RESUMO

 

O estudo trata-se sobre a formação do Gestor Escolar no Brasil a partir de uma visão democrática e da participação social e os desafios pertinentes a sua formação, constituindo-se, sobretudo a participação coletiva. A construção deste artigo evocou ao estudo da Gestão democrática e participativa no ensino público, tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), onde a mesma abre a possibilidade para a participação da comunidade na Gestão Escolar.

A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo consistiu em uma pesquisa exploratória qualitativa com procedimento bibliográfico acerca do tema proposto.

O presente trabalho se baseia em um levantamento da temática acima descrita, com base no processo de democratização da escola no Brasil, na identificação dos desafios encontrados na Gestão e Orientação Escolar Pública, através da percepção de que há iniciativas no sentindo de aumentar os processos da Gestão participativa.

Os instrumentos utilizados para a metodologia foram: a) o levantamento bibliográfico; b) a observação direta; c) entrevistas.

 

Palavras-chave: Gestão, gestor, escola, social e pública.