Resumo - O objetivo deste artigo é refletir e discutir a importância da motivação nda auto estima na escola e quão se faz necessário o empenho dos profissionais em educação em busca da qualidade institucional bem como a afetiva na apropriação do saber. O estudo do autoconceito e da auto-estima é  de grande interesse no seio da Psicologia da Educação. Grande parte desse interesse está na associação comprovada entre essas representações pessoais e indicadores de ajustamento escolar. Deste modo, o presente estudo centra-se em torno das relações entre auto-estima, autoconceito e resultados escolares. Analisaremos o modo como a escola diferencia individualmente os alunos quanto à auto-estima, autoconceito, relacionamento com o grupo de pares, com a família e a escola como um todo.

Palavras-chave: Interação, mediação, aprendizado , docente, discente.

Área de conhecimento: Educação.

Introdução

O ato de educar deve ser objeto de paixão para que você se entregue, canalize seu potencial e possa ter resultados positivos na construção de seres humanos melhores. Criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações já tenham feito. Que sejam criativos e descobridores; capazes de formar mentes que possam ser críticas e verificar não apenas aceitando tudo que lhes seja oferecido: é assim que Piaget descreve os principais objetivos da educação (PIAGET, 2001, p.20)        Para que isso aconteça, é fundamental que a auto-estima dos educadores esteja fortalecida; é preciso refletir se eles estão tratando-se com respeito, carinho e admiração. É necessário compreender como esses educadores foram tratados durante a infância e adolescência. Funciona como um ciclo. Pode alguém estimular o crescimento e desenvolvimento de outro ser humano se seu desenvolvimento está comprometido? É o que se faz que serve como referência para uma criança ou um jovem, e não apenas palavras. Pensando assim, ao se relacionar com o outro, cada ser humano passa a ser um educador em potencial (MACHADO, 2007, p.15).

 

Sabe-se que a atenção dada pelo professor ao aluno é fundamental para que o rendimento escolar e a própria auto-estima do estudante sejam melhoradas. Há muitas histórias de crianças, adolescentes ou jovens que se sentiam incompreendidos pelos pais ou até mesmo pela própria sociedade que tiveram na figura do professor um alento para suas vidas e futuros. A simples preocupação demonstrada por parte dos patrões em relação aos funcionários de suas empresas pode redundar em ganhos de produtividade, melhorar os relacionamentos dentro da firma e promover um ganho real no quesito lucratividade (MACHADO, 2007, p. 26 ).

Quando se busca uma vida equilibrada em vários aspectos, é preciso estar aberto às mudanças; aliás, esse também é um dos papéis dos educadores: estar aberto à velocidade da mudança e da informação, aprendendo a utilizar aquilo que mais lhe interessa de acordo com seus propósitos e objetivos de vida. E é importante que eles saibam qual é sua missão ao estimular o outro a encontrar caminhos para a realização de projetos (ANTUNES, 2006, p.25) .                      Sabemos que o papel da escola na sociedade é criar, produzir ou reproduzir um saber específico que provém da confrontação entre os conhecimentos sistematizados e os saberes menos elaborados, característicos da cultura geral, os quais identificamos por conhecimentos prévios dos alunos (ANTUNES, 2006, p.27)               É  partindo desta visão, que o presente artigo se objetiva a refletir sobre as necessidades da valorização da auto estima nas escola em busca de um saber de qualidade e de uma educação humanizada.