No ensino moderno vem aparecendo grandes falhas e incongruências, vacalhando cada vez mais a capacidade de ensino, isto é, da aprendizagem. Podemos observar muitos erros em nossa metodologia escolar. Todos nós, de todos os setores sociais atuando ou não na política ou na educação, na religião ou na administração, estamos direta ou indiretamente influenciando na educação. Cada pessoa é um modelo e é seguido por outras pessoas tanto para o bem como para o mal. Os homens são seres imperfeitos que buscam sua complementação nos outros. Um completa o outro e ambos vão sendo completados. O acerto de um é o acerto do outro, o erro de um é a queda de muitos.

Todos os homens buscam um modelo e assim vão seguindo seus passos, suas atitudes, sua revelações. Se alguém não acredita é só se auto-observar e depois refletir: será que sou um ser individualizado? A resposta será não.

Nós buscamos o que nos falta nos elementos mais perfeitos, naqueles que já adquiriram maiores experiências. O que acontece é que muitas vezes estas pessoas possuem muitos erros ainda, causa que será seguido por outros. Os erros se repetem muitas vezes, mas os acertos são poucos.

É por isto que a aprendizagem vem sendo muito deturpada nos últimos tempos. Outros fatores influem muito no setor educacional. São as revistas em quadrinhos, a televisão, os computadores e muita preguiça. Os pais precisam forçar seus filhos a estudarem um pouco mais. Não vai adiantar o professor se esforçar tanto na classe se o aluno só vai à escola para um mero encontro, um namorinho, um bate-papo, um desabafo. Sei lá, eu tenho alunos que só vão à classe pra conversar.

Um outro fator que vem realmente fracassando a educação, são os autores clássicos modernos. Os livros, na maioria, só apresentam exercícios, matéria mínima. Não sei se o conceito de modernismo é acabar a matéria e deixar os exercícios. O aluno precisa entender e saber o porquê e o como das coisas. Se o livro não explica isto, o professor tem pouco tempo para fazer uma boa pesquisa, onde é que o aluno vai buscar o conceito das coisas?

Sinceramente dói, mas vou ter que falar. Às vezes o próprio professor tem muita culpa no retardamento educacional do aluno. Há professores que nem preparam aula porque o livro já traz tudo prontinho, outros só ficam no que o livrinho tem ( se é que tem), outros não forçam os alunos a participarem na aula, há mesmo os que não gostam que os alunos perguntem. A brutalidade, a estupidez, o comodismo (há alguns que depois que sentam???) tudo isto vai influir no conceito educacional.

A lei 5692 também foi um erro. Não que a lei não seja boa. Ela é ótima, mas trouxe um grande erro. Não se preocupou com a preparação do professor para aplicar a própria lei. Os cursinhos de bola de neve que houve ajudaram um pouco, mas o negócio tinha que ser bem mais aprofundado, pelo menos um mês de estudo o que na realidade foi feito em apenas uma semana.

O ensino brasileiro tem tendência a melhorar na medida em que os professores vão-se integrando na nova lei que na realidade não mudou tanto. Creio mesmo que a educação para o trabalho, a profissionalização está sento muito válida. O Brasileiro estava realmente precisando de uma escola assim. Mas o processo continua sendo muito lento. Vamos esperar que dentro de pouco tempo estejamos executando uma educação a altura do esperado.