FACULDADE ZACARIAS DE GÓES

 REINALDO AMORAS FERNANDES SILVA

VALENÇA-BAHIA

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade apresenta a função de controlar os fatos ocorridos no patrimônio da empresa, por meio de uma análise dos registros, demonstrações, o que resultará na geração de informações e orientações para que os gestores possam tomar suas decisões com um melhor fundamento, aumentando assim as possibilidades de acertos.

É a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientações – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial (FRANCO, 1996, p. 21). 

Durante muito tempo, a Contabilidade era visualizada tão somente como um sistema de informações tributárias, contudo, com um mercado altamente competitivo e exigente que se apresenta atualmente, uma nova visão se apresenta, passando a ser considerada também como um instrumento gerencial que fornece suporte aos gestores no processo de gestão, planejamento, execução e controle, bem como no processo de tomada de decisão.

O profissional contábil vem evoluindo em suas tarefas e funções, desempenhando atividade nos mais distintos setores, e, para tanto se faz necessário apresentar conhecimento amplo, bem como demonstrar habilidades com as informações, mostrando-se não somente como um elaborador de relatórios contábeis e financeiros, mas sim como um orientador e esclarecedor dos atos e fatos contábeis da empresa para seus gestores, fazendo-se desta forma, uso da contabilidade gerencial, que segundo Atkinson (2000, p. 67), é definida pelo Instituto de Contadores Gerenciais (Instituteof Management Accounting),

[...] como processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar uso apropriado e responsável de seus recursos [...]. 

O município de Teolândia-Bahia, compreende pequenas empresas, sendo que grande parte destes abrangem o setor supermercadista, em geral constituindo-se na realização de projetos de pequenos empreendedores que visualizam em seus bairros e proximidades do centro a oportunidade de obtenção de lucro e prosperidade. Contudo, torna-se difícil para este pequeno empresário entender a contratação de um contador como um investimento, considerando o dispêndio financeiro apenas como despesa. Tal inconsciência é decorrente, talvez, da falta de informação, ou também por experiência anterior, em que profissionais que lhes prestaram seus serviços atuaram somente respondendo as suas expectativas, como atendimento das exigências legais, em consequência de não apresentarem as competências exigidas do profissional contábil requeridas pelo mercado vigente.

 Diante da incerteza acerca da importância deste profissional para as organizações, a investigação de tal temática objetiva elucidar o seguinte questionamento: a atuação do profissional contábil pode possibilitar o desenvolvimento gerencial do setor supermercadista em Teolândia – Bahia?

Ao iniciar um estudo sobre um tema, apresentam-se alguns pressupostos, assim, também nesta pesquisa ocorre a existência de hipóteses, sendo apresentada como básica: a atuação do profissional contábil promove o desenvolvimento gerencial nas organizações; e secundárias: a) o profissional contábil é responsável pela assessoria e o planejamento tributário da empresa, facilitando a compreensão das demonstrações contábeis do exercício, bem como do processo de resultado; b) o setor estudado não utiliza adequadamente a prestação de serviços de contadores; c) a assessoria de um profissional contábil promoverá maior desenvolvimento ao setor supermercadista em Teolândia – Bahia.

Com o intuito de elucidar, comprovar ou refutar os pressupostos existentes, o estudo foi estruturado em objetivos, sendo o objetivo geral: analisar a relação entre a atuação do profissional contábil e o desenvolvimento gerencial do setor supermercadista; e específicos: a) apresentar o auxílio prestado pelo contador à empresa em relação à elucidação das contas e consequentemente o fornecimento de informações para o planejamento tributário; b) avaliar a relevância da assessoria contábil no desenvolvimento do setor supermercadista em estudo; c) identificar o grau de atuação do profissional contábil no setor supermercadista de Teolândia – Bahia.

Na contemporaneidade, com o dinamismo do mercado, competitividade acirrada e clientes cada vez mais informados dos seus direitos, e, por conta disso, mais exigentes, surgem às necessidades das organizações empresariais serem rápidas e dinâmicas em suas ações, planejando suas estratégias com a maior precisão possível para alcançar os objetivos pretendidos, especialmente, a curto-prazo. Neste processo, a informação disponibilizada é de suma importância para uma tomada de decisão eficiente e eficaz, podendo colocar a empresa um passo a frente da sua concorrência.

A realização deste estudo justifica-se por considerar que à atuação dos profissionais contábeis pode possibilitar maior controle acerca do patrimônio da empresa, promovendo a geração de informações em tempo hábil para a efetivação de ações mais rápidas e seguras. Contudo, existem por parte dos gestores alguns questionamentos quanto à necessidade de tal profissional, visto que na maioria das vezes a contratação deste profissional pode ser encarada como uma despesa extra e desnecessária.

Para administrar qualquer empresa, torna-se necessário o apoio constante das demonstrações contábeis, pois através do registro dos dados financeiros, que transparece a real situação econômica da instituição em exercícios anteriores e atuais, inclusive previsões, tendo como base lançamentos futuros, o administrador pode avaliar o desempenho e a posição organizacional da mesma, concentrando-se desta forma, nos problemas, imperfeições, ineficiências e oportunidades operacionais, para em seguida avaliar se os objetivos e metas devem ser ou não modificados, bem como a necessidade de se buscar a solução de problemas.

O profissional contábil torna-se necessário para os empresários, tendo em vista sua função de interpretar os dados gerados e transformá-los em informações confiáveis, de forma rápida e competente. Em contrapartida, percebe-se, especialmente nos pequenos centros, que a visualização da Contabilidade pode resumir-se ao cumprimento de obrigações e exigências fiscais, sendo requeridos os serviços do contador apenas uma vez por mês para responder suas obrigações frente às exigências do Fisco, como o cálculo de tributos, por meio da escrituração de notas fiscais, admissão e demissão de funcionários, elaboração de folha de pagamento, envio das informações à Receita Federal, geração de guias para o pagamento dos tributos e esporadicamente preparação de documentos com a pretensão de atividade de financiamento junto a instituições financeiras.

Além disso, é notório que a Contabilidade mostra-se imprescindível, pois através da escrituração de movimentos financeiros da empresa, num processo formal, reúnem-se dados para ajudar e coordenar decisões coletivas à luz das metas ou objetivos gerais de uma organização. Esta consiste no maior sistema de informações quantitativas das organizações. Desta maneira, fornece para os administradores relatórios internos, para uso no planejamento e controle das atividades de rotina, na tomada de decisões especiais, na formulação de políticas globais e de planos a longo-prazo, bem como, servem também como relatórios externos para acionistas, para o governo e outras partes externas.

Assim, o presente artigo aborda no setor supermercadista de Teolândia – Bahia, a importância de tal profissional para desempenho com excelência na organização empresarial, podendo desta forma proporcionar uma nova ótica aos administradores deste ramo mercadológico em relação ao contador, conduzindo-os a uma ação inteligente, a qual acarretará o progresso de seu negócio, tornando-se mais competitivo. 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Contabilidade apresenta uma posição chave no cenário administrativo, visto que, auxilia o gerenciamento do planejamento de todas as subdivisões da empresa, sendo o contador um consultor gerencial que provê informações relevantes aos gestores para suas ações, no momento em que organiza e reporta dados relevantes, que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes tendo em vista a missão e objetivos da empresa.

O profissional contábil gerencia todo o sistema de informação, fornecendo desta maneira subsídios para a tomada de decisões tanto no ambiente interno quanto externo. Assim, torna-se necessário que o contador evidencie no âmbito da empresa, que as informações geradas por intermédio da Contabilidade, se constituem em base estrutural no processo decisório.

2.1 O SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência muito antiga, teve seu início desde o surgimento da humanidade, quando as pessoas passaram a possuir bens e necessitar de técnicas de controle para manter esses bens. Segundo Marion (1998, p. 32) “Costuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem”.

Ao se registrar negociações têm-se a Contabilidade. Contudo ao considerá-la como Ciência buscou-se sua paternidade, sendo direcionada a um frei italiano chamado Lucca Pacciolli, o pai da Contabilidade Moderna, tendo em vista o livro de sua autoria intitulado Summa.

Tal livro descrevia todos os métodos de contabilização que existiam espalhados e que foram transmitidos através de relatos verbais e também por pequenos livros que ensinaram como fazer os registros dos bens e das mercadorias que eram negociadas por mercadores ou outros negociantes da época (MARTINS JUNIOR, 2011, p. 7). 

A Contabilidade tem como finalidade auxiliar os usuários com informações econômicas e financeiras, as pessoas usam para buscar respostas as suas questões, o governo utiliza para imposição fiscal, mas ninguém estará tão vitalmente interessado quanto os tomadores de decisões internas à entidade.

Neste sentido percebe-se o grande papel desempenhado pela Contabilidade, principalmente dentro da organização e sobre a utilidade desta Martins Junior (2011, p. 7) ressalta:

[...] fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, facilitando as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários, como também por parte daqueles que tem a intenção de investir na empresa. 

O profissional contábil deve entender a necessidade de se buscar uma maior aproximação com o usuário das informações para que suas necessidades sejam identificadas e atendidas com maior eficácia, pois na prática, o usuário é o único agente que pode atribuir valor à Contabilidade e enfatiza-se que todo o planejamento contábil, desde a elaboração do plano de contas até a produção dos relatórios finais, deve começar a partir de seus usuários.

2.2 A ASSESSORIA CONTÁBIL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO GERENCIAL

Após a avaliação das demonstrações contábeis, com base nos seus dados é feita a conversão destes em informações que são posteriormente utilizados para a tomada de decisões da organização através da contabilidade gerencial.

Esta pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis, que se utiliza de tais técnicas com um grau de detalhe mais analítico e de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mesurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões (MARION, 2003, p. 23). 

A contabilidade gerencial também utiliza conhecimento de outros campos não circunscritos à Contabilidade como: conceito da administração de produção, da estrutura organizacional, bem como da administração financeira, campos na qual toda contabilidade empresarial se situa. Todos os relatórios podem ser apresentados, tanto a interessados externos à empresa, quanto sob o ponto de vista da gerência.

A contabilidade gerencial e a contabilidade financeira possuem de certa forma uma fronteira, a financeira é utilizada para a feitura dos relatórios, é como se fosse a parte conclusiva ou final e a gerencial é tida como supridora de informação para os usuários interessados da empresa, ou seja é a introdução e o desenvolvimento.

A contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferindo a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços, colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS, 1998, p. 21). 

Neste contexto, a contabilidade gerencial tem como finalidade fornecer informações reais da empresa naquele momento, isto é, passar qual é a situação atual da entidade, se está tendo lucro ou não, como e onde pode ser melhorado, onde podem ser realizadas as mudanças, entre outros.

Constitui-se numa forma de expressar planos administrativos e um instrumento para relatar os resultados da administração, por meio e uso de palavras e números. Ela tem como função o controle e planejamento da administração. “A atividade gerencial deve ser desenvolvida em conexão com as informações contábeis, com vistas aos aspectos de planejamento, execução, apuração e análise do desempenho organizacional” (BRAGA, 2006, p. 30).

Então, resumidamente pode-se dizer que, o contador tem como função, coletar informações da empresa atual, comparando com outros momentos passados da empresa e analisando-o de forma a fornecer informações necessárias aos administradores, para  a tomada de decisão, planejamento e execução, para que assim cheguem a resultados práticos favoráveis à empresa.

O contador deve ser visto pela sociedade e por seus clientes, como um gerador de informações. Informações essas que se tornam essências e diferenciais, pois sua destreza em avaliar fatos passados, assim como os presentes e projetando-os para o amanhã, se torna um fator essencial para o sucesso (SILVA, 2003, p. 3 apud RIBEIRO, 2009, p. 3). 

Assim, a contabilidade gerencial recebe o apoio constante das demonstrações contábeis, pois através do registro dos dados financeiros, que transparece a real situação econômica da instituição em exercícios anteriores e atuais, inclusive previsões, tendo como base lançamentos futuros, o administrador pode através da avaliação financeira, medir o desempenho e a posição organizacional da mesma, concentrando-se desta forma, nos problemas, imperfeições, ineficiências e oportunidades operacionais, para em seguida avaliar se os objetivos e metas devem ser ou não modificados, bem como a necessidade de se buscar a solução de problemas.

A interpretação das demonstrações contábeis, por exemplo, é de interesse não só para análise de fim exercício, mas também para a atividade administrativa normal. A administração pode encontrar, de fato, nas demonstrações contábeis mais frequentes – por exemplo, mensais -, uma fronteira primária em relação à situação corrente da empresa. A administração deve poder manter a atividade da empresa sob contínuo controle, por meio de um sistema de informações o mais simples possível, e que exija o mínimo de absorção de tempo. Um conjunto de indicadores, se bem estudado, pode corresponder a essa exigência, porque permite esclarecer pontos importantes da situação empresarial por meio de poucos e significativos elementos-chaves (BRAGA, 2006, p. 30). 

Desta forma, as demonstrações contábeis são relevantes, funcionando como orientação para tomada de decisões, no que diz respeito a investimentos e financiamentos. Através destas, os dirigentes da empresa, os acionistas e administradores financeiros, podem realizar uma análise financeira de balanços, por exemplo, e avaliar oscilações no patrimônio da empresa e consequentemente as decisões tomadas e projetar situações futuras baseadas no orçamento financeiro.

Segundo Matarazzo (2003), estas demonstrações podem trazer dados e gerar informações sobre situação financeira e econômica, desempenho de diferentes setores, ocasionar eficiência na utilização dos recursos, detectar os pontos fortes e fracos, as tendências e perspectivas, o quadro evolutivo, adequação das fontes às aplicações de recursos, as causas das alterações na rentabilidade, na constatação de erros na administração, as medidas que deveriam e não foram tomadas, análise de alternativas econômico-financeiras futuras.

Sobre o profissional contábil não se pode mais visualizá-lo apenas como o guarda livros, ou o emissor de guias tributárias, atualmente, tal prestador de serviços constitui-se num produtor de informações, visto que está inserido na saúde econômica da empresa. Este novo perfil do profissional contábil é exigência do mercado contemporâneo, cada vez mais competitivo e inovador, o qual busca empreender diferenciações, inclusive na postura de seus colaboradores.

O contabilista exerce papel de grande relevância no que se refere à informação, um bem considerado importante no mundo dos negócios e que serve de base para todas as decisões da empresa. De fato, é função do profissional contábil, fornecer aos usuários da Contabilidade informações de acordo com suas necessidades (MARTINS et al 1997, p. 68). 

Nesta perspectiva, o contador deve apresentar capacidade intelectual para se portar, falar, convencer e influir na gestão da informação tanto para dentro, quanto para fora da empresa, atendendo interesses e a diferentes demandas. Assim, a função de um contabilista não se limita ao simples cumprimento das leis e recolhimentos dos tributos, vai muito mais além, pois é responsável pela inteligência financeira da empresa, visto que apresenta uma visão mais ampla e estratégica das questões contábeis, tributárias e financeiras, portanto, deve ser uma pessoa dinâmica, inquieta e que sempre busque a atualização e ficar atento não só a legislação, mas também aos negócios e contextos da empresa.

2.3 AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E SUA RELEVÂNCIA PARA A AVALIAÇÃO      FINANCEIRA DA EMPRESA

Toda instituição que trabalhe com valores monetários deve apresentar em forma de demonstrações contábeis a situação econômica da empresa. Desta forma, estas se fazem necessárias, visto que consistem em relatórios resumidos da contabilização das transações, podendo referir-se a qualquer ponto no tempo e qualquer período. Assim, traduz-se numa fotografia das condições financeiras em determinados momentos, refletindo a movimentação das contas patrimoniais e das operações.

Segundo Braga (2006) os administradores utilizam-se das demonstrações contábeis objetivando a prestação de contas considerando as responsabilidades da empresa perante aspectos públicos, sendo acionistas, credores, governo e a comunidade em geral. Neste sentido tais demonstrações visam transparecer a situação econômico-financeira da organização, seu patrimônio e resultados, que podem ser conhecidos e analisados pelas pessoas por ela interessadas.

Com base nas informações contidas nestes documentos, posteriormente, podem ser utilizados em análises referentes aos seus impactos patrimoniais, visualizando períodos passados, presentes e futuros, que poderão servir para a tomada de decisões em relação a empreendimentos ou reduções de custos.

A eficiência do sistema de informações contábeis de uma empresa é fundamental para a análise das demonstrações contábeis, pois quanto mais deficiente o sistema contábil da empresa, menor o grau de confiabilidade nas informações contidas em suas demonstrações contábeis (BRAGA, 2006, p. 28). 

Desta forma, as demonstrações contábeis objetivam a conversão de dados em informações, sendo seu grau de excelência medido pela qualidade e extensão das informações geradas.

Sabe-se que o profissional contábil exerce um papel fundamental na sociedade, pois como já foi citado anteriormente, é a partir das informações fornecidas por ele que os usuários da Contabilidade podem tomar suas decisões gerenciais.

Os dados analisados são convertidos em relatórios escritos em uma linguagem clara, tendo geralmente acompanhamento de gráficos.

[...] a Contabilidade tem por finalidade o controle dos fatos ocorridos no patrimônio da empresa, através de uma análise dos registros, demonstrações, obtendo-se com isso informações e orientações para que os gerentes possam tomar suas decisões com um melhor fundamento da composição do balanço e suas variações (IUDÍCIBUS, 2000, p. 22 apud RIBEIRO, 2009, p. 19). 

Segundo Iudícibus (2010, p. 22), as principais Demonstrações Contábeis são as seguintes:

a)    Relatório da Administração: não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação desse relatório, que deve evidenciar os negócios sociais e principais fatos administrativos ocorridos no exercício, os investimentos em outras empresas, a política de distribuição de dividendos e de reinvesti mentos de lucro e etc.

b)    Balanço Patrimonial: o balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática,

c)     Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração do Resultado Abrangente (DRA): A Lei nº 6404/76 define o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício, que deve ser apresentada na forma dedutiva, com os detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício, e por ação, sem confundir-se com a conta de Lucros Acumulados, onde é feita a distribuição ou alocação do resultado. O Resultado Abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietário.

d)    Demonstrações do Fluxo de Caixa: a Demonstração do Fluxo de Caixa vai visar mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo.

e)     Demonstrações do Valor Adicionado: A DVA tem como objetivo principal informar o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuição.

f)     Notas Explicativas: As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos ou outras demonstrações contábeis necessárias à plena avaliação da situação e da evolução patrimonial da empresa. 

As demonstrações contábeis fornecerão dados que serão transformados em informações pelo contador, para em seguida serem disponibilizados para a gerência da organização, norteando desta forma as ações de planejamento estratégico com maior segurança e assegurando, em contrapartida, maior possibilidade de sucesso no alcance dos objetivos propostos.

2.4 AVALIAÇÃO FINANCEIRA

De posse das informações, o administrador terá a condição de realizar a “avaliação financeira”, analisando o resultado das decisões de investimento e financiamento realizadas, bem como definir os próximos passos que a empresa irá empreender.

Iudícibus (1998) destaca que a Contabilidade, caracterizada por operações altamente repetitivas, habitualmente é utilizada com mais eficiência na oferta de relatórios destinados a interessados externos à empresa, pela contabilidade financeira, frente o fornecimento de dados e informações a serem utilizados seja na tomada de decisões especiais ou como subsídios para a análise e interpretação de suas demonstrações financeiras.

Contudo, diante de um negócio a ser fechado ou um projeto a ser desenvolvido, surge a necessidade do administrador, avaliar e estudar a viabilidade, estabilidade e possibilidade de lucratividade.

Neste processo são geralmente comparados índices financeiros de solvência, lucratividade, crescimento entre outros. Estes índices são obtidos através da divisão de grupos de contas contábeis do balanço patrimonial e da demonstração de resultados.

A avaliação financeira pode ter conclusões diferenciadas entre auditores ou avaliadores. O que vai influenciar na verdade essa conclusão é a fórmula ou o modelo a ser tomado como exemplo para a avaliação dos dados e das demonstrações. Ao longo do tempo vêm surgindo novas técnicas e métodos para essa avaliação, que servirão para uma tomada de decisão dentro da organização.

Iudícibus (1998, p. 66) cita algumas condições para que uma análise de balanço seja efetivada: 

a)    a contabilidade da empresa deve ser mantida com esmero e sem interferências “manipuladoras” ou “normalizantes” de resultados;

b)    ainda que presumivelmente, o departamento de contabilidade tudo faça para “tocar” os serviços contábeis de forma correta, ainda assim é necessário, nas firmas médias e grandes, o parecer do auditor independente ou pelo menos o acompanhamento da auditoria interna;

c)     na medida do possível, os demonstrativos objeto de análise por meio de índices devem ser corrigidos detalhamento, levando-se em conta as variações do poder aquisitivo da moeda. 

Esta ação dentro de uma empresa é de suma importância, visto que demonstra a real situação financeira da organização e eventualmente são tomadas as decisões mais adequadas, visando o reajuste ou precaução necessária. Essa avaliação irá detectar os problemas existentes, tanto no lado operacional, de deveres e obrigações, quanto em bens e direitos. Desta forma, apresenta a função de analisar os dados financeiros gerais da empresa, devendo ser periódica. O aconselhável é que se faça uma avaliação não só mensal, mas se possível até mesmo diária.

A análise financeira e de balanços deve ser entendida dentro de suas possibilidades e limitações. Por um lado, aponta mais problemas do que soluções; por outro lado, convenientemente manuseada pode transformar-se num poderoso “painel de controle” da administração (IUDICIBUS, 1998, p. 65). 

Não se faz relevante à fórmula ou a técnica usada, o importante é fazer e fazer sempre, caso o administrador ou o responsável não queira ver sua empresa fechar as portas, visto que depois desta avaliação realizada a contabilidade gerencial poderá entrar em ação.

2.5 GESTÃO FACILITADA PELO CONHECIMENTO CONTÁBIL

É preciso saber que as informações fornecidas pela Contabilidade não se restringe a apresentação do Balanço Patrimonial e das Demonstrações de Resultado, mas, sobretudo, proporciona ao administrador um contínuo fluxo de informações acerca dos mais distintos aspectos financeiros e econômicos da organização empresarial. Porém, de posse de tais dados, o gestor deve avaliar a situação vigente, oportunidade X limitações, conjunto de fatores que lhe permitirá a tomada de decisões com maior segurança, com uma maior possibilidade de acertos.

Segundo Canuto (2000 apud MARION, 2003) a função do contador não se resume a um apurador de dados, mas um tradutor, visto que não é o bastante a elaboração de relatórios contábeis e financeiros, sendo necessário fazer com que os gestores compreendam o que tais relatórios informam, visando por meio da interpretação das informações, adequá-las à tomada de decisões de aspectos, como a utilidade, transparência, clareza e objetividade das demonstrações contábeis.

As principais finalidades da geração da informação contábil são de controle e planejamento. No que diz respeito ao controle, os relatórios contábeis trazem uma valiosa contribuição, visto que fornecem informações à empresa em relação aos planos e políticas da administração, podendo assim ser avaliado o desempenho individual e coletivo da organização. Depois da análise realizada se busca meios e mecanismos para maximização de resultados positivos e nesta perspectiva efetua-se um planejamento, podendo ser focado em áreas especifica ou na empresa como um todo.                    

A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões ou Standards e ao inter-relacionamento da Contabilidade com planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial. Mesmo em caso de decisões isoladas sobre várias alternativas possíveis, normalmente utiliza-se grande quantidade de informação contábil (IUDÍCIBUS, 1998, p. 25). 

A todo instante surgem novas empresas, há inúmeros empreendedores materializando seus sonhos com abertura de seus próprios negócios, porém uma grande parte destas é fadada ao fracasso, sobretudo as pequenas empresas. Muitos empresários responsabilizam a carga tributária, os encargos sociais, a falta de recursos, os juros altos, dentre outros. Os tributos são inúmeros, tributação em cascata, tributação da folha de pagamentos, excesso de burocracia, deficiências dos mecanismos de desoneração das exportações e dos investimentos, culminando no desestímulo as atividades produtivas e a geração de empregos.

Contudo, a falência das empresas ocorre pela falha na gerência, decorrente da tomada de decisões ineficazes, errôneas, sem respaldo de dados confiáveis, que foram produzidas por uma Contabilidade irreal e destorcida, elaborada com a finalidade de atender as exigências fiscais.

Desprovida de informações reais a empresa não poderá tomar as decisões mais acertadas e consequentemente não terá muita possibilidade de crescimento.

A Contabilidade oferece subsídios para o norteamento das ações dos diversos setores da empresa, seja na área de produção, marketing, investimentos, financiamentos, custos, dentre outros.

As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar a seus usuários base segura às suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a Entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece (MARION, 2003, p. 33). 

Nesta perspectiva, o profissional de Contabilidade passou a inserir-se cada vez mais no processo de gestão das organizações, nos trabalhos de naturezas estratégicas, alavancando a comunicação com os gestores operacionais, das diversas áreas, de forma integrada com os setores de gestão, melhorando assim a qualidade na tomada decisão.

3 METODOLOGIA

O desenvolvimento desta pesquisa se efetuou de forma descritiva, por meio de coleta de dados, e exploratória, através de levantamento bibliográfico e estudo de caso, sendo direcionada ao setor supermercadista em Teolândia – Bahia.

3.1 COLETA DE DADOS

Esta fase da pesquisa ocorreu no período de 13 a 20 de outubro de 2012, quando foi realizada a aplicação de formulários (Apêndice A) com treze empresários do setor supermercadista de Teolândia. Houve também o direcionamento de formulários (Apêndice B), a cinco contadores que prestam serviços a este setor, com o intuito de averiguar a presença do profissional contábil nestas instituições comerciais, sua importância para o desenvolvimento do negócio, bem como para a análise do grau valorização do contador pelos empreendedores e o conceito destes quanto ao papel de tal profissional. A pesquisa também se estruturou em pesquisa bibliográfica, através de documentação direta e indireta.

3.1.1 Documentação indireta

Buscando a obtenção de dados, se efetivou uma pesquisa documental, por meio de fontes primárias e secundárias, através de consulta em fontes bibliográficas como, livros, revistas e buscas online.

3.2 APRESENTAÇÃO DOS DADOS.

Para a sistematização dos dados, as técnicas utilizadas são quantitativas, através de estatísticas, e qualitativas, com a análise de conteúdo, interpretação e construção do discurso. Neste contexto, a avaliação se fundamentou nos formulários, contendo 18 questões fechadas, direcionados a treze empresários do setor supermercadista do município de Teolândia – Bahia, como também um formulário, tendo sido aplicado a cinco contadores que prestam serviços aos empresários do setor, contendo 13 questões fechadas. Tais indagações se estruturaram nos objetivos traçados para realização da pesquisa, pelas quais se buscou a comprovação ou refutação dos pressupostos levantados. Desta forma, houve em princípio a análise quantitativa, onde os dados foram tabulados e tendo em vista uma melhor visualização dos resultados foram demonstrados em figuras gráficas, seguidas de interpretações, sendo apresentadas de forma contextualizada, por meio de pequenos comentários conclusivos acerca das informações colhidas.

5 CONCLUSÃO

Com o avanço da economia o mercado de trabalho se tornou muito exigente, e pra ser um profissional valorizado é preciso que seja comprometido, em qualquer área de atuação. A competição por trabalho está cada vez mais acirrada, as empresas exigem cada vez mais dos parceiros, contratando somente pessoas que são capazes de lhes fornecer informações úteis, seguras e precisas para que exerça suas atividades com maior possibilidade de acertos por meio da tomada de suas decisões com o mínimo de erros possíveis.

Percebeu-se no decorrer do trabalho que o contador faz parte da empresa, podendo transferir seus conhecimentos aos empresários, demonstrando sua importância, já que a Contabilidade é, acima de tudo, uma área estratégica, podendo orientá-los sobre o melhor procedimento a tomar em situações conflitantes ou indicar caminhos que melhorem a capacidade produtiva da empresa, ou ainda, ajudar a aumentar a lucratividade do negócio. Para tanto, suas intervenções não podem limitar-se apenas na orientação quanto aos impostos que precisam ser recolhidos, ou ao preenchimento dos formulários previstos na legislação, exigido por órgãos ou repartições públicas.

A pesquisa surgiu a partir do questionamento sobre a atuação do profissional contábil e a possibilidade do desenvolvimento gerencial do setor supermercadista em Teolândia – Bahia, tendo em vista que o município apresenta pequenas empresas neste ramo, as quais não apresentam crescimento ou inovação em suas atividades. E neste contexto percebe-se que a atuação do contador é pequena e limitada, levando em consideração que a contratação do contabilista é realizada para o atendimento somente das questões legais e do fisco, sendo inutilizada a possibilidade de assessoria para o planejamento contábil, visando uma tomada de decisões mais acertada e competente.

Ao ser iniciado o estudo já havia pressupostos, os quais foram confirmados. Acreditava-se que a atuação do profissional contábil promove desenvolvimento gerencial nas organizações. Por meio de estudos bibliográficos, baseados em variados teóricos, houve o confronto de tais ideias sobre esta temática, sendo defendida por todos tal afirmação, visto que as informações prestadas pelo contabilista aos gestores são indiscutivelmente relevantes para a definição de objetivos estratégicos e metas de qualquer empreendimento comercial.

Quanto a responsabilidade pela assessoria e o planejamento tributário da empresa atribuído ao profissional contábil, com a finalidade de facilitar a compreensão das demonstrações contábeis do exercício, bem como o processo de resultados, houve a confirmação também por meio do referencial teórico, o qual demonstrou a importância do entendimento dos dados contábeis, bem como a necessidade de transformá-las em informações úteis a gestão empresarial.

Por meio da aplicação dos formulários se comprovou que o setor em estudo não utiliza adequadamente a prestação de serviços de contadores ao demonstrarem que a maioria dos serviços prestados refere-se ao atendimento de exigências de cunho legal. Também ficou transparecido, que a oportunidade de consulta a este profissional muitas vezes não é explorada pelos empresários do setor supermercadista teolandense. Eles consideram o contador como uma despesa para a empresa, tendo a utilidade no que diz respeito a geração de guias de tributos e emissão de relatórios.

Nesta perspectiva, se evidenciou que a assessoria de um profissional contábil promoverá maior desenvolvimento ao setor supermercadista de Teolândia- Bahia, levando em consideração o papel real da Contabilidade que consiste numa ciência que busca fornecer subsídios e informações capazes de promover ações mais estruturadas e eficientes, inclusive no que diz respeito a tomada de decisões em tempo hábil e que respondam as expectativas e inovações  de um cenário mercadológico cada vez mais dinâmico e competitivo, no qual quem for o detentor das informações terá o poder e inúmeras possibilidades de expansão.

Em relação aos objetivos para desenvolvimento do trabalho, estes foram atingidos. No objetivo geral buscou-se analisar a relação entre a atuação do profissional contábil e o desenvolvimento gerencial do setor supermercadista de Teolândia-Bahia, sendo realizado este estudo pela discussão proposta por meio da fundamentação teórica e de todos os resultados e discussões da pesquisa de campo, que demonstrou resumido conhecimento por parte dos empresários acerca da grande potencialidade existente no assessoramento contábil. Em função das informações contábeis não serem devidamente aproveitadas o desenvolvimento do setor fica comprometido. Desta forma, uma nova percepção sobre a relevância da Contabilidade no dia-a-dia da empresa ocasionará melhorias e crescimento no setor.

No decorrer da pesquisa objetivou-se demonstrar o auxílio prestado pelo contador à empresa em relação à elucidação das contas e consequentemente o fornecimento de informações para o planejamento tributário. Tal informação se apresenta no referencial teórico, por meio de reflexões de diferentes autores que discorrem sobre o tema.

Também buscou-se avaliar a relevância da assessoria contábil no desenvolvimento do setor supermercadista em estudo, o que também se comprovou por meio do saber cientifico presente na fundamentação teórica, bem como nos resultados obtidos por meio da aplicação dos formulários, que  indicaram baixo conhecimento no que diz respeito a utilização das informações contábeis, fato que pode explicar o limitado crescimento do setor. Assim, se as informações passarem a ser usada, a probabilidade é de desenvolvimento.

Por fim, foi identificado o grau de atuação do profissional contábil no setor supermercadista de Teolândia – Bahia, sendo exposta por meio dos formulários, a ideia de que a atuação deste profissional está aquém de suas potencialidades. O contabilista é requerido para prestações de serviços burocráticos e o contato entre as partes no processo, contratado e contratante, é mínima diante das demandas e possibilidades de assessoramento. Há uma falta de conhecimento por parte dos empresários em relação a esta faceta do contador e por outro lado existe a falta de compromisso do profissional em fornecer tais informações e disponibilizar seus serviços.

Partindo deste pressuposto, a importância deste profissional dentro das empresas é crucial para o sucesso da organização, devendo, portanto, ser reconhecido pelo contratante, já que desempenha um imprescindível papel institucional e na sociedade, de um modo geral. Nesta perspectiva, a sociedade também deve valorizar a classe contábil, dando ao profissional o valor merecido. Em contrapartida, vale ressaltar também a importância do profissional ter consciência de sua função, e exerce a atividade com ética e profissionalismo.

Para tanto, sugere-se que os profissionais estejam sempre buscando atualização, já que trazem grande contribuição para esse mercado tão competitivo, frente às novas mentalidades empresariais, as diversas culturas de gestão patrimonial, os diferentes sistemas de informações gerenciais, entre outros fatores, os quais indicam a existência de um contexto de amplas mudanças para o perfil do profissional contábil. Dentre todas as profissões, a de contador talvez seja uma das que mais exija do profissional, a todo instante, uma postura crítica e ética, pois é a atividade contábil aquela que, através de seus relatórios, registros, demonstrações e principalmente pela assinatura da responsabilidade técnica pelo serviço prestado, expõe aos dependentes e usuários da Contabilidade as informações requeridas, pois o foco de todo o trabalho será sempre o seu cliente e as informações seguras e precisas que serão fornecidas a ele.

REFERÊNCIAS

 ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000. 

BRAGA, Hugo Rocha. Demonstrações contábeis: estrutura, análise e interpretação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 

BOONI, Diego; LAVANHOLE, Laércio; SILVA, Luciana Dias da. A evolução da contabilidade e a valorização do profissional contábil. Disponível em:

http://univen.noip.biz/listamono/monografias%5CCi%C3%AAncias%20Cont%C3%A1beis%5C2009/A%20EVOLU%C3%87%C3%83O%20DA%20CONTABILIDADE%20E%20A%20VALORIZA%C3%87%C3%83O%20DO%20PROFISSIONAL.pdf. Acesso em 28 de Setembro de 2012. 

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 

IUDÍCIDUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 

IUDÍCIDUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.           

IUDÍCIDUS, Sérgio de. et al. Contabilidade introdutória. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 

LEITE, Hélio de Paula. Contabilidade para administradores. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1998 

MARTINS, Eliseu. et al. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1997. 

MARTINS JUNIOR, Romildo Garcia. Contabilidade Geral. Disponível em: HTTP://WWW.livrariadoconcurso.com.br. Acesso em 21 de Setembro de 2012. 

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 

PITELA, Antônio Cesar. O desempenho profissional do contador na opinião do empresário. Disponível em: http://www.uepg.br/propesp/publicatio/hum/2000/04.pdf. Acesso em 28 de Set. de 2012. 

RIBEIRO LUCAS, Douglas; SILVA LUCAS, Denilson; FARIA, Raissa Cipresso. A valorização do profissional contábil e os benefícios para a contabilidade, através do avanço da tecnologia da informação. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0079_0161_02.pdf.  Acesso em 28 de Set. de 2012.