''A atuação da equipe de enfermagem na atenção à criança vitimizada, segundo o protocolo da rede de proteção à criança e ao adolescente em situação de risco para a violência''

Mais de 3.500 crianças e adolescentes menores de 15 anos morrem no mundo, vitimas de maus tratos. No Brasil acidentes e agressões, são a principal causa de morte em crianças de 1 a 6 anos, o que corresponde a quase um quarto dos óbitos.

Segundo dados da Unicef os países que possuem baixos índices de mortalidade infantil por violência, também registra baixo índices de óbitos por agressão em adultos, o que nós leva a concluir que a situação de violência é uma corrente, todo individuo que vive em situação de desarmonia, um dia será um agressor, seja dentro da família ou a terceiros.

O objetivo geral deste estudo é oferecer subsídios para a redução da violência contra a criança e o adolescente, principalmente no que se refere à violência sofrida no seio familiar, multiplicando informações entre equipes multiprofissionais.

Considero que a enfermagem tem um papel importante na assistência à criança vitimizada, pois tem como foco principal de sua ação a assistência direta e integral ao cliente, além de constituir-se no grupo profissional que permanece por maior período atuando na enfermaria ou ambulatório. Outros profissionais de saúde, via de regra, permanecem por menor tempo na unidade, pois suas atividades caracterizam-se pela visita, na qual, de forma pontual, atendem às demandas e solicitações.