Foram-se todas as festividades em nossa município Guarabira-PB, Natal, Ano Novo etc., e adentramos como cristãos a Campanha da Fraternidade (2011), com um tema bastante divulgado em todos a mídia. A Campanha da Fraternidade e a Vida no Planeta tem como tema "A criação geme em dores de parto" (RM 8,22).
A magnitude do que trata e aborda o tema aquecimento global mudanças climáticas veio em boa hora. A igreja através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ? CNBB, terá bastante atividades e trabalho em passar aos cristãos a importância de não degradar. A causa desse desequilíbrio climático é discutida pelos pesquisadores há décadas, inclusive em correntes diferentes. Os céticos e os cientistas colocam o tema de maneira holística e cuidadosa. Alguns entendem que o aquecimento global é oriundo de processo da própria natureza e outros afirmam, que o planeta esta apresentando aquecimento, que tem como origem às grandes quantidades de emissões de gases de efeito estufa que se intensificam a partir do momento da industrialização de muitos países, é resultantes das ações antrópicas.
Mas o que é o aquecimento global? Segundo o site (embaixadoresdoconhecimento.blog.pot.com), o aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão ? aumento de temperatura média da superfície da terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura, ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem), tem sido propostas para explicar o fenômeno. O IPPC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988). No seu relatório, mais recente diz que a maioria do aquecimento é observado, durante os últimos 50 anos.
Se deve muito provavelmente a um aumento de efeito estufa, havendo evidência forte, de que a maioria do aquecimento, seja devido as atividades humanas (incluindo para além do aumento dos gases de estufa, outras alterações, como por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e do solo para agricultura e indústria, além, de um maior consumo energético e poluição). Antes de discutimos esse tão polêmico tema, necessário se faz baixar o nível de conhecimento ao entendimento, isto é, traduzir o científico e o técnico para linguagem popular. Os perigos deste fenômeno deve ser repassado ao cidadão de maneira que ele seja responsável e interaja no sentido de minimizar o aquecimento global. Como explicar o aquecimento global sem decifrar o efeito estufa? O papel da sociedade, a partir dos pesquisadores e da igreja, deve nesta hora esclarecer o efeito estufa, como um fenômeno natural no qual parte do calor da energia solar, que atinge o planeta é aqui retido por gases atmosféricos ? tais como o gás carbônico, monóxido de carbono, metano, entre outros ?, permitindo o aumento da temperatura e garantindo as condições de vida como a conhecemos no planeta. Onde parte deste calor é liberado para o espaço (DARIO, 2008).
Além fazê-lo saber, através de universidades, palestras, mobilização social, meio de comunicação etc., que o aquecimento global é uma realidade, sofremos consequências como: aumento do nível do mar, aumento da temperatura em todo planeta, e está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível das águas dos oceanos, pode ocorrer futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.
Podemos ainda observar, nos últimos anos, o crescimento e surgimento desertos. O aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas, somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil e países Africanos). A tendência é aumentar cada vez mas, as regiões desérticas do planeta terra; o aumento de furações, tufões e ciclones. O aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.
As ondas de calor em regiões de temperaturas amenas, vem prejudicado a população. No verão Europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo morte de idosos e crianças (www. sepesquisa.com.geografia).
Várias conferências sobre o Meio Ambiente, já foram realizadas alertando o mundo, como a de Bali (Indonésia), Copenhague ? Coris (Dinamarca) entre outras, e pouco tem saído do papel. Uma das mais importantes foi a de Kioto, realizada no Japão, onde o protocolo assinado, virou acordo internacional com objetivo de reduzir a emissão de poluentes, que aumenta o efeito estufa no planeta. Essa entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005. O principal alvo, é que ocorra a diminuição da temperatura global, nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que emite maior quantidade de poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país. As soluções existem, diminuir o uso de combustível fóssus (gasolina, diesel, querosene); aumentar o uso de biocombustíveis (biodiesel e etanol); instalar sistema controle de emissão de gases poluentes; ampliar a geração de energias limpas (hidrelétrica, eólica, solar, nuclear etc); expandir a coleta de lixo; reutilizar e reciclar, além de não se praticar o desmatamento.
Construções de prédios ecológicos, e outros mais estão em estudos, o que falta é vontade política.
A Campanha da Fraternidade é anualmente realizada pela Igreja Católica Romana no Brasil, sempre no período da quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fieis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, sendo coordenada pela CNBB.
Em algum tempo, ela tem se preocupado com os temas ambientais, onde podemos marcar pontos em espaços históricos que trata de um assunto, Fraternidade e Terra (1986), Água (Água Fonte de Vida), 2004, Amazônia (2007) etc., onde a preocupação são atribuídas a preservação do planeta terra. A Campanha Fraternidade e Terra de 1986, aborda a distribuição da terra no Brasil de maneira desigual, que culminou com a promulgação da Constituição Brasileira de 1988, onde em seu artigo 5, inciso XIII, afirma: que a propriedade atende a função social, e demonstra a hora em que se recebe um pedaço de chão parte-se para preservação, cuida-se do que é seu. Em 2004, teve como tema Água Fonte de Vida que, faz uma reflexão antes de tudo, sobre os imperativos éticos e religiosos quanto o líquido precioso "água", que objetivará conduzir a uma ação conjunta e inadiável para salvar o planeta terra, e à vida sobre ele. Trabalhou-se a convivência com o semiárido brasileiro com iniciativas de construção de cisternas para armazenar e utilizar água de chuva e suas formas de aproveitamento.
Ao iniciar a Campanha da Fraternidade Amazônia (2007), se faz uma reflexão da preocupação com questões ambiental e social, que ameaçou o maior patrimônio natural do mundo, e que pode levar à perda irreparável de inestimáveis riquezas humanas e culturais, não apenas para a população brasileira, mas para humanidade.
O Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, como 3º Bispo Diocesano de Guarabira-PB, com certeza terá um grande trabalho, pela frente, já que o tema abordado é uma realidade, e não podemos deixar que na atual Campanha da Fraternidade os fieis não dê a devida importância. Todos temos uma missão, contribuímos para minimizar este devastador fenômeno climático. É esperado também o apoio da população para que possamos enxergar melhor as mudanças que estamos passando, não é o apocalipse final, mais estamos cainhando para um grande caos. A Igreja Católica está fazendo a sua parte, leigos, párocos, missionários e povos de Deus, deverão usar como metodologia o Ver ? Julgar ? Agir, para que haja maior compreensão dos fieis em suas comunidades, em combate ao aquecimento global.




REFERÊNCIAS


AQUECIMENTO GLOBAL CAUSA EFEITO ESTUFA, CONSEQUÊNCIAS. RESUMO. Disponível em: <www.suapesquisa.com>. Acesso em: 31-01-11

AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Disponível em: <www.suapesquisa.com>. Acesso em: 01-02-11.

AQUECIMENTO GLOBAL. Disponível em: <www.akatu.org.br>. Acesso em: 31-01-11

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ? CNBB. Disponível em: <www.cnbb.org.br>. Acesso em: 03-02-2011.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Disponível em: <www.cf.org.br>.Acesso em: 01-02-2011.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Disponível em: <www.portalkairos.net>. Acesso em: 01-02-2011.
DARIO, Daniel Cavana. Aquecimento global: impactos e perspectivas no Brasil. São Paulo: DCL, 2008, 32p.

O AQUECIMENTO GLOBAL. Disponível em: <www.embaxadoresdoconhecimento.blogsport.com>. Acesso em: 31-01-2010.

O QUE É CAMPANHA DA FRATERNIDADE? Disponível em: <www.souddd.wordpress.com>. Acesso em: 03-02-2011.

O TEMPO DA QUARESMA. Disponível em: <www.auxiliadora.org.br>. Acesso em: 03-02-2011.

TEXTO BASE ? CF, 1986. Disponível em: <www.edicoescnbb.com.br>. Acesso em: 31-01-2010.

TEXTO BASE ? CF, 2004. Disponível em: <www.edicoescnbb.com.br>. Acesso em: 31-01-2010.

TEXTO BASE ? CF, 2007. Disponível em: <www.edicoescnbb.com.br>. Acesso em: 31-01-2010.

THORNHILL, Jan. This Is My Planet: The Kids' Guide to Global Warming. Toronto, ON: Maple Tree Press, 2007.