A boa literatura infantil

Wellington Balbo ? Bauru ? SP.


É antiga a ânsia que inunda o ser humano com a vontade de aprender, saber mais, estar a frente de seu tempo. Mesmo nos primórdios era assim. O gérmen da evolução está em todos, humanos ou não. Entretanto, em tempos idos eram gigantescas as dificuldades para a evolução, principalmente no que tange à evolução intelectual. Gutenberg (1390-1468), o inventor alemão que viveu séculos atrás e deu vasta contribuição para a impressão e tipografia, era leitor voraz, no entanto, a vontade de aprender tinha que se subordinar às parcas produções da época. Livros? Poucos, somente escritos à mão com preços elevadíssimos que tornavam a leitura um hábito caro e, portanto, inacessível para a maioria das pessoas. Mas, ainda assim a evolução do intelecto humano se realizava, e é por intermédio dessa evolução que estamos hoje aqui podendo gozar dos benefícios oferecidos pelos livros, revistas, jornais e etc. Vivemos tempos de pujança de informação, de livros, de benefícios. Imagine, caro leitor, o mundo sem livros? Difícil? Vou apertar um pouco mais. Imagine então o mundo sem internet? Impossível?
Pois sim, mas o mundo sem livros e internet existiu, caro leitor, e um dia a história narrará a saga de nossa civilização na busca por esse aperfeiçoamento. Entretanto, quando falamos em livro, internet e evolução intelectual, impossível deixarmos de lado a evolução moral que deve ser sempre nossa busca, nosso norte. Na internet há aberrações, é verdade, em contrapartida, há também muita coisa boa. Os livros também funcionam assim. Há livros que nada acrescentam, há livros que apenas informam, mas há também livros que informam e agregam valores morais, ensinando práticas de cidadania, civilidade, respeito, amor...
E diante da evolução intelectual que já realizamos, ideal também darmos um salto na evolução moral. Nesse particular, importante destacar a dobradinha: livros que informam e ensinam valores morais, principalmente às crianças que serão os realizadores do futuro. Se a maioria de nossas crianças agregar informação com edificação, fatalmente nosso planeta superará fantasmas que rondam nosso mundo e que se refletem em problemas ambientais, dificuldades de relacionamento, o arraigado egoísmo humano, bloqueio psicológico, fobias, consumismo e tantos males que grassam na sociedade contemporânea.
E eu, como um apaixonado pela leitura acabo por atrair livros e mais livros para minha vida. Nessas surpresas que nos agraciam de quando em quando conheci a escritora Rita Lavoyer, da cidade de Araçatuba, que me presenteou com sua coleção de livros infantis. Rita é formada em Letras e especialista em Lingüística e Teoria Crítica da Literatura, pela Unesp, autora de 7 livros infantis, todos de excelente qualidade que fazem esta dobradinha importante citada acima: informam e ensinam fundamentais valores morais para nossas crianças. Destaque para a obra "Bullyng não é brincadeira", que demonstra como as lamentáveis gozações podem subtrair a criatividade das crianças, transformando sementes que poderiam frutificar e render bênçãos à sociedade em árvores assombradas pelo medo e desprezo do semelhante.
Sugiro a você, amigo leitor, conferir pessoalmente as obras da escritora de Araçatuba, presenteando seus filhos, sobrinhos ou amigos com o que há de melhor nesse mundo, em minha opinião: livros, livros e livros... livros que informam e edificam, livros que, como dizia Castro Alves "Bendito, bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar." (Castro Alves).
O e mail para contato com Rita é: [email protected]