A aristocracia do sistema

Embora problemas políticos, sociais, religiosos estremecem nações, a economia abalada por uma recessão revela uma questão talvez nunca antes suscitada pela história.
Como acontecido em 1996-1997, uma recessão na Europa levou ao boicote de carne sul-americana implicando numa importação de gado africano. Portanto, aquele produtor na América que se direcionava ao comércio exterior se encontrou numa situação de inércia econômica.
O ponto a ser levantado consiste em haver um problema de ordem social que constitui uma espécie de “aristocracia”. Todo aquele com formação superior deteria o poder se apropriar arbitrariamente, subtrair como em furto, coisa alheia. Isto, devido à premissa de ocupar uma posição “sócio-cultural” acima dos demais.
Será que um determinado segmento do nível superior deveria ser extinto? Destruição dos prédios deste tipo de instituição seria conveniente? Ou até mesmo manobras militares inglesas bombardeando estas edificações, desencadeando uma possível intervenção norte-americana contribuindo para uma 3ª guerra mundial?
Entretanto, pontos polêmicos como estes podem estarrecer um formando ou até mesmo irritá-lo. Porém, algo precisa ser discutido com relação a estratificação social que essa situação provoca. A harmonia social é uma incógnita quanto nos concerne a esta realidade.
A sociedade contemporânea preconiza a existência da esfera acadêmica para o seu sucesso?