A pesquisa tem sua origem já na etapa de Iniciação Científica, em um projeto financiado pelo CNPQ do qual fui bolsista do PIBIC. As atividades desenvolvidas tiveram como finalidade a construção do registro das manifestações rupestre existentes na área dos Cariris Velhos, projeto que iniciando em 2005 com A Arte Rupestre da Bacia do Rio Taperoá, ficando sob minha responsabilidade a ordenação e representação dos dados relativos à arte rupestre.

O objetivo geral é tentar verificar o que a arte rupestre representa para a população pré-histórica. E quais as possíveis relações das formas de ocupação dos sítios arqueológicos enquanto relacionada a formas rituais com a produção dos grafismos, uma vez que a arte rupestre é produto da mente humana produzida de forma sistematizada seguindo um critério próprio da cultura pré-histórica. Pode-se observar, empiricamente pela literatura disponível (MARTIN, 2005 e 1997, ALMEIDA, 1979, por exemplo), que a ocorrência de sítios com arte rupestre não se dá de modo aleatória, mas antes, ocorre uma seleção das paisagens de inserção destes sítios.

Na pesquisa utilizaremos o método comparativo descritivo para obtermos dados concretos acerca dos sítios pesquisados. Com essa metodologia é possível observar o ambiente que os sítios estão inseridos e a composição dos mesmos. Utilizaremos também como análise dos sítios as tabelas tipológicas que irão nos auxiliar na descrição dos grafismos que cada sítio apresenta, estando assim dividas em grafismos geométricos e grafismos naturais.

 

 

Grafismo geométrico. Foto Azevedo Netto. 2007.

Grafismo naturalista. Foto Azevedo Netto. 2007

 

 

 

Conclusão

 

A presente pesquisa, que está em fase de coleta de dados, tem por finalidade investigar a inferência da arte rupestre em quanto uma ritualidade ou rito dentro das práticas cotidianas se a mesma está inserida no ato da sua a produção voltada para um registro dos ancestrais ou como forma de comunicação, ou demarcação de território. Utilizaremos as tabelas tipológicas classificadas em geométrica e naturalista para tentar preencher essa lacuna que está envolta do estudo da arte rupestre. Através da análise dos signos presentes nos painéis dos sítios rupestres será possível estabelecer as relações desses grafismos com as questões levantadas.

 

Referências

 

 

ALMEIDA, Ruth Trindade de. A arte rupestre nos Cariris Velhos. João Pessoa: Universitária/UFPB, 1979.

MARTIN, Gabriela. O Universo Simbólico do Homem Pré-Histórico Nordestino. In: ___Pré-História do Nordeste do Brasil. 2ªed. Recife: Universitária/UFPE, p. 235 – 309, 1997.