RESUMO: A sociedade vem sofrendo constates modificações devido à velocidade de propagação das informações, e vem requerendo das organizações de todos os setores, ações sustentáveis e comprometidas com o social. Nesse contexto a Responsabilidade Social se enquadra como ferramenta modificadora, sendo cada vez mais trabalhada por empresas, ONG’s e OSCIP’S e demanda profissionais flexíveis e habilitados para propagar esta nova realidade dentro dessas organizações. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi identificar em um projeto de responsabilidade social de uma organização, como o profissional de secretariado executivo poderia contribuir para o seu desenvolvimento. A instituição escolhida foi a Associação Caatinga, OSCIP, fundada em Fortaleza, que trabalha em prol da preservação do tatu-bola, animal símbolo da Copa do Mundo de 2014 e que está em ameaça de extinção. O Projeto estudado foi o "No clima da Caatinga” que ainda está em desenvolvimento. A partir da análise do Projeto percebemos que o profissional de secretariado executivo poderia executar com eficiência as suas atribuições regulamentadas por Lei. Observou-se também que cada atribuição adquiriu um novo direcionamento tendo em vista a especificidade e realidade diferenciada do projeto. Como resultante da pesquisa destaca-se que o novo perfil do profissional de secretariado executivo, bem como, suas habilidades e competências, dentre elas a multidisciplinaridade, contribuem bastante na desenvoltura desse profissional em espaços com realidades diversificadas, que neste caso, é a atuação do profissional em um Projeto da área de Responsabilidade Social.

1. INTRODUÇÃO
A globalização é um acontecimento que facilita a propagação de ideias e informações, no âmbito empresarial, desta forma percebe-se uma maior competitividade entre as empresas, que buscam cada vez mais o fator produtividade. Nesse contexto a sociedade está cada vez mais esclarecida acerca do papel das organizações empresariais e da contribuição das instituições sem fins lucrativos como ong’s e oscip’s. A Responsabilidade Social está inserida nessa nova realidade como ferramenta transformadora e que remete ao maior compromisso das organizações para com a sociedade. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002) que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis.
O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo tem em conta as consequências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente. Objetivando a consecução dos objetivos organizacionais e o cumprimento da função social por parte das empresas, através da responsabilidade social empresarial, o profissional de secretariado executivo adquire um importante papel na facilitação e consecução desses objetivos.
Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho foi identificar em um projeto de responsabilidade social de uma organização, como o profissional de secretariado executivo poderia contribuir para o seu desenvolvimento. A instituição estudada foi a Associação Caatinga, OSCIP, fundada em Fortaleza, que trabalha em prol da preservação do tatu-bola, animal símbolo da Copa do Mundo de 2014 e que está em ameaça de extinção. A Associação Caatinga é uma organização criada desde outubro de 1998 em Fortaleza que possui a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Dentre os projetos desenvolvidos pela organização o Projeto estudado foi o "No clima da Caatinga” que ainda está em desenvolvimento. A pesquisa realizada é um estudo de caso qualitativo que contou com uma entrevista com a secretária executiva da organização estudada. O presente artigo descreve primeiramente o perfil do profissional de secretariado, competências e a Lei de regulamentação da profissão, referenciando como estes aspectos podem contribuir para que o profissional contribua para o desenvolvimento do projeto de responsabilidade social analisado
2. COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DOS SECRETÁRIOS EXECUTIVOS

O profissional de secretariado executivo vem sofrendo muitas mudanças e adaptações, no qual, a competência e a excelência profissional tornam-se exigências no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Por ser um profissional-chave em qualquer estrutura empresarial, o profissional de secretariado, atualmente, engloba uma multiplicidade e diversidade de tarefas, que faz com que se exijam pessoas capazes de identificar e resolver problemas complexos, além de lidar com informações e clientes (MORAES, 1997).
Para Moraes (1997), após a regulamentação da profissão e o avanço da informática, alguns comportamentos gerenciais foram desmitificados, comportamentos estes, que promoviam mitos negativos da profissão, proporcionando um bom momento profissional para os secretários, que coincidiu com as mudanças de pensamentos das organizações, que estavam passando a dar mais valor ao cliente e buscando a qualidade total. O impacto destas mudanças fez a profissão do secretário possuir novas características dentro das organizações. Pois, muito se vê profissionais multimídia, atuando mais como assessor de executivos do que executando tarefas operacionais, tornando-se fator empresarial de integração e conexão, seja, interno ou externo (NEVES, 1992).
Nesse sentido, Costa (1999) afirma que o impacto sobre essa profissão ocasionou uma nova reativação de sua responsabilidade nos mais diversos papéis, inclusive no social. Dessa maneira, a maioria dos profissionais de secretariado tem a consciência da importância de estar inteirados a missão e propósito da empresa, para atingir as metas e resultados desejados, pois não basta apenas secretariar, é preciso ser atuante na empresa e também em outras áreas, tendo em vista que seu futuro no trabalho pode ser determinado pelo desempenho, e saber transpor limites é uma exigência permanente, ou seja, dada a diversidade de funções nas empresas, o profissional de secretariado deverá rever seu papel, como gestor e assessor, para que possa exercer suas funções em grandes instituições (COSTA, 1999). Tornando-se assim, o elo entre os executivos e os demais stakeholders, detendo, muitas vezes, informações que ninguém mais tem acesso, e consequentemente o profissional é investido de funções de maior responsabilidade, aderindo-se ao papel de “gerente do gerente”, prestando assessoria extremamente qualificada e atualizada, capazes de substituir seus chefes em certas ocasiões.
O secretário executivo, a cada dia, tem se destacado por apresentar o papel de gestor das suas atividades diárias, exercendo funções como: gerenciamento dos documentos, da informação e do conhecimento. Como consequência, tornou-se uma referência na empresa por transmitir, de forma vertical e horizontal, os conhecimentos geridos em seu interior. Por este motivo, o profissional precisa apresentar uma visão sistêmica da organização para controlar e distribuir as informações com agilidade para atender às exigências do mercado (GARCIA & SILVA, 2005). Pode-se dizer que os projetos de responsabilidade social interessam-se principalmente na função social da empresa e, ainda voltado para os seus colaboradores, superam as exigências do plano de trabalho, agregando valores na imagem institucional. Neste caso, o profissional de secretariado executivo através de sua formação acadêmica passa não só a ser um profissional multidisciplinar, mas a conhecer e desenvolver algumas temáticas, entre elas, a de responsabilidade social, tão exigida atualmente pelas empresas.
Conforme a legislação referente à profissão de Secretário Executivo, art. 4° da Lei n° 7377, de 30 de setembro de 1985, podemos verificar as atribuições dessa profissão. O elemento chave desse profissional é a organização, além disso, podemos incorporar os elementos principais da administração, como por exemplo, planejamento, direção, controle.

O perfil do profissional de Secretariado Executivo aponta para um profissional com competência para promover e participar da melhoria do processo de gestão e desenvolvimento das organizações, do aumento de produtividade e competitividade (BORTOLOTTO E WILLERS, 2005), ele é o “braço direito” do executivo, auxilia em todas as suas funções para que o dia a dia dele se torne mais fácil e que ele possa se concentrar em suas principais funções de gestão, deixando por conta do seu secretário as demais funções.
Atualmente a profissão conta com secretários que estejam cientes de seu novo perfil, buscando cotidianamente aperfeiçoamento, informação, inovação, dentre outros aspectos. A profissão secretarial está a cada dia abrangendo maiores campos de conhecimento e empregabilidade. Então, o profissional de Secretariado Executivo assume a função de gestor de informações, gerencia seu trabalho e dá o respaldo necessário ao administrador para que este tome as decisões com base em informações precisas.
Segundo visão de Garcia (2000), a profissão secretarial é uma das mais atraentes na área econômica. Raras são as profissões que, com ou sem formação superior, deixam um grande espaço aberto para o enriquecimento do trabalho sem vínculo com nenhuma atividade específico.

Este profissional tem o perfil adequado para assessorar a gestão de empresas podendo efetuar projetos e diagnósticos de análise organizacional, fornecendo o suporte necessário para produzir as mudanças exigidas pelo ambiente interno e externo às organizações, tanto no que se refere às estratégias organizacionais, equipes de trabalho, cultura organizacional, gestão de empresas ou mesmo no que diz respeito às práticas de assessoria e promoção de eventos organizacionais, reorganização interna (layout, equipes de trabalho, arquivos, atendimento, etc.) ou ainda o suporte às relações externas com a comunicação evidenciada em negociações tanto nacionais quanto internacionais (BÍSCOLI E CIELO, 2004).
Observando o profissional Secretário Executivo e suas atribuições é possível afirmar que, em virtude do seu posicionamento na organização, a comunicação passa a ser essencial nas suas rotinas. O Secretário Executivo no cenário atual deve estar apto a assessorar gerentes, devendo: dominar as competências técnicas da profissão; ter a perspicácia da visão e das atividades gerenciais e; na perspectiva empreendedora, deve ainda perceber a empresa e a realidade de mercado como empresário.

Assim, a comunicação se destaca através das competências técnicas de organizar e administrar as rotinas de trabalho como agenda, viagens, eventos, etiqueta e arquivo, pois o domínio das rotinas depende da informação bem filtrada, corretamente registrada e eficientemente gerenciada pelo profissional. Ou seja, um arquivo eficiente depende das formas de comunicação utilizadas na empresa e registradas através dos documentos guardados para acesso dos vários níveis departamentais da empresa.
Com a regulamentação da profissão, as atribuições dos secretários executivos foram delimitadas, e no inciso III foi possível identificar que o profissional de secretariado executivo deve coletar informações para a consecução dos objetivos empresarias, que podem estar relacionados, por exemplo, à responsabilidade social corporativa. Ao relacionar estas novas práticas com o perfil destes profissionais, os secretários executivos, agentes das informações e dos conhecimentos nas empresas, dispõem de mais encargos para o alcance de metas e de posicionamento da corporação no mercado por trabalhar ações de responsabilidade social corporativa. No art. 4° da lei 7 377, de 30 de setembro de 1985, lê-se sobre as atribuições do secretário executivo:
I- planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; II- assistência e assessoramento direto a executivos; III- coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas; IV- redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; V- interpretação e sintetização de textos e documentos; 4VI- taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro; VII- versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa; VIII- registro e distribuição de expedientes e outras tarefas correlatas; IX- orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia; X- conhecimentos protocolares. (BRASIL, 1985).

Esse conjunto de atribuições mostra a evolução do profissional quanto à sua origem junto aos escribas. Para Sabino e Rocha (2004), o secretário executivo tem uma gama de possibilidades dentro da empresa, pois pode organizar eventos, trabalhar com a parte burocrática e de métodos, além do domínio de idiomas, das técnicas secretariais, informática, arquivo; também deve ser uma pessoa capaz de resolver conflitos no seu ambiente de trabalho.

Por estas questões, verifica-se que o profissional de secretariado executivo precisa ter acesso as diretrizes e as metas da empresa para que ele possa contribuir com os objetivos definidos em níveis Diretivo e Gerencial para a colocação estratégica da empresa no mercado. No que se refere às categorias dos fatores necessários para auxiliar na execução de estratégias de Responsabilidade Social Corporativa, Coutinho & Macedo-Soares (2002) citam alguns aspectos que ajudam na consolidação destas ações sociais. Segundo esses autores, no que diz respeito à gestão de pessoas, eles citam certas variáveis como: talentos, habilidades, competências e ética pessoal, e estas se desdobram em alguns atributos necessários e desejáveis na aplicação de estratégias de RSC, sendo:
• Habilidades, conhecimentos e potencial para adquirir as competências necessárias para a aplicação de novas metodologias e práticas de RSC;
• Integridade, transparência, empatia, confiabilidade, responsabilidade, idoneidade;
• Alinhamento/consistência da ética pessoal com os padrões definidos pelo código de ética da organização.
Já em relação aos fatores organizacionais, as variáveis são: estrutura da organização, equipes, processos e sistemas de gestão, entre outras. Estas são estendidas aos atributos necessários na elaboração de ações de responsabilidade social, como:
• Estrutura flexível, horizontal, com algum grau de descentralização de poder;
• Multifuncionais e interfuncionais, com bom grau de empowerment;
• Documentados, pelo menos no nível macro, como processos interfuncionais, com uma perspectiva socialmente responsável.
Percebe-se que os principais atributos, seja em nível de talentos, habilidades e competências, ética, ou em nível da estrutura organizacional e dos processos gerenciais, o profissional de secretariado executivo está apto para realizar estes tipos de estratégias dentro das organizações. Em outras palavras, estes profissionais possuem qualidades como: a multifuncionalidade, a conduta ética, a transparência, entre outras competências, que fazem deles uma ferramenta útil para a coleta de informações a fim de alcançar os objetivos e as metas das organizações, bem como a idealização e a aplicação de ações de Responsabilidade Social Corporativa.

3. PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA

O Projeto "No clima da Caatinga” é desenvolvido pela Associação Caatinga, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), localizada no estado do Ceará. O Projeto é desenvolvido no mesmo estado da instituição e tem como objetivo a preservação de um dos biomas brasileiros que é a Caatinga. De acordo com o site do projeto, os objetivos específicos são:
“Evitar a emissão de gás carbônico (CO2) através da manutenção da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) e de áreas conservadas do seu entorno; Promover a recomposição florestal de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL) no entorno da RNSA; Reduzir as emissões de CO2 e fixar CO2 através da adoção de tecnologias sustentáveis na RNSA e seu entorno; Promover, de forma transversal, a educação ambiental para a conservação dos recursos naturais da Caatinga” (NO CLIMA DA CAATINGA).

O Projeto é composto por diversas ações, desde a promoção de concursos de desenho e poesia até a participação e eleição em prêmios da área de Responsabilidade Social no Ceará e Brasil. Como exemplo, o projeto recebeu o prêmio Dryland Champions, que deriva do Programa Dryland Champions que integra a Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação:

“A iniciativa premiada foi o Projeto No Clima da Caatinga, que patrocinado pela Petrobras atua na manutenção da Reserva Natural Serra das Almas e de áreas no seu entorno, desde 2011. O projeto é uma das fortes ações que a Associação Caatinga realiza para conservação, fomento à pesquisa, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região semiárida mais rica em fauna e flora do mundo, e que contêm um número elevado de endemismos, ou seja, de espécies que não são encontradas em nenhuma outro lugar.” (ASSOCIAÇÃO CAATINGA GANHA PRÊMIO DRYLAND CHAMPIONS)

Outra premiação importante e que oferece destaque ao projeto é o Prêmio ODM Brasil, em que o projeto foi selecionado na 5º edição do prêmio:
“O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), melhoria da qualidade de vida da população e as transformações sociais do país.” (PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA CONQUISTA PRÊMIO ODM BRASIL)
O projeto também é exposto em Encontros socioambientais, como o “Encontros socioambientais com Leninne”.

MÉTODO

Este trabalho é um estudo de caso qualitativo que objetivou identificar em um projeto de Responsabilidade social de uma organização como o profissional de secretariado executivo poderia participar de seu desenvolvimento, identificando quais atividades ele poderia desenvolver de acordo com suas competências e atribuições. Foi realizada uma pesquisa sobre o "No clima da Caatinga”, desenvolvido pela Associação Caatinga, uma OSCIP (Organização  da Sociedade Civil de Interesse Público),que atua com diversos projetos que fazem parte da área de responsabilidade social. A primeira parte da pesquisa buscou analisar o projeto, que estava disponível no site da organização. Posteriormente, buscou-se visualizar a partir das informações coletadas no site, como o profissional de Secretariado Executivo poderia executar suas atribuições e competências durante todo o desenvolvimento do projeto. O método de coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica e uma entrevista com a secretária executiva da Associação Caatinga. Acerca da entrevista, primeiramente foi indagado sobre a formação profissional, setor de atuação dentro da organização, atividades desenvolvidas, percepção sobre a responsabilidade social e que atividades desenvolvidas teriam relação com a responsabilidade social da entrevistada. Posteriormente buscaram-se informações sobre o projeto de responsabilidade social no qual a entrevistada participava, envolvendo os prazos, objetivos do projeto, profissionais que atuam e como era a relação da entrevistada com estes. Por fim, buscou-se identificar quais atividades eram desenvolvidas pela entrevistada dentro do projeto, competências e habilidades e qual o impacto da atuação da entrevistada no desenvolvimento do projeto.

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS

 

De acordo com a pesquisa o Projeto "No clima da Caatinga”, está voltado para a preservação total da Caatinga cearense que é parte de um bioma brasileiro. É possível verificar no projeto diversas etapas e ações durante o seu desenvolvimento, sendo possível identificar como o profissional de secretariado executivo poderia contribuir com suas competências e atribuições. O profissional de secretariado executivo poderia exercer sua atribuição I, que é planejamento, organização e direção de serviços de secretaria, durante o projeto desenvolvendo o planejamento da parte burocrática necessária para o desenvolvimento das etapas do projeto, como por exemplo, a documentação necessária para a realização das ações que integram o projeto, controlando os prazos de cumprimento das etapas do projeto, elaborando documentos específicos a serem direcionados aos órgãos parceiros e instituições com as quais a organização se relaciona para a execução do projeto, realizando ações como a avaliação do projeto em cada etapa que o compõe o projeto. Conforme a entrevista realizada com a secretária executiva da organização Rosaly Costa, quando indagada a respeito de suas atribuições dentro do projeto estudado ela revelou:

“Ajudo a equipe técnica, que elabora o projeto, no sentido de otimizar a documentação, envio e logística reversa (monitorando o andamento do processo de validação) dos projetos. Minha contribuição no sentido de apoio à equipe, eu não participo da elaboração do projeto, por não possuir formação compatível para esse serviço.”

Com relação à atribuição II, que é assistência e assessoramento direto a executivos, o profissional de secretariado executivo poderia contribuir ao projeto dando assistência e assessoramento aos Diretores e demais componentes da equipe que executa o projeto, como a equipe de coordenadores, biólogos e engenheiros. Esse assessoramento está relacionado a informações acerca do projeto e andamentos das ações, controle da agenda do projeto, pois conforme pesquisa o projeto possui diversas ações como participação em Feiras, Exposições, Premiações dentre outras. A atribuição III, diz respeito à coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas, nesta atribuição o profissional de secretariado executivo poderia desenvolver a coleta de informações a respeito dos eventos locais, nacionais e internacionais em que o projeto poderia participar ou ser apresentado, buscar informações sobre instituições que poderiam apoiar o projeto, como futuros parceiros, informar-se e certificar-se acerca dos trâmites legais do projeto, como certificados de  permissão e regulamentação para determinadas ações. Na atribuição IV, redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro, o profissional poderia contribuir redigindo ofícios e documentos de outros gêneros que sejam direcionados a órgãos que fazem parte da cadeia de relacionamento do projeto, como parceiros (Petrobrás) e instituições regulamentadoras (IBAMA), produzindo documentos em idioma estrangeiros para direcionamento a entidades internacionais e órgãos que necessitem de documentos em mais de um idioma. Um exemplo claro de execução dessa atividade é a produção de documentos direcionados ao Programa Dryland Champions que integra a Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação, no momento de premiação do projeto. A atribuição VIII é composta por ações que são inerentes ao registro e distribuição de expedientes e outras tarefas correlatas. Estas atividades podem ser facilmente desenvolvidas ao longo do projeto, em ações como: organização de pautas de reuniões, expedição de informativos internos entre a equipe e externos com relação a parceiros, órgãos e instituições envolvidas com o projeto. Conforme a atribuição IX - orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia, a mesma poderia ser executada através do controle de correspondências direcionadas ao projeto e repasse para a equipe de forma clara e sintetizada, avaliação das correspondências destinadas a cada tipo de profissional que compõe o projeto. A última atribuição X- conhecimentos protocolares, pode ser desenvolvida .....................................................

ATRIBUIÇÃO

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS DENTRO DO PROJETO

I – planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;

Organizar documentação, avaliar projeto, monitorar o processo de validação das ações de desenvolvimento do projeto, o desenvolvimento das etapas , como por exemplo, controlando os prazos de cumprimento das mesmas.

II- assistência e assessoramento direto a executivos;

Assistência e assessoramento aos Diretores e demais componentes da equipe que executa o projeto, como a equipe de coordenadores, biólogos e engenheiros.

III- coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas;

Coletar  informações a respeito dos eventos locais, nacionais e internacionais em que o projeto possa participar ou ser apresentado, buscar informações sobre instituições que poderiam apoiar o projeto, como futuros parceiros, informar-se e certificar-se acerca dos trâmites legais do projeto, como certificados de  permissão e regulamentação para determinadas ações

IV- redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro;

Redigir ofícios e documentos de outros gêneros que sejam direcionados a órgãos que fazem parte da cadeia de relacionamento do projeto, como parceiros (Petrobrás) e instituições regulamentadoras (IBAMA)

VIII- registro e distribuição de expedientes e outras tarefas correlatas;

Organização de pautas de reuniões, expedição de informativos internos entre a equipe e externos com relação a parceiros, órgãos e instituições envolvidas com o projeto

Referências:

BERNARDINO, Weidman Machado; NUNES, Warley Stefany. Responsabilidade Social: O Secretário Executivo como agente facilitador de estratégias no ambiente corporativo. Disponível em: e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/.../7030. Acessado em: 08 de Junho de 2014 as 16:00hs.

LIMA, Daniela Ribeiro Andrade; VIEIRA, Naldeir Dos Santos; JÚNIOR, Antônio de Souza Silva.  O profissional de secretariado e as competências demandadas pelas empresas que praticam a responsabilidade social: um estudo na Companhia Elétrica de Pernambuco – CELPE. Disponível em: www.aedb.br/seget/artigos07/557_artigo%20daniela.pdf. Acessado em: 08 de Junho de 2014 as 16:06.

BRASIL. Lei n.o 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o exercício da profissão de Secretário e dá outras providências. Brasília, DF: Senado. Disponível em: <http://www.sisergs.com.br/leis.php>. Acesso em: abr. 2009.

SABINO, R. F.; ROCHA, F. G. Secretariado: do escriba ao web writer. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

NO clima da Caatinga. No clima da Caatinga. 2014. Disponível em: < http://www.noclimadacaatinga.org.br/projeto.php >. Acesso em: 10 de jun de 2014.

ASSOCIAÇÃO Caatinga ganha Prêmio Dryland Champions. No Clima da Caatinga.  Disponível em: <http://www.noclimadacaatinga.org.br/ver_noticia.php?id_noticia=117>. Acesso em: 10 de jun de 2014.

PROJETO no clima da Caatinga conquista Prêmio Odm Brasil. No Clima da Caatinga. Disponível em: < http://www.noclimadacaatinga.org.br/ver_noticia.php?id_noticia=116>. Acesso em: 10 de jun de 2014.