Empresários precisam ficar atentos aos balanços financeiros da companhia, sempre contando com uma fonte de informação segura

Pode até parecer exagero para alguns empresários ou empreendedores, mas contar com uma auditoria contábil periodicamente é um excelente mecanismo de segurança para garantir a confiabilidade das contas.

A contabilidade de uma empresa é algo que jamais deve ser negligenciado. É justamente por ela que é possível saber a situação de uma empresa, entendo a receita obtida, engargos tributários, folha salarial, despesas de consumo, entre outros. A liderança da companhia deve sempre observar os números antes das tomadas de decisão, onde direcionam o negócio para o caminho que acreditam ser mais produtivo e lucrativo.

Justamente por conta de tamanha responsabilidade, garantir que os números sejam verdadeiros e sem nenhum tipo de alteração é algo crucial para a vida da empresa em longo prazo. A mera presença de adulteração em um relatório contábil pode esconder desvios de recursos e o não pagamento dos devidos impostos. O estrago não somente afeta a companhia em sua parte financeira, pois o problema facilmente passa para a esfera judicial.

Mas como garantir que os relatórios contábeis estejam sempre elaborados da maneira correta? Para os empresários, uma das saídas mais confiáveis é contar com uma auditoria contábil externa.

O primeiro motivo para adicionar uma auditoria contábil externa ao fluxo da empresa é contar com uma equipe especializada. Os contadores possuem a metodologia necessária para descobrir fraudes e alterações, conseguindo apontar para onde foi o recurso financeiro desviado ilegalmente.

Como segundo ponto, também é interessante destacar o benefício que uma auditoria contábil externa traz à marca. Obtendo a certificação de ser uma empresa auditada, a companhia transparece ao mercado a veracidade de suas informações de balanços financeiros. Isso traz uma enorme segurança ao investidor e acionista, que passa a ver um investimento confiável.

Existem ainda muitos outros tópicos, mas é essencial entender uma coisa: a auditoria contábil é uma forma de proteger a empresa contra problemas internos e externos, como desvios de recursos ou não pagamento de tributos, por exemplo, respectivamente.

Fonte:

http://taticca.com.br/pt-br/servicos/auditoria-contabil

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/auditoria-financeira-passo-a-passo-de-como-realiza-la-em-sua-empresa/80742/