O que é? O que causa?

Lesão por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são termos usados para determinar lesões infecciosas que atingem geralmente tendões, músculos, nervos faciais e ligamentos de forma isolada ou associada podendo ocasionar lesões degenerativa dos tecidos. As partes mais atingidas são: os membros superiores e inferiores, em alguns casos, algumas regiões escapulares e pescoço.

A LER/DORT podem ser causados por práticas de esportes que exijam muito como tensão excessiva e repetitiva da musculatura. Contudo as causas mais comuns são: má postura, longas jornadas de trabalho, repetição de um mesmo padrão de movimento, postura fixa por tempo prolongado, más condições de trabalho e estresse.

Identificação e tratamento

O diagnóstico tende a ser feito somente por um profissional da saúde, como o médico. Algumas lesões comuns tendem a ser confundidas com LER/DORT, mas logo são descartadas, pois os sintomas desaparecem com o tempo. Já a LER/DORT são adquiridos com o passar dos anos graças aos esforços repetitivos que efetuamos diariamente, seus sintomas são permanentes.

O tratamento dos pacientes que apresentam a doença devem ter cuidados, pois os sintomas muitas vezes são confundidos com dores musculares comuns como rompimentos de ligamentos, precisando assim ser efetuados vários exames pra que a LER/DORTseja diagnosticado com precisão e se inicie o tratamento.

O tratamento consiste em seções fisioterápicas como: termoterapia (calor profundo como ondas curtas ou ultra-som), eletroterapia, massagens, cinesioterapia, hidroterapia, entre outras técnicas. O fisioterapeuta deve levar em consideração tanto o estágio evolutivo da doença, como as respostas dos pacientes aos tratamentos anteriores. Apesar das abordagens terapêuticas serem amplos muitos pacientes, apesar de serem submetidos ao tratamento, ainda continuam sintomáticos.

Para evitar o surgimento da LER/DORTé preciso praticar exercícios físicos adequados, manter a postura correta, fazer pausas no horário de trabalho para o relaxamento dos músculos, entre outros.

A Atuação do Psicólogo na LER/DORT

Ao descobrir que tem a doença o individuo tende a se deparar com a hipótese de não conseguir efetuar o seu trabalho como antes. Por essa razão, a sua produção diminui, ele acaba sendo cobrado por não cumprimento de suas tarefas diárias por seus superiores (chefes) ou por ele próprio. Desta forma, o seu estado emocional fica afetado por sentimentos de culpa e incapacidade, por não conseguir cumprir o serviço que tem satisfação de executá-lo dentro de sua função na empresa, além do medo de ser demitido.

O tratamento psicológico pode contribuir na vida social e profissional dos pacientes com LER/DORT. Em decorrência dos limites físicos desenvolvidos pela doença, esses pacientes podem sofrer certa pressão no trabalho e apresentar baixa auto-estima ou desenvolver um quadro depressivo. O psicólogo auxilia o seu paciente a encontrar a melhor forma na qual ele deve lidar com o seu cotidiano, motivando-o a seguir sua vida profissional e pessoal.

Sendo assim, o tratamento psicológico torna-se tão importante quanto o realizado pelos médicos e pelos fisioterapeutas. A intercalação do tratamento médico e psicológico é indicado em qualquer tipo de doença que abale o estado físico e emocional, como é o caso da LER/DORT.

Trabalho realizado pelas alunas:

Élida Pereira Gomes, Keity Laira Dornier Ferreira, Nathalia Guimarães Moreira, Pâmela Cristina Cardoso, Waldirene Coelho Lemos.

(alunas de graduação em Psicologia pela Unipac, Campus Vale do Aço), orientadas por Cláudia Silva Lana (professora de graduação da mesma universidade) revisado pela coordenadora do curso de psicologia, Keila Amaro Pires.