1. RESUMO:
Analisando a educação escolar brasileira, podemos enxergar uma série de fatores que poderiam ser aprimorados e desenvolvidos. A Informática Educativa com toda certeza é um avanço na educação escolar.
Aos poucos podemos observar que o Brasil tem levado essas ferramentas para dentro de suas escolas o que tem contribuído com o desenvolvimento cognitivo de seus alunos e os incluído no mundo digital.
Esse é um tema para tratarmos de extrema importância, já que a educação deve acompanhar e se beneficiar com os avanços tecnológicos da sociedade.

Palavras-chave: Informática educativa. Avanços tecnológicos. Inclusão digital.

2. ABSTRACT:
Analyzing the brazilian school education, we can see a number of factors that could be improved and developed. The Computers in Education is surely a breakthrough in education.
Gradually we see that Brazil has taken these tools into their schools which has contributed to the cognitive development of their pupils and included in the digital world.
This is a subject to deal with extreme importance, since education should follow andbenefit from the technological advances of society.

Keywords: Computer education. Technological advances. Inclusiveness.

3. INTRODUÇÃO:
Nós últimos anos a sociedade tem sido afetada por uma série de mudanças. E a escola como faz parte desse contexto tem sido afetada também. Com isso tem sido convidada a se adaptar e adaptar seus educadores e alunos.
Uma das grandes mudanças que a escola tem passado é quanto aos métodos tecnológicos e quanto ao uso da tecnologia dentro da sala de aula.
Como toda grande mudança, o uso dos computadores gerou uma discussão no meio do corpo docente, sobre sua utilização na educação de seus alunos. Trata-se de uma nova concepção de ensino e aprendizagem.
O modo com o qual se buscava conhecimento que indicava o professor como um guia literário, mostrando onde e como buscar as fontes necessárias tem sido trocado pelos recursos tecnológicos, são recursos que dão para interagir e atrair o interesse das crianças e adolescentes e transformam a forma de como os professores ministram suas aulas.
No século XXI, várias escolas foram equipadas com laboratórios de informática, e o governo vem oferecendo facilidades para as redes de ensino se modernizarem (Secretaria da Educação SP,2006).
Para toda essa mudança os professores são obrigados a adquirir novas formas de conhecimento para saber dominar as ferramentas necessárias, já que as necessidades encontradas pelos alunos no processo educacional não é apenas o computador. Eles precisam do computador, do software e do professor capacitado para ensiná-los.
Aprender através da tecnologia leva o aluno a adquirir conhecimento através de suas ferramentas como se estivessem recebendo do próprio professor gerando em cada um as suas próprias estratégias cognitivas de aprendizagem.
[é] uma ferramenta que pode ajudar o aluno a organizar as idéias e a construir o conhecimento, como as ferramentas do marceneiro ajudam na construção de novos projetos de mobiliário, funcionando, sobretudo como extensão da capacidade humana de invenção e criação. (Jonassen, p. 12).
O aluno passa a adquirir novos conhecimentos como uma forma de complemento dos conteúdos curriculares recebidos na escola visando o seu desenvolvimento integral.

4. A INFORMÁTICA EDUCATIVA:
Segundo Tavares, "A informática educativa trouxe consigo um conjunto de possibilidades de utilização prática de idéias em situações inimagináveis até poucas décadas atrás".
Dentro de uma sala de aula da Rede de Ensino Pública encontramos crianças de diversas classes sociais, etnias e culturas. Todas seguem o mesmo objetivo serem alfabetizadas, serem educadas e terem um futuro promissor. Porém, muitas dessas crianças nunca tiveram o contato com o computador e passam a ter esse contato dentro da escola, passam a praticar o que antes apenas faziam uma idéia e imaginavam como seria utilizar.
"Para que a tecnologia tenha efeito positivo no aprendizado, o professor primeiro tem de mudar o jeito de dar aula" Marc Prensky.
Todavia, dentro de uma sala de aula, com as matérias dadas, poucos conseguem construir um modelo mental e perceber a inter-relação de conceitos, porém, construir um modelo com o auxílio da tecnologia, torna-se uma atividade trivial, passa a ser uma atividade concreta pelo qual visualizamos, interagimos e podemos interferir no fluxo dos acontecimentos.
A utilização da informática dentro da escola não deve se limitar a ensinar apenas como se dá o funcionamento da máquina e sim o uso educacional. Uma aula utilizando o quadro negro pode ser muito mais interessante se levada até ao laboratório de informática e exposta no computador, dessa maneira estaremos deixando de lado métodos tradicionais e estaremos aplicando a informática educativa dentro de nossas aulas.
Para Max Günther Heatinger (2003, p.10), "(...) uma mudança na educação ocorre somente a partir das mudanças culturais de um povo, pela sua evolução política e social; e não apenas por meio de avanços tecnológicos (...)".
Saber trabalhar com a informática educativa dentro de nossas escolas, de nossas aulas e com nossos alunos deve ser algo fundamental dentro do ensino, pois estaremos há utilizando como um método de ensino e aprendizagem. Além de estarmos adaptando nossos alunos para as mudanças culturais as quais vem atingindo a sociedade, que interagindo aos meios tecnológicos desenvolve maior senso critico dentro de nossos alunos.
A educação hoje, com todos esses avanços tecnológicos tem sido classificada como uma nova educação, sendo assim devemos nos adaptar, para que a aprendizagem dos alunos possa acarretar a uma boa educação.
"sem educação, não há revolução possível, sem educação não há socialismo possível, sem educação não há o homem novo (...)". (CASTRO,Fidel.1997, p.5).
O papel da escola e do processo educacional hoje é de compreender que o aluno não é mais apenas um receptor de conhecimento mais sim um colaborador. São do aluno as possíveis mudanças que poderão ocorrer daqui a algumas décadas.
Os alunos de hoje nasceram dentro da era digital diferente dos professores que precisam estar fazendo cursos, buscando e se reciclando constantemente sobre esse novo método educacional. Para que sua aula seja a garantia do sucesso de seus alunos. Pois o professor que trabalha de uma maneira inadequada com o conteúdo dentro do laboratório de informática, sugere ao seu aluno despreparo profissional e uma insatisfação por parte do aluno e do próprio professor.
(.) se o educador dispuser dos recursos da informática, terá muito mais chance de entender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com essa informação, poderá intervir e colaborar de modo mais efetivo nesse processo de construção do conhecimento. (.) O uso do computador permite a realização do ciclo descrição execução reflexão depuração descrição, no qual novos conhecimentos podem ser adquiridos na fase da depuração. Quando uma determinada idéia não produz os resultados esperados, ela deve ser burilada, depurada ou incrementada com novos conceitos ou novas estratégias. Esse incremento constitui novos conhecimentos, que são construídos pelo aluno. (VALENTE, 1999 apud KAMPFF, 2006).
O uso do computador tornou os alunos de hoje mais ágeis na busca dos conhecimentos aos quais necessitam, já que é mais rápida a busca de informações em um meio interativo.
Com a internet, o centro do mundo dessa geração, o hábito do entretenimento eletrônico passou a ser interativo e nada solitário. O adolescente pode participar de um jogo virtual com um amigo conectado do outro lado do mundo ou se comunicar com a namorada via e-mail. (Veja, 2003).
Fica claro então o uso da informática educativa nas escolas para colaborar com a aprendizagem, de forma moderada e consciente, não apenas como uma necessidade do uso da tecnologia nas redes de ensino, mais também para que se acompanhem os avanços culturais sofridos pela nossa sociedade e como beneficio acadêmico aos alunos de hoje.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os recursos tecnológicos por si só não educam o aluno mais é um auxiliador para agilizar o processo do ensino e aprendizagem do mesmo.
Podemos utilizar a informática educativa dentro de nossas aulas mesclando a sala de aula, a lousa e o giz, com o laboratório de informática, o computador e os softwares.
Sendo assim ajudamos a tornar o ambiente escolar, num ambiente mais agradável. Pois a didática precisa ser renovada constantemente, uma tarefa difícil já que os professores não tem muita motivação.
Não podemos permitir que exista um fracasso escolar, o sucesso ou fracasso de nossos alunos depende de nós, depende das características e habilidades que nos tornam únicos.
Os nossos alunos passam por estágios comportamentais que a sociedade cobra soluções dos meios educacionais, cobram dos professores novas formas de pensar, planejar e agir na transmissão de conhecimento. Por isso, os educadores precisam abandonar um pouco os métodos tradicionais de ensino a aplicarem as suas aulas novos métodos tecnológicos, nunca deixando o comprometimento com a educação.
Sabendo aplicar a informática dentro da educação dos alunos e utilizando de suas ferramentas, podemos gerar uma maior potencialidade educacional, associando o conhecimento do professor com a tecnologia que o aluno esta envolvido no seu dia-a-dia.
Precisamos estar sempre na sintonia do que o hoje proporciona, utilizando a tecnologia para o benefício do aluno. Alimentando assim o aluno para que ele descubra o potencial de si mesmo.
Paulo Freire, diz que o homem entendendo sua realidade, pode aceitar desafios e procurar soluções.
Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias (PAULO FRERE, 1996, p 30).

6. Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ARROYO, M. G. Fracasso-Sucesso: O peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, Anete e MOLL, Jaqueline (orgs.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico), 6ª edição, 2003.

COX, Kenia Kodel. Informática, na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003 ? Coleção polêmicas donosso tempo, 87.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

JONASSEN, D. (1996), "Using Mindtools to Develop Critical Thinking and Foster Collaborationin Schools ? Columbus

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do Pensamento na Era da Informática. Trad. Carlos Irineu Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

LÉVY, Pierre - A inteligência Coletiva - por uma antropologia do ciberespaço - Edições Loyola, São Paulo , 1998.

PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores, pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29.

SETZER, V.W. Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa, 2a. ed. São Paulo: Ed. Escrituras, 2002.

VALENTE, José Armando. "Informática na educação: a prática e a formação do professor". In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia,1998p. 1-1