A Braskem e o mercado petroquímico.

A Braskem domina atualmente todo o mercado de primeira e segunda geração de produtos petroquímicos, sendo que a terceira geração é dominada por empresas de pequeno porte, denominadas "empresas de transformação". Essas pequenas empresas beneficiam a matéria-prima produzida pela Braskem, transformando-as em materiais plásticos que são utilizados por empresas produtoras de embalagens, indústrias automobilísticas, vestuário, farmacêutica, etc..
A Braskem por ser o principal fornecedor e a referência nacional em produção de matéria-prima atende à capacidade das demandas do mercado de forma rápida e eficaz, produzindo para empresas de transformação que enxergam na Braskem uma solução para captação de matéria-prima, evitando assim os desgastes da importação, que vão desde a variação cambial até a falta de segurança ao realizar suas operações logísticas.
A flutuação do mercado internacional vem diretamente influenciando as operações financeiras da Braskem, desta forma à mesma analisa os valores dos seus produtos e determina o valor a ser negociado, dependendo exclusivamente da situação do mercado. Contudo, para os consumidores finais, a população, os efeitos de todo este complexo de mercado se torna apenas visível, através dos sensíveis aumentos nos setores farmacêuticos, de embalagens, vestuário, indústria automobilística que são diretamente consumidoras dos produtos fornecidos pelas empresas de transformação.
Portanto, o consumidor final vem perceber as oscilações dos preços no mercado de forma sensível e discreta, salvo quando se nota uma discrepância muito elevada de um determinado produto, devido às flutuações do mercado que vem por determinar a elevação do preço das matérias-primas.

Esta análise foi desenvolvida pela equipe do 1º semestre do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá/FIB, do Campus Fratelli Vita, composta pelos acadêmicos Adgeovane Rodrigues dos Santos, Artur Moreira da Silva Coutinho, Bruna Lima dos Santos Amorim, Carlos Alberto de Souza, Claudia Pimentel Cavalcante Evangelista, Elisvaldino Messias dos Santos, Isabel de Santana Bonfim, João Lico, Márcia Cadê de Souza Macedo, Ronaldo Batista da Cruz Silva, Taylla Lopes Rodrigues, Thaise de Jesus da Colônia. Tendo como orientador o Professor Ventura.