Muitos já devem ter ouvido falar que a ‘mentira têm pernas curtas’, mas o mentiroso profissional sabe bem que até a verdade vir à tona, a mentira já fez o estrago necessário, já cumpriu o motivo real de sua criação.

 

            A mentira é uma técnica de comunicação que foi criada à séculos e vem sendo utilizada ao longo dos tempos até os dias atuais. Muito encontrada nos meios pessoais, de negócio e principalmente no meio político, pode ser nefasta de acordo com os seus propósitos.

 

            De todas as passagens na história do homem , a que mais se destaca, foi o estrago que o governo nazista alemão fez com o uso de mentiras constantes. Na ocasião, o ministro de comunicação do partido nazista de Hitler, Joseph Goobels - de uma inteligência impar para o lado do mal -, criou até uma máxima: ‘uma mentida contada muitas vezes se torna uma realidade’. Em função desse ensinamento do chefe da comunicação do partido nacional-nacionalista alemão, muitos são aqueles que adeptos dessa técnica, mas a utilizam de maneira incorreta, ocasionando com o passar dos tempos um desastre para àquele que, a princípio, deveria se beneficiar com a estória propagada.

 

            Eu falo do efeito contrário, porque naturalmente toda arma ou força de incursão de ataque, pode ser letal se quem a manipula não tiver o seu domínio. Por analogia prática podemos citar que, ao se usar uma arma de fogo ou uma adaga, quando não dominado algumas técnicas ou cuidados, acaba ferindo aquele que não soube fazer bom uso dela. Isso também ocorre quando se utiliza da mentira para alcançar certos objetivos.

 

            Podemos assim dizer que, a mentira mal contada pode fazer mais estrago, sai do controle e pode ter efeito contrário do que se esperava. Com ironia podemos afirmar, portanto que mentir é uma das mais difíceis artes criada pelo homem, e digo arte porque além de surgir de uma habilidade (técnicas) e inteligência pessoal, não é novidade para ninguém que as ‘artes’ sempre foram utilizadas como ‘arma’ para expressar idéias ou mesmo comportamentos contrários ao status quo.

 

            A ferramenta mais importante para propagação de uma mentira – uma ‘boa’ mentira – é sem dúvida nenhuma a forma de sua distribuição. Ela é distribuída por meios que vão desde veículos de comunicação até o chamado boca-a-boca, ou ainda se utilizando de uma mescla de meios mais convenientes para a ocasião.

 

            Outro fato é de que naturalmente a memória do homem é muito curta e por isso a mentira deve ser constantemente alimentada para que sempre esteja em evidência na memória das pessoas; aí é outra técnica que deve ser utilizada com maestria, e normalmente não é dada a atenção necessária a esse detalhe – mesmo que as mentiras sejam repetidas a técnica mal empregada da sua constância não são eficientes ou carecem de mais ‘sofisticação’ –, aquela que pelo menos deixa dúvidas quanto a sua veracidade.

 

            Como mentiras bem contadas podemos exemplificar as constantes que são colocadas ao povo norte-americano, que embora sejam tidos como um povo de um nível intelectual superior a média, são alvos de mentiras ‘bem contadas’ a décadas, para manter certas políticas e conveniências de seus governantes. Aqui no Brasil a coisa é mais descarada e portanto um pouco mais perceptiva – são mentiras mal contadas, mal propagadas -  àqueles mais aculturados. Agente vive sendo bombardeado por propagandas das ações públicas e produtos, que no fundo, são ‘meias verdades’, e podem causar sérios prejuízos. Campanhas de celulares sendo utilizados por crianças, propaganda de bebida alcoólica patrocinando transmissões esportivas, veículos em alta velocidade como sinônimo de liberdade, etc,etc...