*Robson Stigar

RESUMO

O projeto Genoma Humano é sem duvida um divisor de águas, na ciência, na sociedade, nas religiões, na educação, nas relações humanas e também o responsável pelo nascimento da bioética, que tem como objetivo, um dialogo interdisciplinar e humanístico entre as diversas ciências, diante dos avanços biotecnologicos que vem sendo desenvolvidos, no qual o ser humano vem sendo fortemente manipulado por interesses científicos que visam o lucro e não numa perspectiva cientifica humanística e ética, na qual valorize de fato o ser humano.

PALAVRA-CHAVE: Bioética, Genética, interdisciplinaridade, Ser Humano, Tecnociência.

ABSTRACT

Human the Genoma project is without doubts a watershed, in science, the society, the religions, the education, the relations human beings and also the responsible one for the birth of the bioética, that has as objective, one I dialogue to interdisciplinar and humanistic between diverse sciences, ahead of the biotecnologicos advances that come being developed, in which the human being comes being strong manipulated for scientific interests that aim at the profit and not in a humanistic and ethical cientifica perspective, in which values of fact human being.

KEYWORDS: Bioethics, Genetics, interitdiscipline, suman bing, Tecnoscience.

INTRODUÇÃO

O avanço da biotecnociência abriu novas áreas de pesquisas, criando novas possibilidades de intervenções humanas sobre a natureza. Elaborou uma nova maneira de compreender a evolução, permitindo que repensemos a vida, tal como a sua realidade e sua complexidade. Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia o ser humano programa a sua vida, sua sociedade, provocando um novo habito, uma nova cultura.

Porem essa programação não inclui todos, continua-se a ver no mundo inúmeros sofrimentos desnecessários, exclusões, atitudes anti-humanas, nesse sentido faz necessário ter um cuidado maior com esta inclusão. Todos devem estar dentro do planejamento, ou seja, todos devem fazer parte desse desenvolvimento cientifico. Nesse sentido a ética deve estar sempre em alerta, a fim de refletir se essa manipulação, esse desenvolvimento vem respeitando a essência humana, a dignidade humana. Surge então a bioética, ela surge apartir dos cientistas preocupados com o rumo de suas pesquisas e suas relações com os pacientes.Ela surge nos EUA nos anos 70 e não demora a migrar para outros continentes e paises e chega à América latina nos anos 90.

A IMPORTÂNCIA DA BIOÉTICA

A relevância da bioética vem sendo desenvolvida a partir do desenvolvimento genético e de suas relações com o ser humano. São inúmeros os casos de eugenia que a própria mídia e os comitê de bioética vem apresentando, são situações diversas, mas de grande importância a vida humana. A coluna dorsal é a manipulação do genoma, que tem como objetivo um aprimoramento genético, mas que não reconhece o ser humano e simplesmente o seu genótipo, ou seja, cria-se um reducionismo biológico, ameaça a biodiversidade e ainda a imposição dos padrões genéticos sendo impostos a partir daqueles que datem o poder na sociedade.

Assim a bioética tem a responsabilidade de alertar a sociedade da realidade existente no mundo da biotecnociência, deve a bioética ser critica, ser analítica e reflexiva diante das ações políticas e ideológicas. Infelizmente os cientistas não estão preocupados com o bem estar social e sim com o lucro que podem ter com a manipulação genética e outros, ou seja o fator econômico esta a frente do cientifico e a bioética tem essa responsabilidade de evitar que a genética seja um fator ideológico determinista.

A BIOÉTICA COMO MEIO

Os próprios cientistas afirmam que é a bioética é quem dará respostas satisfatórias a sociedade, para a pessoa humana, dando-lhes a oportunidade de escolha nas suas ações. O que acontece no laboratório deve ser exposto a sociedade e é a sociedade quem deve dizer o que fazer, ou seja a ética da sociedade deve estar presente na ética do laboratório. A bioética não nasceu com a idéia de proibir o desenvolvimento genético, mas nasceu com o principio de ter ética, no desenvolvimento da manipulação genética.

Existem conflitos no termo bioética, conflitos não só na nomenclatura, mas também de posição ideológica e filosófica. Ela pode ser entendida como Ética da vida, vida é ética, vida e ética, mas de qualquer forma seu objetivo maior é a defesa da vida. Assim a bioética se apresenta de maneira aberta e se articula com diversos temas ligados a vida. É a bioética uma parte da ética que estuda as relações da ética com a vida. A bioética também pode ser vista como uma nova ciência, que se desenvolva e se torne uma ciência autônoma.

Mas para a bioética ser entendida como ciência é preciso lembrar de seus objetivos, que é o estudo de normas e temas que regem a ação humana e sua intervenção técnica sobre a vida humana. Em outras palavras a bioética é a ciência do comportamento moral dos seres humanos diante de intervenção da biotecnociência sobre a vida humana em todo o seu contexto. Pode-se entender a bioética como ciência da vida ou ciência da saúde, ambas se referem a ação humana, atitudes humanas.

Em suma a bioética deve ser um meio de dialogo e de reflexão ética e humana, junto a comunidade cientifica e não como um principio fundamentalista e pragmatuico ou como um fim determinista e totalitário.

A INTERTRANSDISCIPLINARIDADE

A interdisciplinaridade é uma das características da bioética, pois ela necessita passar, dialogar, refletir e se comunicar com as mais diversas áreas do conhecimento. Mas infelizmente as ciências são por demais cartesianas, especificas, fragmentadas, não tendo abertura ao dialogo com as outras ciências, filosofia, teologia e outras. Causando ai um grande vazio no aspecto ético.

Esse sem duvida é um grande desafio da bioética, romper com essa fragmentação, com o pragmatismo, com o individualismo e avançar com isso no dialogo e reflexão junto com as demais ciências, ou seja trabalhar o todo, a integralidade, o holístico.

Assim sendo a bioética precisa ser cada vez mais plural em suas relações, ser cada vez mais inter-cultural, afim de não ser mais um instrumento de dominação cultural. A essência e o principio da bioética a priori é sem duvida a sua relação da ética com a vida.

Infelizmente nossa sociedade carrega inúmeras influencias do pensamento Cartesiano e Newtoniano. Talvez a questão problemática não seja propriamente o pensamento de Descartes e Newton, mas sim o que fizeram desses pensamentos.

O que temos é uma ciência, uma sociedade, uma educação fragmentada, dividida, especifica individualizada, que não dialoga, que não visualiza o todo, não visualiza o mundo e as coisas de forma holística, ecológica, sistêmica, alem de ser inúmeras vezes fundamentalistas e deterministas.

A TRANSCENDÊNCIA

A bioética não pode ignorar a questão da transcendência, que para a religiosidade é considerada a coluna dorsal da vida humana, de sua dignidade e de sua existência. Se negada a existência se nega automaticamente a transcendência. Assim a bioética deve estar atenta as questões religiosas, tal como suas crenças, dogmas, costumes, tradições, modo de ser, enfim atento as questões culturais, pois estas questões se remetem a questão da vida humana, de sua existênciae consequentemente de sua dignidade.

E por que estar atenta a transcendência? A bioética busca o bem comum dentre todos os seres vivos e não poderá ela se opor as questões comunitárias cientificas sem o respaldo do bem comum e do dialogo e para isso se faz necessário estar atento e inserido em diversos contextos afim de não cair no fundamentalismo e determinismo religioso. Faz necessário um dialogo e contato entre as religiões com as ciências, a bioética pode ser uma ciência que medie este dialogo. O individualismo não faz sentido.

Nunca se ouviu tanto em falar de ética, de valores, bom não resta duvida que a crise ética é uma conseqüência das crises existenciais, crises de sentido a vida., assim para voltar a harmonia é necessário reconstruir a pessoa humana, ou seja afirmar o sentido a existência.

Talcrise ética esta relacionada a questão da antropologia e parece que a antropologia não tem dado conta de resolver as questões ligadas a existência, pelo único fato da própria existência estar ligada diretamente a transcendência, ou seja não ignorar o mistério também é uma tarefa da bioética, talvez a mais difícil de todas, conscientizar da sua importância e relevância a vida.

REFERÊNCIAS

DaMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução a antropoligia social. Rio de Janeiro. Rocco, 1987

GARRAFA, Volnei. Bioética e Ciência.Brasília, CFM, 1998.

MOSER, Antonia. Teologia Moral: Desafios Atuais. Petrópolis, Vozes, 1991.

PESSINI, Leo. BARCHIFONTAINE, Christian de Paul.Fundamentos da Bioética. São Paulo. Paulos, 1996.

SANCHES, Mario Antonio. Bioética: Ciência e trancendencia. São paulo, Loyola, 2004.



* Licenciado em Ciências Religiosas – PUCPR, Licenciado em Filosofia PUCPR, Bacharel em Teologia – PUCPR, especialista em História do Brasil – FIES, especialista em Psicopedagogia – FACINTER, Especialista em Ensino Religioso - PUCPR, Aluno da especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade da UTFPR, Professor de Filosofia,Sociologia e Ensino Religioso no Estado do Paraná.