A APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTA

Nesta reflexão sobre como ocorre o processo de construção do conhecimento no construtivismo. Observando o processo de desequilíbrio e a questão da interação do sujeito e objeto com o meio.
A aprendizagem construtivista consiste na evolução de alguns conceitos básicos, que se diferenciam do verbalismo tradicional. Esta diferenciação ocorre porque na visão construtivista a aprendizagem se caracteriza como um processo contínuo de construção e reconstrução. Para que isto ocorra satisfatoriamente, é necessário que o processo construtivo ocorra na relação entre sujeito e objeto e na interação com o meio, pois só assim é possível surgir uma nova aprendizagem.
Buscando informações sobre este processo de construção, percebemos alguns conceitos básicos para que seja realizada satisfatoriamente a aprendizagem. É necessário que ocorra um desequilíbrio que chame a atenção dos alunos, fazendo com que eles sintam a necessidade de novas ações e assim busquem novos conhecimentos. Esta procura gera um processo de alegria, pelo fato de ter criado uma nova aprendizagem e adquirido um novo conhecimento...