Existem diferenças entre a bíblia católica e a bíblia evangélica? Na verdade ambas tem todas as características em comum, sendo que a diferença básica entre elas é o fato de que, na católica, existem sete livros a mais do que na bíblia evangélica. As diferenças entre essas duas bíblias não tornam uma verdadeira e outra falsa, mas cada cristão tem a capacidade de saber se deve ou não seguir seus ensinos, apenas comparando com outros textos e perceber se há ou não algum conflito de doutrinas.

No geral, o tema principal da bíblia é a salvação exclusivamente através do sacrifício de Jesus Cristo. As doutrinas que diminuírem ou acrescentarem ou substituírem esse fundamento não devem ser tomados como escritura inspirada, pois o Espírito Santo que inspirou a Bíblia jamais diverge de si mesmo.

Devido a tradições adotadas ao longo dos anos, a bíblia católica possui sete livros a mais do que na evangélica, sendo estes: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico e alguns acréscimos em Daniel. As razões desses livros não constarem na bíblia evangélica são que eles também não foram considerados pelos judeus da palestina como inspirados, além disso, há ainda o fato de que esses livros não são citados em nenhum livro no Antigo Testamento.

Como a Bíblia Sagrada é uma regra de fé a ser obedecida pelos fiéis, a diferença entre católicos e evangélicos reside basicamente naquilo que crêem e como seguem as doutrinas. Os católicos fundamentam-se principalmente nos dogmas e nas tradições da sua igreja, como por exemplo, no culto aos santos, na crença da infalibilidade das ações do Papa, na crença no purgatório, no culto aos mortos e etc.; já os evangélicos não encontram nas Escrituras base para seguir estes ensinos, a sua fé é fundamentada na Bíblia, sem as tradições. Os evangélicos crêem em algumas tradições desde que estas sejam bíblicas sem contradizer as demais Escrituras como um todo. Saiba mais sobre a bíblia evangélica.