A busca por uma educação de qualidade

 

No Brasil, muitos não têm o direito a uma educação de qualidade. As escolas da rede pública têm um ensino precário, na maioria delas não há uma boa estrutura e os professores não são bem remunerados, causando uma desmotivação geral. Mas, nem sempre foi assim, pois houve um tempo em que as escolas públicas eram as melhores e os professores mais respeitados e valorizados. Mas por que isso mudou?

O governo precisa priorizar os investimentos na educação, investir melhor no salário e na qualificação dos professores, melhorar as bibliotecas, incentivar os alunos a lerem mais e estruturar os laboratórios de informática. Contudo, esse investimento não deve ser só na educação básica, mas também na técnica, na profissionalizante e no ensino superior, afinal, a educação do indivíduo deve acompanhá-lo onde quer que ele vá.

Não é difícil perceber que os países mais desenvolvidos são os que mais garantem a educação e destinam também as maiores verbas nas necessidades básicas, como saúde, moradia, transporte, saneamento básico, lazer entre outros. Numa nação provida de conhecimento e satisfeita de suas prioridades, tende a crescer em todos os aspectos positivos. Ninguém se desenvolve bem sem ter acesso a uma boa educação, sem cultura, sem suas prioridades sanadas.

Um país rico é um país bem educado, pois é através da educação que o povo opina, conhece seus direitos e deveres, busca melhorias, têm bons empregos e consequentemente, usufrui de uma vida mais digna, mais justa. Um país feliz é um lugar onde todos têm os mesmos direitos, são respeitados e dessa forma, cresce igualmente.