Aprendizagem do espanhol por meio do currículo escolar,possibilita ao estudante aprender e conhecer um mundo culturalmente vasto e que serve de contraponto à hegemonia do inglês na vida contemporânea, dando acesso a outros discursos, valores, culturase diferentes formas de viver socialmente.

O espanhol, além de ter também uma grande utilidade do ponto de vista internacional, é uma das línguas estrangeiras mais hegemônicas na América Latina. Isso, por si só, já justificaria a sua aprendizagem: um contato com a diferença que está muito perto.

A Língua Espanhola apresenta aspectos favoráveis à sua implantação no Estado de Mato Grosso, como a nossa fronteira comum com países de fala hispânica que é de 16 mil quilômetros e em razão disso a existência hoje do MERCOSUL que vêm intensificando o contato econômico e cultural entre os países do chamado cone sul, onde o conhecimento da língua espanhola tem sido requisitado para o trabalho.

Com a promulgação da Lei 11.161/2005 que tornou obrigatório a oferta do ensino de Língua Espanhola nas Escolas de Ensino Médio de todo o país, os Estados terão até 2010 para adequar as escolas de ensino médio da sua rede.

Para que as escolas possam se adequar então com a implantação da Língua Espanhola nesses cinco anos, segundo dados do Programa Nacional de Formação de Professores de Língua Espanhola (PRO-ESPANHOL/MEC) do Ministério da Educação, em parceria com os estados, estarão criando condições necessárias tais como: possibilitar a formação inicial de professores, formação continuada, aquisição de material didático próprio, instalaçãode Centro de Recursos Didáticos de espanhol (CRDE) de modo afortalecer os estados para a implantação da Lei.

Mato Grosso por meio daSecretaria de Estado de Educação – Seduc/MT, está consideravelmente numa posição bastante confortável , no que diz respeito á implantação da Língua Espanhola,têm apresentado excelentes resultados, fatos esses constatados no XII Congresso Brasileiro de Formação de Professores de Língua Espanhola em Cuiabá MT em 2007.

De todos os Estados presentes: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro entre outros, Mato Grosso está na vanguarda quanto as ações desenvolvidas e realizadas para a implantação da Língua Espanhola nas Escola de Ensino Médio.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grossos , por meio da Superintendência de Formação e o Centro de Recursos Didáticos de Espanhol do convênio Embaixada Espanha/Secretaria de Estado de Educação, realizou cursos de formação continuada para profissionais que atuam nessa disciplina, atendendo aproximadamente 210 escolas que oferecem essa disciplina no Ensino Médio , em 2008.


 Regina Adler - Professora de Língua Espanhola, Membro Fundadora da Associação Matogrossense de Professores de Língua Espanhola, Coordenadora do Centro de Recurso Didático de Espanhol/Embaixada Espanha/ Seduc/MT