A ARTE DE VIVER EM GRUPO
FRAGMENTOS

Viver em grupo é uma prerrogativa básica dos seres humanos e de alguns animais. Viver em grupo é amar, respeitar, odiar, saber perdoar e de ser perdoado, ser discreto ou ser ousado querer e ser querido e nunca se deixar ser esquecido.
Viver em grupo é saber dividir alegrias e tristezas, saber dar e saber pedir, aceitar o diferente com igualdade e o igual com respeito, saber ser humilde sem se deixar ser humilhado, grande sem ser exaltado.
Viver em grupo é uma verdadeira arte, pois temos que chorar, ficar sério ou sorrir, contar piadas, fazer piruetas, ter um ataque de loucura sem perder o equilíbrio.
É saber criticar e receber as críticas, errar e acertar, respeitar o espaço do outro como sagrado direito de viver, ter e dar a liberdade ser o que é, ser inteligente sem subestimar a inteligência do outro, reconhecer que cada um é mestre no que sabe fazer.
Viver em grupo e falar para ser ouvido, escutar quando preciso e calar quando estiver errado. Lutar por seu espaço sem com isso machucar o outro, dar sempre o que espera receber em troca, pois com certeza terás o que for merecido.
Viver em grupo é ter a certeza de estar pronto para amparar e ser amparado, dividir um ombro amigo e enxugar as lágrimas de tristezas e deixar jorrar as de alegria. Saber o momento certo da retirada ou o de chegar junto, te olhar sempre com o olhar do outro.
Viver em grupo é ser leal, sincero, presente, é saber dizer sim ou dizer não sem medo, saber olhar nos olhos e falar eu te amo ou não gosto de você, esperar o tudo ou nada com a mesma tranqüilidade.
É oferecer a sobremesa para não ofertar restos, servir sem sevícias e não deixar que suas ofertas sejam vistas pelo outro como uma mera obrigação e sim, uma boa ação, com as pedras recebidas construir uma fortaleza, pois ao devolvê-las revelas tua fraqueza.
Viver em grupo é a sabedoria suprema de ser feliz, sabendo que nem todos agradam e nem a todos agradamos, mais mesmo assim somos aceitos perfeitos ou imperfeitos, somos simplesmente humanos.
Beth Souza