A fadiga é um dos efeitos colaterais mais comuns durante o tratamento do câncer. Estudos do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos afirmam que entre 72% e 95% dos pacientes sentem-se extremamente cansados, e o mesmo afeta profundamente a qualidade de suas vidas.

Mas novos estudos apontam que exercícios leves, como a caminhada (é muito importante ter conhecimento do seu tipo de pisada antes de iniciar a rotina de exercícios), podem ajudar muito os pacientes nesse estado. Durante os estudos foi comparada a saúde de mais de 2.600 pessoas que tinham queixas de cansaço por causa do tratamento. Mulheres em tratamento contra o câncer de mama era maioria entre os participantes e as atividades mais praticadas entre todos foram caminha, bicicleta, musculação e ioga.

Os resultados apontaram que a tendência natural quando a pessoa está ociosa é ter cansaço e os exercícios podem combater isso. Porém, os especialistas da University of the West of England, do Reino Unido, alertaram que é extremamente importante o acompanhamento de um especialista, já que o tratamento contra o câncer deixa os pacientes muito fragilizados. Também foi concluído que a melhor opção são os exercícios não aeróbicos, pois alguns tipos de câncer influenciam no transporte de oxigênio pelas células.

Ou seja, o ideal mesmo é a pratica da caminhada. São recomendadas rotinas leves e curtas, como caminhar 20 minutos duas vezes ao dia. Além disso, foi constatado que aconselhamento nutricional e acupuntura também são importantes aliados contra a fadiga.