A arte de atuar é um sonho para muitas pessoas, mas conseguir viver esse sonho é para muitos um pesadelo. Engana-se feio quem pensa que ter o dom é o único requisito. É importante, mas está longe de ser tudo. Ter a vocação para ser ator é ter essa vontade de trabalhar em peças de teatro, é sentir apto, é ter uma relação de afinidade enorme com essa maravilhosa profissão, mas se isso não estiver acompanhado de conhecimento, o sonho acaba ficando para trás. Não é porque muitos dizem que você é talentoso, tem o dom natural de ser ator, que significa que esteja pronto.

Esse é apenas o primeiro passo de muitos, ter a certeza de sua verdadeira vocação. A dica que muitos profissionais falam é fazer um bom curso profissionalizante de ator RJ por exemplo, conhecendo a fundo a profissão que é muito mais do que decorar bem os textos,  aprender as diversas linhas de interpretação, conhecer a história das artes cênicas. Depois de freqüentar as aulas conviver com outros profissionais, saber o que precisa para trilhar uma carreira de sucesso, você terá certeza se escolheu o caminho certo, aí sim seu dom natural vai lhe ajudar muito.

Mas pra quem não tem este dom, ou ao menos pensa que não, mas mesmo assim deseja ingressar nesta carreira, por paixão, saiba que este talento pode sim, ser desenvolvido.

Como muitas vezes ouvimos por aí, basta querer e acreditar para conquistarmos nossos sonhos, isto se encaixa muito bem, mas deve vir acompanhado de uma batalha diária de aprimoramento, que freqüentando uma escola de teatro RJ, esta lhe dará a base necessária.

Um profissional qualificado que com certeza você encontrará em uma destas escolas, vai identificar o que você tem de melhor e o que ainda precisa ser melhorado e vai trabalhar isso. Viver de teatro no nosso país é um constante desafio, mas que pode ser superado, dedicação total e foco não podem faltar. Se você leva jeito ou não tem habilidades natas, o mais importante é a vontade, a garra e a determinação. Para uns poderá parecer mais fácil, para outros não. Mas se este for seu sonho não desista, afinal só consegue um bom resultado quem realmente faz o que gosta.