Mestranda : CLÁUDIA GUERRA CARDOSO SANTOS.
Prof. Orientador : Dr. Carlos Moya Ureta.

ASSUNÇÃO
2007

Cláudia Guerra Cardoso Santos

A Busca do Sonho Construtivista da Avaliação Nas Práticas Pedagógicas Nas Escolas Públicas do Município de Conceição da Barra, ES-Brasil.


Professor Orientador: Dr.Carlos Moya

Dissertação apresentada ao curso a Universidade Americana-Assunção / Paraguai e a Universidade Internacional SEK / Chile, Como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

ASSUNÇÃO / PARAGUAI
Julho 2007.

Cláudia Guerra Cardoso Santos

RESUMO

Percebemos que atualmente deparamos com situações desafiadoras no contexto escolar. Podemos citar, a prática pedagógica da avaliação de aprendizagem numa perspectiva pedagógica que atenda a necessidade dos alunos nas instituições públicas, como campo de investigação. Pretendemos com esta tese demonstrar por meio de uma análise, o processo de avaliação aplicado pelos professores e as concepções implícitas e explicitas de uma avaliação de aprendizagem numa perspectiva construtivista nas escolas públicas do município de Conceição da Barra, Espírito Santo - Brasil. Dessa forma, procuramos esclarecer quais mecanismos são utilizados pelos docentes na aplicação de suas avaliações. Palavras-Chaves: prática pedagógica; aprendizagem; didática; avaliação de aprendizagem. ABSTRAT

Percibimos que actualmente enfrentamos situaciones desafiantes en el contexto escolar. Podemos a citar, entre otras, la práctica pedagógica de la evaluación de aprendizajes en una perspectiva pedagógica enfocada hacia las necesidades de los alumnos en las instituciones públicas, como campo de la investigación. Nos proponemos, estas explorar el proceso de la evaluación y el concepto implícito y explicito de una evaluación de aprendizajes en una perspectiva del construtivista en el público de la escuelas de la ciudad de Conceição da Barra, Espírito Santo ? Brasil. De esta forma, buscamos para clarificar qué mecanismos son utilizados por los profesores en aplicación de sus evaluaciones.

Palabra ? Llave: Pedagógico práctico; el aprender; didáctica; evaluación que aprende.

INTRODUÇÃO
O material aqui apresentado é oriundo de uma pesquisa feita com os professores de Língua Portuguesa nas turmas de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental nas escolas públicas do Município de Conceição da Barra, Espírito Santo ? Brasil.

Esta dissertação propõe apresentar informação da investigação científica desenvolvida no primeiro semestre de 2007, ou seja, nos períodos de fevereiro a março. A Dissertação está dividida em quatro capítulos: capítulo I: Prepositiva; capítulo II: Marco Teórico; capítulo III: Demonstrativo e capítulo IV: Análise dos dados e sugestões.

A parte Prepositiva refere-se à identificação da investigação do problema vigente na comunidade escolar. A questão exposta nesta Dissertação tratá-se da prática pedagógica adotada pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, em situação de avaliação de aprendizagem significativa no Município de Conceição da Barra. Por isso, no decorrer do processo evolutivo da pesquisa tornou-se possível analisar os procedimentos didáticos em relação ao ensino e aprendizagem dos alunos numa perspectiva construtivista.

O Marco Teórico consiste numa fundamentação embasado nos autores com ponto de vistas focado em avaliação de aprendizagem significativa. Essas concepções são relevantes para um conhecimento mais abrangente do tema em questão. O Conhecimento básico das idéias dos autores têm como objetivo auxiliar e complementar a pesquisa de forma significativa.

O capítulo III ? Expõe como foi desenvolvido a pesquisa, incluindo as técnicas utilizadas para colher dados referente a prática pedagógica de avaliação de aprendizagem sob uma perspectiva construtivista.A partir desses dados é possível obter informações a respeito das concepções que os professores de Língua Portuguesa têm em mente a respeito do processo avaliativo.

O capítulo IV-(Análise dos Resultados e Sugestões) contém as conclusões de todas as informações obtidas durante o processo de pesquisa. A parte concludente desta dissertação nos dá idéia dos resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito educacional. Dentro desta perspectiva retratamos entre linhas as idéias e pensamentos mais comuns a respeito de processo de avaliação entre os professores de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental no Município de Conceição da Barra, Espírito Santo - Brasil.