A BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE

O resultado de um líder não é medido pelo resultado individual de cada membro e sim pelo resultado da equipe.

Não ache que o que funciona para você como estimulo motivacional, funcionará para todos. O líder precisa refletir sobre a própria equipe, já que trabalhamos com todos os tipos de pessoas. Saiba quem são e como pensam as pessoas que compõe a sua equipe. Estude todas as características de cada individuo para aprender o que fazer para motiva – los.

A união do time é a receita do sucesso. O que fazer para unir a equipe?

Incentive – os a serem receptivos com os novos membros e com gente de fora. Só quando aprendemos com os outros nos tornamos melhores no que fazemos. Mostre para sua equipe a contribuição de cada um para o resultado do grupo, e o resultado do grupo para o resultado da organização.

Incentive o desenvolvimento pessoal continuo, e se auto desenvolva como exemplo para os seus liderados.

Nunca se mostre superior, mostre para seu time quantas coisas em comum eles tem com você. Com certeza eles irão apreciar, uma vez que você desenvolverá neles um sentimento mais forte de “fé” no seu líder, em suas decisões e em suas capacidades de gestão.

Entenda os problemas dos seus liderados, isso ajudará na adaptação, e poderá incentiva –los e apoia – los a contribuir plenamente. Seja autentico, pergunte sobre a saúde de alguém, ou da família, ou ainda dos animais de estimação, isso sugere que você realmente se preocupa.

Deixe que sua equipe saiba um pouco sobre sua vida pessoal (isso não emite uma imagem pouco profissional), as pessoas confiam nas pessoas que conhecem, elas se sentem seguras em se colocar em uma posição vulnerável, acreditando que o líder se comportará de acordo com seus melhores interesses.

Divida os créditos pelo trabalho bem feito, não os leve sozinho, isso compromete a confiança e as pessoas trabalharão com menos afinco. Não trate ninguém como não gostaria de ser tratado.

De acordo com alguns estudos, 48% das pessoas produzem mais quando vivenciam um forte sentimento de confiança no seu líder.

O passaporte para o sucesso é a confiança da equipe no seu líder.