A BRINQUEDOTECA COMO INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM O MEIO SOCIAL

 

Antônio Carlos Noronha das Neves 1

Danuzia de Nazaré Nascimento Alves2

                                                                                                                                                   Liliane de Oliveira Matos3

Maria Gicely Santos de Menezes4

Ozinei dos Santos Chaves (Org.)5

Ranielly Lopes Barros6

Roselina Bernardino de Araújo7

Wellen Cristina da Silva Lima8

 

 

 

RESUMO

O presente artigo é resultado do projeto de pesquisa intitulado “A brinquedoteca”, o qual tem como objetivo mostrar com embasamento de alguns teóricos a relevância de uma brinquedoteca para a aprendizagem, para a interação com o meio social e para a construção do conhecimento dos alunos das séries iniciais da educação básica. Baseou-se em uma pesquisa de campo, bibliográfica e de enfoque dialética. O campo de estudo foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental da Zona Norte da cidade de Manaus através de uma observação direta, entrevistas e perguntas direcionada a gestora da escola. Os resultados obtidos revelam que a brinquedoteca assume funções de: diagnóstico; ferramenta; recurso didático e pedagógico; contribui significativamente para a compreensão, assimilação e aproveitamento dos conteúdos. Além disso, promove o desenvolvimento da linguagem, da autonomia, da criatividade, da imaginação e favorece o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança.

Palavras-chave: brinquedoteca; aprendizagem; construção do conhecimento; interação social; criança.

 

ABSTRACT

This article is the result of a research project entitled “ Playroom”, which aims to show with some theoretical foundation of the relevance of a playroom for learning, for interaction with the social environment and to build the students knowledge the initial series of basic education. Was based on field research, literature and dialectical approach. The field study was conducted in a State School of Basic Education of the North Zone of Manaus through direct observation, interviews and questions directed to the manager of the school. The results reveal that the toy assumes functions: diagnostics, tools, and educational teaching resource; contributes significantly to the understanding, assimilation and exploitation of content. It promotes language development, autonomy, creativity, imagination and promotes emotional, cognitive and social child.

Keywords: toy, learning: construction of knowledge, social interaction, child.

__________________

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 Graduandos do 40 período do curso de Pedagogia da UNICEL-  Faculdade Literatus. Contato: E-mail: [email protected].

 

INTRODUÇÃO

 Este artigo está diretamente ligado ao projeto “A brinquedoteca”, projeto este que fez parte de uma pesquisa de campo com uma abordagem dialética realizada em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual da Zona Norte de Manaus. A partir da observação direta do campo pesquisado foi detectada uma problemática que faz parte da rotina das escolas de ensino infantil, que é a questão de não existir na maioria dessas escolas um espaço, um ambiente lúdico que possibilite momentos significativos para o contexto escolar infantil.

Logo, surgiu a ideia de implantar na estrutura dessa escola um brinquedoteca, como um espaço lúdico que proporcionasse um aprendizado significativo, dinâmico e prazeroso para as crianças. Contudo, a principal finalidade desta obra é oferece um referencial de informações úteis e necessárias quanto à relevância desse espaço para aprendizagem, para a interação social e para a construção do conhecimento dos alunos das series iniciais da Educação básica.

A fundamentação teórica que norteou esse estudo baseia-se em Azevedo (2008), Cunha (2001, 2002, 2007), Santos (1997, 2007), Kishimoto (1993). Por se tratar de um referencial e de um embasamento teórico bastante rico de informações, a obra caracteriza-se por ser também bibliográfica porque busca por meio destes teóricos a base de sustentação teórica dos conceitos e termos essenciais do tema da pesquisa.

A escola não oferece um espaço lúdico que favoreça a interação social e motora (fina e grossa) da criança. Quando pensamos sobre brinquedoteca, quais as primeiras ideias que surgem? Contudo, como a brinquedoteca poderá influenciar de forma positiva e significativa para o processo de ensino e aprendizagem? E qual o papel do educador nesse espaço lúdico?

 

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo Santos (1997), “as brinquedotecas surgiram no Brasil nos anos 80, como um espaço criado com objetivo principal de possibilitar estímulos para que a criança possa brincar livremente”. Tanto anos se passaram desde seu surgimento e, que ainda hoje, a realidade de muitas escolas de educação infantil continua não oferecendo esse espaço de estímulos, de interação social e de desenvolvimento motor para as crianças.

 Quando falamos, pensamos e imaginamos brinquedoteca, as primeiras ideias que surgem são: espaço, criança, brinquedo, brincadeiras, jogos, interação, prazer, atividades lúdicas, atividade natural e espontânea. Logo, não paramos para analisar o quanto essas ideias remetem a facilidade da aprendizagem, a compreensão e assimilação dos conteúdos, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, a facilitação dos processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

Nessa linha de raciocínio, Cunha (2001) afirma que:

A brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, aonde crianças (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas. E ainda “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade”. Desta forma a autora disserta que, a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa”. (CUNHA, 2001, p.15 e 160)

.

Quando se valoriza a brinquedoteca como um espaço lúdico de aprendizagem, automaticamente percebe-se o quanto este espaço caracteriza-se como detentor de um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e cultural, além de colaborar para uma saúde mental para as crianças. Além disso, a brinquedoteca assume também como um poderoso auxiliar na construção da relação entre a criança e o adulto e, na própria relação da criança com as outras crianças.

Segundo Azevedo (Apud CUNHA, 2008) afirma que:

A brinquedoteca é uma instituição que surgiu no século XX, assegurando à criança em lugar especifico com inúmeros brinquedos e brincadeiras, sendo um espaço aconchegante, alegre e colorido, com diversas atividades lúdicas propiciando incondicionalmente o ato de brincar. (AZEVEDO apud CUNHA, 2008)

Só que esse ato de brincar está ligado diretamente ao ato de aprender. Por isso, que na brinquedoteca o “aprender brincando” é o fator determinante que vai caracterizar o exercício que faz desenvolver a linguagem, a imaginação, a criatividade e a potencialidade infantil. A brinquedoteca remete a ludicidade e que de acordo com Santos (2007, p.12), “a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão”.

            A intenção de implantar a brinquedoteca escolar é proporcionar um espaço de qualidade para que o lúdico faça parte do desenvolvimento da criança, sendo um ambiente que favoreça a aprendizagem, o respeito mútuo o convívio com regras sociais e a interação com o meio.

Para a concretização dessa proposta e, em se tratando de escola pública, seriam necessários: recursos financeiros, de buscar convênios e parcerias, elaboração de atividades para fins lucrativos entre escola e a comunidade, arrecadações por meio de doações de brinquedos, de literaturas infantis de acordo com cada faixa etária.

Cunha (2007, p.9) propõe a brinquedoteca com o objetivo de “alimentar a vida interior da criança”. A brinquedoteca assumiria em sua essência um caráter educativo e instrutivo porque permitiria a criança interagir através dos brinquedos lúdicos permitindo com isso, à curiosidade, a imaginação, a capacidade de relacionamento, de comunicação e de cooperação.  Além disso, a brinquedoteca se tornaria um novo caminho para o aprimoramento e para o desenvolvimento da educação infantil.

A concretização desse espaço lúdico influenciaria significativamente no processo de construção do conhecimento. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades e além de promover um ambiente que penetre no âmbito da realidade, inclusive da realidade social. Sobre o aspecto lúdico e sociedade da brinquedoteca, Kischimoto (1993, p.110), nos diz que:

Brincando [...] as crianças aprendem [...] a cooperar com os companheiros [...], a obedecer às regras do jogo [...], a respeitar os direitos dos outros [...], a acatar a autoridade [...], a assumir responsabilidades, a aceitar penalidades que lhe são impostas [...], a dar oportunidades aos demais [...], enfim, a viver em sociedade.

É no brincar e por meio da interação social com as demais é que a criança pode ser mais criativa e desenvolver um espírito cooperador tão importante para a vida adulta. É através do brincar que a criança libera e se liberta de suas emoções e, consequentemente, ela vai aos poucos se familiarizando com as diversas regras sociais e tomando também contato com experiências novas envolvidas no seio da escola e de sua comunidade.

Nesse sentido, “a brinquedoteca é concebida como espaço de animação sócio cultural encarregado de transmissão da cultura infantil, assim como do desenvolvimento da socialização, integração social e construção de representações infantis” (AZEVEDO/ Apud. KISHIMOTO, 1994).

Outra finalidade pedagógica da brinquedoteca seria de caracterizar-se como um laboratório, de propiciar o diagnóstico inicial das dificuldades, habilidades, capacidades e progressões cognitivas das crianças. A partir deste diagnóstico, ela assumiria o papel de instrumento e recurso pedagógico que possibilitaria ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades.

A brinquedoteca seria detentora de um papel na construção do conhecimento e de um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem, de papeis sociais (fundamentais para a vida adulta da criança), no desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Nesse sentido, a brinquedoteca ligada a uma função educativa e pedagógica importunará a aprendizagem do aluno, seu saber e sua compreensão de mundo.

Porém, nesse espaço lúdico o educador é a peça chave, devendo ser encarado como elemento essencial e fundamental. E nele a tarefa de intervir de forma adequada nas atividades, visando sempre o resultado satisfatório, prazeroso e a busca de finalidades pedagógicas. “Nesse sentido, a formação do educador, a nosso ver, ganharia em qualidade se, em sua sustentação, estivesse presentes os três pilares: a formação teórica, a formação pedagógica e como inovação a formação lúdica” (SANTOS, 2007, p.14).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante dos estudos realizados acerca do tema em questão e das reflexões efetivas nesse artigo, fica clara a necessidade e o desafio de implantar nas escolas de educação infantil brinquedotecas, proporcionando com isso, uma melhoria na qualidade das aulas, no diagnóstico da aprendizagem, na compreensão, assimilação e aproveitamento significativos dos conteúdos.

Com efeito, a brinquedoteca contribuiria para construção da sensibilidade, da imaginação, da criação, da curiosidade, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cultural, para uma boa saúde mental e para a facilitação dos processos de socialização, expressão e construção do conhecimento de forma prazerosa e significativa.

Dessa forma, a brinquedoteca além de promover o prazer de brincar quando em sua execução promoveria também, um espaço ligado a um objetivo pedagógico produzindo assim, uma alfabetização e uma aprendizagem mais autêntica, prazerosa, estimulante e significativa à prática educativa.

Portanto, “a brinquedoteca tem uma mensagem a dar para a escola porque pode ajudar as crianças a favorecer um bom conceito de mundo, um mundo onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados”. (CUNHA; In: SANTOS, 2002, p.2).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Antônia Cristina Peluso de. Brinquedoteca no diagnóstico de intervenção em dificuldades escolares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. 3 ed. São Paulo: Vitor, 2001.

________. A brinquedoteca brasileira. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 8 ed, Petrópolis, Vozes, 2002.

________. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Araquariana, 2007.

KISHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

________.O lúdico na formação do educador. (org). 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.