FRANCISCA LILIAN MARTINS DA SILVA
ISMAIANE MARTINS DAMASCENO
MARIA GISELY RODRIGUES EVANGELISTA

O presente artigo discute a importância do uso da Auditoria dentro das organizações como forma de busca por qualidade nos serviços e precaução em relação a erros. O objetivo geral desse trabalho é mostrar a importância da auditoria como instrumento de controle e gerenciamento nas empresas, mostrando seu papel como ferramenta de validação da gestão das políticas sociais em cumprimento ao dever do Estado e público em geral. As organizações de um modo geral não descobriram a Auditoria como um instrumento de controle e gerenciamento porque os profissionais contábeis, que devem orientá-las, não a utilizam como a ferramenta de validação da gestão das políticas sociais como uma forma de prevenção de possíveis fraudes e erros na contabilidade. No presente trabalho, é mostrado o conceito de auditoria, os tipos existentes e seus objetivos em relação as organizações. É demostrado ainda a importância e os ponto positivos em relação sua aplicação dentro da empresa. O trabalho é bibliográfico e de campo. A pesquisa de campo aconteceu com um Auditor da cidade de Sobral e percebeu-se que o ramo de Auditoria ainda e muito pequeno e que se faz necessário crescer e alinhar-se a demanda do mercado presente. As empresas de um modo geral, na maioria não possuem conhecimento de que é necessária uma auditoria anualmente, o conhecimento ainda e primordial e é preciso ser crescente em relação as novas tendências do mercado.

1. INTRODUÇÃO

A busca por novas formas de gerenciar e controlar os responsáveis pelos recursos utilizando as organizações que não possuem fins lucrativos tem se tornando um dos desafios a serem alcançados. Objetivando que os recursos que nelas tem sido empregado, sejam utilizados de forma eficiente com o máximo de transparência, utilizando-se assim as Demonstrações Contábeis para a realização de uma boa Auditoria, sendo ela de muita importância pois ainda não é utilizada como instrumento de validação da gestão das políticas
Partindo deste ambiente, é importante saber da importância da Auditoria como instrumento de certificação da gestão dos recursos das organizações e na busca por transparência de seus atos gerando assim a correção e prevenção de erros ou fraudes, buscando argumentos em conceitos de Auditoria. Justifica-se que a auditoria contábil tem proporcionado segurança para os empresários que procuram maior clareza se tratando do patrimônio da organização e assim buscando assessorar os administradores na tomada de decisão. A questão que orienta essa pesquisa é: “Qual a importância da Auditoria Contábil como instrumento de controle e gerenciamento das empresas.” Para se buscar responder a esse questionamento, o objetivo geral proposto para essa pesquisa foi demonstrar a importância da Auditoria no processo de gestão das organizações em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado. Complementando esse objetivo geral, foram especificados que é preciso relatar o uso da Auditoria nas tomadas de decisões por parte da administração, apontar a relevância deste procedimento no auxilio a administração no combate a fraudes, identificação de erros e acompanhamento dos processos da organização. É necessário que haja comprometimento e segurança dentro do setor Financeiro das Organizações, o uso e aplicação da Auditoria é algo muito importante e que deve ser aplicado em qualquer setor, para melhor desenvolvimento e resultados.
A justificativa deste trabalho assenta-se na necessidade das organizações conhecerem a importância de uma auditoria em suas empresas e a busca por conhecimento e crescimento dentro delas, que se torna de grande diferencial como resultado positivo para seus clientes e seu negocio.