As discussões sobre a qualidade de vida e equilíbrio ambiental dos centros urbanos são cada vez mais constantes, além da busca por medidas sustentáveis que possam garantir o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental. Portanto, o presente trabalho, por meio de um estudo bibliográfico, apresenta uma análise em relação à arborização urbana, levando em conta todos os seus aspectos e impactos no ambiente urbano, além da reflexão quanto à problemática da má gestão da arborização nas cidades, mostrando soluções e práticas gestoras em relação à arborização que podem garantir benefícios sociais e ambientais a população. Como exemplo de aplicação, é citada a realidade da cidade de Corumbá-MS, considerando a legislação vigente como apoio às iniciativas para preservação das áreas verdes e implantação de novos projetos, além das características físicas da região. Além disso, o presente trabalho tem a finalidade de mostrar a importância da preservação das áreas verdes e da elaboração de projetos como formas de desenvolvimento sustentável. Pois, a arborização urbana exerce um papel fundamental no equilíbrio ecológico de uma cidade, além de exercer um uma função primordial na paisagem, no bem estar da população, na agradabilidade do ambiente e a aproximação do ser humano em relação ao seu meio, tornando-o protagonista e responsável pela manutenção dos fatores ambientais presentes no meio ambiente. Contudo, a partir de um bom planejamento público, aliado a educação ambiental da população, tais aspectos podem ser potencializados através de uma gestão eficiente e bem planejada, levando em conta todos os aspectos presentes na comunidade, resultando em uma cidade mais bela e equilibrada.

INTRODUÇÃO

As cidades são ambientes criados pelo homem para atender às suas necessidades de socialização, moradia, agregação de serviços, como: saúde, educação, cultura e lazer; e, nesse sentido, exigem ser administradas utilizando instrumentos que mantenham equilíbrio dessas necessidades, pois hoje constituem o ambiente da maioria da população mundial, um processo irreversível e tendencioso ao aumento consecutivo. Por isso, soluções devem ser buscadas para o restabelecimento das necessárias condições ambientais, que trarão, consequentemente, melhoria à qualidade de vida da população (NEGREIROS DA SILVA;
ALBUQUERQUE, 2008).
O desenvolvimento das cidades brasileiras se deu às expensas de grandes devastações de áreas verdes. Hoje, manter e multiplicar a vegetação no espaço urbano se tornou um sério problema para todos os setores da sociedade que ali convivem (NEGREIROS, 2006).
O meio ambiente é impactado de maneira negativa pelo crescente crescimento vertical e horizontal acelerado e desordenado das cidades, substituindo o ecossistema natural por edificações, pavimentações, aterros dentre outros, propiciando problemas hídricos, sonoros e visuais. Na tentativa de minimizar estes impactos a população opta por alternativas que proporcionem um melhor bem estar e segundo Silva (2003), neste aspecto, a vegetação urbana pode prestar uma grande contribuição, principalmente através de seu componente arbóreo (RESENDE, 2011).
Com a ocorrência cada vez mais constante de problemas ambientais, as questões relativas à arborização urbana assumem importância primordial na gestão das cidades. No caso do Brasil, em que quase 80% da população vive no meio urbano, não se pode prescindir da presença da vegetação nas cidades, posto que constitui um importante indicador de qualidade ambiental (NEGREIROS, 2006).
Nas cidades a vegetação presente tem numerosos usos e funções no ambiente. Pode se perceber nas cidades as diferenças entre as regiões arborizadas e aquelas desprovidas de arborização. Os locais arborizados geralmente se apresentam mais agradáveis aos sentidos humanos. Segundo Sanchotene (1994), a presença de arbustos e árvores no ambiente urbano tende a melhorar o micro clima através da diminuição da amplitude térmica, principalmente por meio da elevada transpiração, da interferência na velocidade e direção dos ventos, sombreamento, embelezamento das cidades, diminuição das poluições 10 atmosférica, sonora e visual e contribuição para a melhoria física e mental do ser humano na cidade (RESENDE, 2011).
As árvores promovem também diversos benefícios nas áreas urbanas, tais como:
regularidade do clima; redução da poluição atmosférica; melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas); redução da velocidade dos ventos; melhoria nas condições do solo urbano; aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros; melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora; opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins; valorização dos imóveis;
e embelezamento das cidades (LANGOWSKI & KLECHOWICZ, 2001, citado por NEGREIROS DA SILVA; ALBUQUERQUE, 2008).


1.1 JUSTIFICATIVA


"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá lo para as presentes e futuras gerações." (Constituição Federal, 1988) A garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado é um dos direitos assegurados pela constituição federal brasileira, direito que alia os objetivos da sustentabilidade e da busca pela qualidade de vida.
Cada vez mais se tem a consciência das mudanças climáticas e do impacto negativo do ser humano em relação à natureza e ao próprio ambiente que o circunda. De fato, são vários os problemas, como aquecimento global, poluição, superemissão de resíduos sólidos, desmatamento, dentre outros.
Iniciativas que contenham um bom planejamento, junto da conscientização ambiental da sociedade, fazendo do ser humano parte integrante e central do meio, são sempre importantes e essenciais para a qualidade de vida de uma cidade, planos de arborização e educação ambiental, comprovadamente, podem ser as soluções para grandes problemas dos atuais centros urbanos.


 1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo

geral Analisar e reunir dados teórico-técnicos, através de levantamento bibliográfico, para a reflexão dos benefícios e da importância da arborização urbana e preservação do meio ambiente nos centros urbanos.
1.2.2 Objetivo específico
? Afirmar a importância da arborização urbana;
? Dar base teórica para a elaboração de projetos em relação a arborização;
? Refletir a preservação das áreas verdes;
? Apontar soluções para algumas problemáticas.
12 1.3 MEIO AMBIENTE O que é meio ambiente? Em certo sentido, a resposta é óbvia. Meio ambiente é cada uma daquelas regiões especiais que nos preocupamos em proteger: a Reserva Nacional da Vida Selvagem no Ártico no Alasca, a Grande Barreira de Recifes na Austrália, o Distrito do Lago na Grã-Bretanha (JAMIESON, 2010).
O meio ambiente, por completo, acontece onde o ser humano está, e é a partir dele que devem surgir as soluções para as problemáticas ambientais. Todo o meio é impactado de maneira negativa pelo crescente crescimento vertical e horizontal acelerado e desordenado das cidades, substituindo o ecossistema natural por edificações, pavimentações, aterros dentre outros, propiciando problemas hídricos, sonoros e visuais.
Na tentativa de minimizar estes impactos a população opta por alternativas que proporcionem um melhor bem estar e segundo Silva (2003), neste aspecto, a vegetação urbana pode prestar uma grande contribuição, principalmente através de seu componente arbóreo

[...]