A Avaliação no Ensino Aprendizagem
Luciana Pereira da Silva Lago Moreira
Licenciada em Pedagogia


Partindo do princípio de que avaliar é segundo AMORA (2001, p:72) "Determinar o valor de; reconhecer ou sondar a força de; fazer ideia de; ter-se em conta, reputar-se e avaliação é o ato ou efeito de avaliar", deve-se afirmar que avaliar é um procedimento de escolha e/ou julgamentos, baseados em regras e/ou realidades vividas.
Com um olhar voltado para a avaliação educacional, pode-se levar em consideração o que (Luckesi, 1995, p. 60.) diz:

Discutiremos a questão da avaliação do aluno relacionada à questão da democratização do ensino, perguntando se a atual prática da avaliação da aprendizagem escolar está a favor ou contra a democratização do ensino.

Nesse momento "acende a chama" do Pedagógico, ou seja, de quando a prática avaliativa surge do conteúdo trabalhado, sendo o professor o agente avaliador, verificando o desempenho do avaliado, considerada como rendimento, medindo nesse momento, se será necessária uma interferência no intuito de reforçar o que foi repassado e se de fato houve aprendizagem. Surge então, o momento denominado de ?avaliação?.

Nesse foco, deve-se levar em consideração tais conteúdos que impetram a avaliação, como afirma (MUNIZ e SANTINHO):

Com relação ao ensino aprendizagem, tendo como base a formação integral do aluno e não apenas sua formação cognitiva, levamos em consideração os conteúdos classificados em conceituais, que abrangem o "saber", os procedimentais que abrangem o "saber fazer" e os atitudinais, que possibilitam o "ser", promovendo o desenvolvimento do equilíbrio, da motricidade, de relacionamentos e da inserção social.

Hoje, todo e qualquer indivíduo, está constantemente sendo avaliado, pois todos esses "conceitos avaliativos" fazem parte não só de crianças em idade escolar, mais também de adultos que cursam graduações e pós-graduações, bem como nós cidadãos que constantemente somos avaliados e reavaliados sobre o que fazemos e como agimos.

Por algum tempo a avaliação foi considerada como algo técnico que visava somente resultados quantitativos, hoje a avaliação tem que ser levada em consideração também pelo lado qualitativo, é um procedimento que abrange critérios para um julgamento que envolve escolhas, opções, ideologias, entre outros. Já o critério pedagógico, visa também à aprendizagem de conteúdos que devem ser relacionados com o meio onde a pessoa está inserida, formando-o em cidadão crítico com conscientização e participativo civicamente. Esses critérios desenvolvem a educação do indivíduo, tanto para avaliar como para ser avaliado.

Como acredita (MENDEL), "nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político. Embora essas dimensões não sejam perceptíveis a todos os professores, observa-se, por exemplo, que um professor que usa o erro do aluno como ponto inicial para compreender o raciocínio desse educando e rever sua prática docente, e, se necessário, reformulá-la, possui uma posição bem diversa daquele que apenas atribui zero àquela questão e continua dando suas aulas da mesma maneira. Do mesmo modo, o educador que faz uso de instrumentos de avaliação diversos para, ao longo de um período, acompanhar o ensino-aprendizagem, é diferente daquele que se restringe a dar uma prova ao final do período".

Hoje, avaliar o critério avaliativo é de fundamental importância, pois o educador precisa saber se avaliar para ser um avaliador, objetivando verdadeiramente, o julgar, se houve ou não um aprendizado significativo, se deve ou não introduzir mudanças que modifique a forma de absorção da aprendizagem.



BIBLIOGRAFIA

- AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa/Antônio Soares Amora ? 14ed; São Paulo: Saraiva, 2001.

- LUCKESI, Cipriano. Avaliação e Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

Artigos:

- A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS DIAS DE HOJE
Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
- UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA NA SALA DE AULA

Autoras: Maria Inês Sparrapan Muniz-LEM /IMECC/UNICAMP
[email protected]
Miriam Sampieri Santinho LEM/IMECC/UNICAMP
[email protected])

Sites:
- http://sitededicas.uol.com.br/art_avaliacao.htm