A sabedoria popular nos ensina que toda história tem três lados: a de um lado, a do lado oposto e a verdadeira. O curioso é que ao longo da vida, aos poucos, vamos comprovando a veracidade desta máxima. Eu, por exemplo, quando liderava equipes de vendas, sempre que percebia um cliente abandonar a loja sem comprar, queria saber do vendedor a razão da venda não ter sido concretizada e, não raro, ouvia explicação tão convincente que acreditava nela.

No entanto, vez por outra, me sentia incomodado e resolvia contatar o cliente a fim de saber a razão pela qual ele não havia comprado. Daí, para minha surpresa, descobria uma outra versão bem diferente daquela que o vendedor havia revelado. Não satisfeito, procurava o supervisor de vendas para saber dele o que havia ocorrido e a explicação evidenciava uma versão diferente das duas anteriores.

E assim acontece com as outras áreas da vida. Quantas vezes, ouvimos os primeiros relatos de uma história, nos damos por convencidos e quando checamos o outro lado dela, mudamos totalmente de opinião. Portanto, não apressar a decisão pode ser uma boa atitude a ser adotada por quem deseja evitar erros de julgamento.

É verdade, como revela um conhecido ditado popular, que "filho feio não tem pai". Porém, nem sempre, como pode parecer a um líder menos experiente, a explicação das partes tem como objetivo principal esconder, ludibriar ou distorcer os fatos a fim de "livrar a sua cara" para obter vantagem para si ou para outrem. Em boa parte das ocasiões, as pessoas apenas relatam os fatos baseadas em seu próprio ponto de vista que é a lente pela qual enxerga a realidade dos fatos. Como somos pessoas distintas e com diferentes graus de conhecimento, interpretamos os mesmos fatos com visões distintas.

Daí, a necessidade dos líderes entenderem que o ser humano age sob três motivações básicas: o instinto, a emoção e o intelecto, e somente com o funcionamento pleno, harmonioso e equitativo delas, alguém poderá elevar o seu padrão de percepção.

O líder deve entender que nós, seres humanos, apesar dos avanços científicos e tecnológicos que possibilitam viagens a outros planetas, ainda não conseguimos percorrer distância menores como o de "viajar"pelo nosso próprio interior respondendo perguntas como: quem sou eu? Porque estou aqui? De onde venho? Para onde vou?

Cabe então a cada um, nesta "viagem" na terra, descobrir a razão da nossa própria existência, desenvolvendo o nosso crescimento interior e espiritual, a fim de alcançar a autorealização. Então, diante de uma importante tomada de decisão, motivada por problemas envolvendo relacionamento entre duas pessoas, ouça atentamente o que o primeiro envolvido tem a dizer.

Por mais que pareça convencido, não tome nenhuma decisão ou faça promessas até que você tenha ouvido a outra parte. Agindo com cautela, o líder irá ganhar mais amigos, influenciar mais pessoas e o que é mais importante, ter mais chances de ser respeitado e vencer.

Pense nisso, ótimo dia e que Deus nos abençoe.

Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil Escritor, consultor, conferencista e professor
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: [email protected]