A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL - DESAFIOS E POSSIBILIDADES FRENTE À DEMANDA DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE MARITUBA - PA.

Edinaelly Nogueira de Sousa¹ Maria da Conceição Brito¹ Raimunda Campos Novaes¹ Rozicleia Sales de Souza¹ Telma Ivanise Vieira Candelária²

RESUMO

O presente estudo constitui-se de uma pesquisa realizada sobre a violência contra a criança, trazendo reflexões sobre as várias formas de violência e focando a atuação do profissional de Serviço Social frente a essas demandas. No que tange à relação Assistente Social e violência contra a criança, discutiu-se a relevância deste profissional nos espaços sócio ocupacionais onde as vítimas são atendidas. PALAVRAS-CHAVE: Violência, Criança, Família, Políticas publicas, Serviço Social.

Introdução

O presente Trabalho versou sobre o papel do profissional de Serviço Social frente às demandas de violência doméstica contra a criança com ênfase nas políticas de assistência a criança e as formas de enfrentamento utilizadas para acolher e assegurar os direitos desses sujeitos. Para tanto, serão utilizados como fonte de pesquisa, entrevista com as famílias dos mesmos e profissionais que atuam na área de proteção aos direitos da criança, além da internet, livros e demais produções especificas da área. Apresenta-se com o objetivo demonstrar a realidade da violência doméstica contra a criança no município de Marituba, além de mapear as redes de serviço no atendimento as vítimas, ampliando assim os conhecimentos acadêmicos e profissionais que atuam no atendimento a essas demandas. Este trabalho encontra-se sub-dividido em: Conceito de violência nos seus diversos aspectos; levantamento histórico como forma de mostrar as ações de violência contra a criança que está presente na sociedade desde os primórdios tanto no Brasil quanto no mundo; O Conselho tutelar e o CREAS no atendimento as vítimas e identificação do agressor; E por fim o papel do Assistente social frente às demandas de violência doméstica contra a criança.