A BUROCRACIA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL ATUAL

 

 

Kelvin da Cunha Silva

Graduando em Administração

[email protected]

 

 

Universidade Estadual da Paraíba- UEPB

 

 

 

  1. 1.    INTRODUÇÃO

 

A burocracia, fundamentalmente utilizada na hierarquia social, ganha com a revolução industrial o papel de racionalização dos processos nas organizações, utilizando ferramentas que auxiliam a manutenção do controle das empresas sobre os funcionários.

Tornarprevisível as reações humanas, distribuir as autoridades baseado no conhecimento cientifico, e priorizar o alcance máximo dos objetivos estabelecidos, são preceitos fundamentais da teoria Weberiana, que é tida como importantíssima para o desenvolvimento estruturado das organizações que as utilizam. A divisão das atividades em departamentos surge como uma forma de aperfeiçoar a resolução dos entraves, e agrupar os níveis de conhecimentos.

O excesso de organização existente dos processos pode gerar uma disfunção burocrática, criando uma imagem de que o processo burocrático no geral é ruim e deixa lento o que seria mais rápido se fosse feito de outra forma. Atualmente discute-se o surgimento de uma pós-burocracia e uma burocracia light, frutos das modificações sociais e capitalistas.

“A burocracia adaptou-se a uma sociedade flexível, esta adequação está fazendoaparecer um novo tipo de estrutura – denominada de Burocracia Light. Trata-se de uma adaptação daburocracia ao novo contexto histórico organizacional. Da mesma forma que a burocraciaweberiana (hard) refletia as características rígidas do capitalismo monopolista e das teoriasadministrativas vigorante, no âmbito do industrial/pós-industrial a burocracia agregue aflexibilidade e se afirme como pós-burocrática, mais “leve”, mais light. (HALES, 2002)”.

Nesse contexto, sabe-se que as organizações precisaram mudar sua forma de agir com a burocracia para continuar se mantendo como dominadora dos processos, entendendo que a sociedade influenciada por diversos fatores mudaram seu comportamento no ambiente de trabalho. Dessa forma conclui-se que mesmo deixando os participantes mais livres e participativos, a ausência total da burocracia beira o caos administrativo, já que os funcionários ficariam sem noção do que fazer ou a quem se reportar dentro das organizações.

  1. 2.    ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS

 

A burocracia pode ser entendida como um tipo de poder capaz de racionalizar os processos organizacionais (WEBER apud PIO, 2008), utilizada nas relações sócias, ela hierarquiza as classes e as impõem certos domínios.

No inicio da revolução industrial a burocracia foi utilizada como instrumento de controle da hierarquia dentro das organizações, não fugindo sua característica Weberiana, a de racionaliza-los.

Associa-se a burocracia a lentidão e demora, indo de encontro com sua ideologia fundamental, mas tudo por conta dos excessos engessados que se veem em certas empresas. São as disfunções burocráticas encontradas em empresas públicas e privadas, que fazem surgir tais mitos. O individualismo, falta de participação dos funcionários e o mal conhecimento de sua própria função dentro do processo por completo, são características da má utilização da burocracia.

Segundo Pio (2008):

“Pode-sedividir as organizações burocráticas em duascategorias: Organizaçãoburocrática rotineira – possui atividades repetitivas e são praticamente mutáveis,tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores;organizaçãoburocrática complexa – o problema se agrava na liderança e motivação, pois faltaliberdade à inovação e à criatividade.”

 

 

Nos moldes atuais, as organizações buscam novas formas de gerenciar a burocracia, adaptando-se ao meio capitalista regente. Além de tudo as transformações sociais regem as relações dentro das empresas, as tornando mais maleáveis ou não.

 

  1. 3.    BUROCRACIA LIGHT

As mudanças religiosas ocorridas em países protestantes afetaram o processo moderno de racionalização do capitalismo, ciência moderna e das organizações burocráticas, modificando conjunturalmente essas três forças.

No desenvolvimento da teoria da burocracia, Weber como bom sociólogo se preocupava com a atuação das organizações na sociedade moderna, a tentativa de entender como racionalizar algo movido pelo ser humano, demostrou sua capacidade de criar uma teoria que mesmo cerca de 80 anos passados ainda pe muito presente.

São raras as empresas as empresas que não são departamentalizadas, já que a divisão da empresa em departamentos com funcionários de grau de conhecimento cognitivo semelhantes facilita a distribuição das autoridades e agiliza a resolução dos processos.

Em as transformações existentes, surgem novas remodelagens das organizações burocráticas, as organizações Pós-burocráticas e as organizações de Burocracia light são dois exemplos de teoria que são frutosdas Weberianas ao mesmo tempo em que se distinguem dela.

Segundo Martin (2005):

A pós-burocracia é o sentido correto de superação dasdisfunções burocráticas na sociedade burocrática, mas, no entanto é utópica. O ideal deliquidação da burocracia é o ideal de uma burocracia articulada com a racionalidadesubstantiva de forma funcional, o que no contexto da governança democrática significainserção e regulação. Uma vez que a pós-burocracia é um conceito utópico, e que os ideaisweberianos são inadequados para o contexto atual das organizações, começa a emergir oconceito de Burocracia Light.

Na organização pós-burocrática há uma otimização da teoria anterior, pois a uma flexibilidade maior e as adaptações sociais já as acompanham. No caso da burocracia lightsão removidostodos os excessos hierárquicos, as leis e normas e a eficiente anda comunga com a flexibilidade. São relativamente novas, mas tentam cumprir aquilo que propõem.

 

  1. 4.    CONCLUSÃO

Conclui-se que as influências sociais são muito fortes e determinantes na forma como as organizações se comportam, a teoria desenvolvida por Weber, sempre será muito presente, pois foi visto que ainda se procura algo que possa substituir sua teoria mantendo seu fundamento, semcomprometer a eficiência. Novas alternativas emergem com intuito de confrontar as regentes, mas sem tanto sucesso logo são fragilidades diante das constantes transformações sociais. Faz-se necessário olhar pra traz e buscar sugestões para criar novas soluções, e aceitar o fato que não seria possível controlar ou racionalizar os processos organizacionais sem a burocracia Weberiana.

REFERÊNCIAS

 

PIO, Diego. Organizações Burocráticas. São Paulo,2008.

BUROCRACIA LIGHT: EFICIÊNCIA E FLEXIBILIDADE. Disponível em: <http://goo.gl/gxdYGe>. Acesso em: 29 Nov. 2014.

SANTANA, Márcio Neri, SILVA, Dácio Brandão da, GONÇALVES, Marcel Fellipe Peles,FILHO, Alexandre Pinto Oliveira,BARBOSA, Karine Ferreira. ENSAIO TEORIA DA BUROCRACIA- DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Curvelo, Julho 2012.