A barreira intransponível de nãos.

 

Ontem, fui me deitar angustiado pensando na vida. Na minha vida, na vida daqueles que me rodeiam. Pensar um pouco faz bem a saúde mental, o que atrapalha são as angustias em que nos deparamos, por não compreender claramente as posições, os atos e as atitudes das pessoas que nos rodeiam, que afinal que convivem conosco diuturnamente.

 


Mas existe outro modo de ver essa ideia:

 

Se você diz não à vida, a vida lhe responderá: não.

 

Vamos prestar atenção, na primeira ideia Deus – ou se quiser a vida – lhe responderá sempre em função das suas crenças, da sua ideologia. A vida, a sua vida resultará em função das atitudes, dos atos, em fim do seu comportamento decorrente da crença que você pratica.

 

Não existe uma dose, um percentual de probabilidade de sorte boa, sorte má, que possa transformar sua vida num inferno ou num céu de brigadeiro. Existem sim, acontecimentos na vida de cada pessoa que podem ocorrer independentemente de sua vontade, os quais podem e devem ser previstos e estarmos preparados, para procurar a solução o mais prudente, rápido e viável possível e não entrar em desespero e criar outras situações que signifiquem o aprofundamento ou o surgimento de um novo problema. Afinal, devemos acreditar que somos racionais, e instintivos...

 

Ou seja a sua atitude positiva ou negativa diante dos acontecimentos, é o que vai determinar o quanto você está preparado ou não para vida ou para voltar a paz. Aquele estado de calma e vida fruindo sem maiores desastres, por um longo período.

 


Uma atitude arrogante, uma mente egocêntrica ou egoísta, que julga diariamente que o mundo ou, todos no mundo estão trabalhando para lhe causar problemas, e que a sua felicidade e paz foram roubadas pela conduta de outrem deve dar lugar a um pensamento mais brando e calmo, que realmente conduza à compreensão. E nesse estado de clarividência, procure a solução, ela virá, porque a solução tem nome: vida ativa e partilhada. Lembre-se Deus diz sempre sim, e diz sim ao que você acredita.

 

Por outro lado, quero lhe pedir licença para mostrar uma imagem: Imagine você que a cada não que você diz cotidianamente representa um pedrinha que vai sendo depositada à sua volta. Não gosto de peixe, bacalhau, camarão, sardinha; não gosto e filme violento, demorado, legendado; não gosto de barulho, rock, baião, mpb; não gosto de giló, cenoura; não gosto de frio, sol, vento forte; não gosto de tomar remédio, fazer ginastica, caminhar; não gosto de ler. Faça você mesmo a sua relação, mas use pelo menos uma semana para encontrar uma pequena amostra da quantidade de nãos que você acumula à sua volta.

 

Você constrói um circulo intransponível de nãos, querendo com isso demonstrar sua independência e sua forte personalidade – um circulo infindável de “não gosto, não quero, não posso...! que afinal cercam você por todos os lados, deixando apenas poucas possibilidades de qualquer pessoa de penetrar nesse circulo e conviver harmonicamente, com você.

 

Independência é mais uma questão de produzir o seu sustento e sua condição de vida com seu próprio labor; personalidade forte é mais dominar o seu corpo de vícios e atitudes danosas, que possam prejudicar a vida de outras pessoas. A sadia convivência em harmonia com a natureza nos impõe aceitar e experimentar todas as riquezas e nuances que a vida nos oferece – vá lá, - que seja ao menos eventualmente, porque se limitar?

 

 

A barreira criada pelo `não´ sistemático afeta sua vida negativamente. O razoável é que possamos restringir nossas atitudes àqueles `nãos´ conscientes e que de algum modo, não afetem nossa vida e a vida de terceiros de modo danoso. As vezes uma mente aberta ao diálogo, à informação, pode fazer milagres, para dar clareza ao comportamento doentio e fechado das pessoas que se julgam isentos de erros.

 

Como eu só conheço uma pessoa totalmente isenta de erros, fico na expectativa de que outras pessoas me alcancem nesse quesito. E aprendam, a dizer “sim” à vida, à felicidade, à justiça, à alegria, e a uma vida voltada para um servir profundo que conduz a realização, isto é, a mais sublime das felicidades.

 

Segundo Mario Cortela, no seu livro “Não nascemos prontos” , pg. 121 – O sucesso está na Generosidade Mental (ensinar o que sabe); Honestidade Moral (praticar o que ensina) e Humildade Inteligente (Perguntar o que ignora). Então Sucesso é ser feliz

 

Estou a lhes falar assim, porque é muito difícil a vida ao lado de pessoas que só dizem não, e criam uma mistica de que o mundo é terrível, deplorável, triste e vazio. E é mesmo, se assim você acreditar, porque se você diz não à vida, a vida lhe responderá: não. Foi criado um muro de `nãos´ intransponível de fora pra dentro, que somente poderá ser rompido de dentro para fora, porque é la no meio do circulo que se encontra a chave para derrubar o muro de pré-conceitos, complexos e medos que invadem a mente e a torna prisioneira em seu próprio circulo.

 

À ninguém é permitido ser feliz isoladamente em seu mundo, há que se abrir à vida conjunta, social e participativa, para que luz da felicidade possa entrar e espalhar-se por todos os cantos. E a ninguém é permitido fazer isso de fora pra dentro, somente quem busca é que acha, e... acha o que busca, essa é a lei. A chave para essa abertura tem nome e sobrenome: querer e acreditar ser possível.

 

Apolinario de Araujo Albuquerque Rio, 26 jan 2012.