A APRENDIZAGEM DIANTE DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

 

Alessandra Dobelin da Silva

Helvio Amancio Ramos

Jodemir Antônio da Silva

 

RESUMO

O Presente trabalho tem como objetivo provocar a reflexão sobre a aprendizagem diante das inteligências múltiplas, faremos uma breve apresentação da teoria das inteligências múltiplas e propomos uma reflexão sobre o que significa inteligência humana no paradigma das inteligências múltiplas e por fim descreveremos os diferentes tipos de inteligência, enfocando as principais características de cada uma delas.

A APRENDIZAGEM DIANTE DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

A teoria das inteligências múltiplas, surgiu no ano de 1983 e segundo Antunes:

“a partir dos estudos sobre as estruturas da mente, feito pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, da Universidade de Harvard, fez uma verdadeira divisão de águas no que se refere à concepção de inteligências utilizadas ate o momento, ao romper com um velho paradigma segundo o qual a inteligência era entendida como um potencial humano que podia ser mensurado através dos testes de quociente de inteligência (QI), propondo que ela fosse entendida como a capacidade que o sujeito tem de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais, tendo como base cientifica, evidencias biológicas e antropológicas.”( ANTUNES, 2006, P.22)   

Essa mudança em relação a inteligência, muda de forma significativa o conceito de escola e de aula, pois com a idéia das inteligências múltiplas evoluindo indica a necessidade de o professor buscar novas maneiras de ensinar, levando em consideração a individualidade de cada sujeito, a partir de um novo olhar sobre as possibilidades de aprendizagem dos alunos e das suas competências como seres humanos.

Muitas vezes em nossas vidas, principalmente após um período de provas, ficamos nos perguntando qual a nossa capacidade de inteligência, e ao famosos testes de QI ainda são utilizados para esse fim. Isso porque a sociedade considera que ter QI baixo ou apresentar déficit de inteligência é sinônimo de retardo ou coisa pior. Por outro lado os sujeitos que atingem uma alta pontuação nos testes de QI, tem todas as honras da sociedade, que costuma oferecer privilégios às pessoas consideradas ilustres.

Thomas Armstrong faz a seguinte definição sobre inteligência:

“Inteligência é a capacidade de uma pessoa aprender com suas experiências passadas [...], a partir do contexto, das tarefas e das provocações que a vida apresenta.” (ARMSTRONG, 2004, P.18)

Notamos que essa definição não esta de forma alguma relacionada com testes de QI ou qualquer outra formação acadêmica. Segundo Antunes:

“é a inteligência que nos possibilita dar sentido às coisas que vemos e à vida que temos e que nos leva a conversa interior, possibilitando-nos resgatar o conhecimento de arquivos da memória, assim como a capacidade de raciocínio, criar novos objetivos e inventar saída quando não nos parece haver indícios de sua.” (ANTUNES, 2006, P. 19)

A partir dessa definição podemos perceber que o autor relaciona a inteligência como uma característica única de cada sujeito.

A inteligência cinestésico-corporal abrange não apenas os músculos, mas os movimentos, a agilidade e a destreza das ações corporais amplas, esta ai a necessidade de nos preocuparmos com a estimulação integral dessa inteligência, buscando o equilíbrio entre a realização das atividades motoras amplas e aquelas que valorizam os movimentos finos e sutis. Segundo Antunes:

“a criança com acentuada inteligência cinestésico-corporal, tem necessidade de movimentar-se o tempo todo, utiliza as mãos para tirar mais informações sobre os objetos, necessitando tocá-los, gosta de esportes e apresenta grande tédio, se for obrigada a ficar imóvel por muito tempo.”(ANTUNES, 2006, p. 23) 

A inteligência espacial,é a capacidade do sujeito em se relacionar o próprio com o espaço em que o envolve, percebendo e administrando distâncias, pontos de referencia e localizando-se geograficamente. Segundo Antunes, as crianças que possuem um alto nível de inteligência espacial quando:

“percebe com facilidade mudanças de lugar nos moveis e objetos em casa ou na escola, monta quebra-cabeças com maior facilidade que as outras crianças de sua faixa etária, parece pensar não com palavras, mas com imagens visuais, demonstrando interesse por atividades artísticas ou de construção, tem especial fascínio por máquinas, desenhar inventos e projetar brinquedos.”( ANTUNES, 2006, P.20)

A inteligência intrapessoal é a habilidade que o sujeito possui para conhecer a si próprio, seus sentimentos, temperamentos e intenções. Antunes define as crianças com altos níveis de inteligência como:

“as pessoas que possui essa característica em evidencia, apresenta facilidade para compreender o outro em seus aspectos emocionais e inclui-se com facilidade em diferentes grupos sociais.”( ANTUNES, 2006, P.19)    

A inteligência sonora ou musical, essa inteligência é a que mais cedo se manifesta no ser humano, a música é uma linguagem tão ou mais rica que a linguagem verbal, é através da música que deixamos nos emocionar pelo acordar das lembranças, diante de algum ritmo. Segundo Antunes.

“Identificamos que o nosso aluno apresenta um alto nível de inteligência sonora quando ele lembra com facilidade as músicas e as melodias, mostra-se sensível ao som em seus ambientes, apresenta motivação para tocar instrumentos.”( ANTUNES, 2006,P.21)

Esse tipo de inteligência se manifesta também quando a criança afirma se concentrar ou aprender melhor com o rádio ligado.

A inteligência lógico-matemática, está ligada a compreender a linguagem algébrica e numérica, assim como noções gerais sobre quantidades e reflexões, que envolvam espaço e tempo. De acordo com Antunes:

“Quando essa inteligência se destaca, é facilmente perceptível desde a infância e manifesta-se com clareza em crianças que gostam de brincar com números, fazer continhas “de cabeça” e se animam com jogos que lhes cobram lógica e estratégias, tal como peças de armar e desmontar, batalhas navais e xadrez, criando vínculos imediatos com o computador e descobrindo, no mesmo, coisas novas das quais os mais velhos ate duvidam”( ANTUNES, 2006, P. 22)

A inteligência lingüística é facilmente reconhecida, pois os sujeitos hábeis nessa inteligência são especialistas em literatura, lêem vorazmente, sabem escrever com clareza e podem gerar outros tipos de expressões através da mídia impressa. Segundo Armstrong:

“a inteligência lingüística é aquela ligada ao dom das palavras. É a inteligência do jornalista, do narrador de historias, do poeta, do advogado.” ( ARMSTRONG, 2004, P. 19)

Aos que possuem um alto nível dessa inteligência podem discutir, persuadir, entreter ou instruir com eficácia, através da palavra falada, através de trocadilhos, jogos de palavras e frases difíceis. Eles também podem ser verdadeiros bancos de dados de curiosidades, devido à capacidade de reter fatos em suas mentes.

BIBLIOGRAFIA

ANTUNES, C. Inteligências múltiplas e seus jogos: introdução. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes , 2006.  

ARMSTRONG, T. 7 tipos de inteligência: identifique e desenvolva suas múltiplas inteligências. 2. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.