e é nessa linha tênue que caminha a população. Onde estão os verdadeiros donos dessa terra, os Nativos? Uma casa onde aventureiros é que dominam o mercado, a economia, a política, a padaria, a farmácia, etc., não pode jamais querer que nasça agora laços de sociedade.
Droga, sabemos muito bem que é um câncer em qualquer lugar, mas aqui parece ser o paraíso de quem quer fazer seus experimentos, suas viagens . Chorar agora o leite derramado não adianta, temos que procurar rever antigos conceitos e colocá-los em prática já, antes que caleje a falta de vergonha. Esquecemos de fechar a porta e aí entrou de tudo. Das duas uma, ou reformemos a nossa casa ou aceitamos de vez o titulo de que a Casa da Mãe Joana é aqui!.