O vocábulo “avaliar” origina-se do latim “valare”, que significa: ser forte, ter valor. No senso comum, “avaliar” é empregado no sentido de atribuir valor a um objeto. Assim, a avaliação permite vários significados tais como: verificar, calcular, medir, apreciar, classificar, entre outros.
Segundo Luckesi (2003) avaliar significa, “determinar a valia ou o valor de; apreciar ou estimar o merecimento de: avaliar um caráter, avaliar um esforço, etc”. Com esta significação, a avaliação se encerra com a determinação de um juízo de valor sobre a realidade.A educação brasileira continua a conviver com problemas que eram típicos do início do século XX, grande número de analfabetos, inclusive de analfabetos escolarizados, é uma educação distanciada das reais necessidades da maioria da população.
A educação é um instrumento social, político-econômico; não para produzir, de forma isolada, a mudança social, mas para que os sujeitos sociais sejam inseridos no processo de mudança. O saber científico e o popular, o universal e o regional são produtos da humanidade. É fundamental que todos tenham pleno acesso a eles.