Autores: Jorge Carvalho e Alexandre Tsangos

Resumo: A imprensa brasileira na década de 1950 sofreu uma grande transformação que revolucionou o modo de como tratar a notícia e de como se posicionar para a massa. A mudança de um jornalismo opinativo, para um bastante informativo fez com que a publicidade crescesse e se praticamente bancasse os jornais da época. As tecnologias chegaram a impressão, a redação e a edição dos jornais. Trazendo um modelo jornalístico inovador para a época.

1. Introdução

A década de 1950 foi um período decisivo e muito importante para a Imprensa Brasileira. Nesta época houve grandes mudanças no jornalismo, tanto redacional, gráfico e editorial. Estas transformações dinamizaram o modo como a notícia chegava ao público. A forte influência da imprensa francesa no Brasil foi dando lugar a influência norte-americana. Os jornais eram mais combativos, opinativos, tinha grande percepção, força e influência política no início dos anos de 1950. E no final dessa década passaram a ser mais informativos, objetivos e impessoais, construindo a notícia de forma diferente, causando uma grande mudança no estilo jornalístico brasileiro.
Na parte final dos anos 50, o plano de metas, de Juscelino Kubitschek, eleito presidente em 1956, confirmou e continuou trazendo mudanças e modernizando os veículos de mídia da época. Além do crescimento da profissão jornalística, ele tornou a publicidade brasileira uma máquina de produção de anúncios, as empresas publicitárias passaram a ganhar grande espaço nos jornais. A partir daí a forma como o jornal era montado passou a ser influenciado também pelos produtos anunciados e a notícia se dava de acordo com isso. O jornal passa de literário para empresarial e também começa a se modernizar nas questões tecnológicas. Passa a ser cada vez mais a voz e influenciar em suas notícias a massa.