Por Carlos Barbosa dos Santos

 Inicialmente, o docente precisa ter uma formação continuada, ou seja, adquirir uma estratégia de modificação e alternância de sua prática pedagógica quando necessário, para fins de atualização e renovação profissional, quando deparada com a realidade escolar. Para Silva (2011), o docente precisa ter um comportamento mais crítico e reflexivo, para avaliar criticamente a realidade e refletir sobre suas reais funções e de como exercitar sua prática, atendendo as demandas da sociedade contemporânea. É imprescindível que o mesmo esteja também por dentro dos avanços tecnológicos, que são utilizados no âmbito dos novos recursos pedagógicos, em destaque para a informática.

Segundo Leite & Pelucio, (2010), o comportamento do docente pode ser visto como:

O educador é o professor reflexivo, aquele que busca seu constante aperfeiçoamento e preocupa-se com a própria formação de forma contínua, para que possa contribuir com seus alunos na descoberta de conhecimento que os habilitam a ser autônomos e críticos”. (LEITE & PELUCIO, 2010).

Os autores destacam os pontos norteadores que levam a uma prática docente inovadora, capaz de atender as pendências da sociedade contemporânea. O censo reflexivo permite que o docente seja autônomo e crítico, ou seja, é uma habilidade pessoal que permite refletir sobre seu próprio procedimento pedagógico, passando assim a adotar atitudes que se engajem e acompanhem as transformações pela qual acontece na sociedade. Por isso, o professor precisa estar inserido em uma constante formação continuada, pois não estará garantindo um comportamento crítico e reflexivo para si próprio e sim também despertando essas características no estudantes.

O Estágio Supervisionado precisa estar articulado com a prática, se isso não acontece, ocorre modificações, pois se o docente não está por dentro de uma formação contínua, o seu conhecimento teórico fica restrito as inovações da realidade escolar que está em constante desenvoltura, em virtude de um ciclo de modificações, que exigem do docente está por dentro da inovações, para assim desempenhar um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. Por exemplo, ao lecionar um determinado tema, o docente precisa saber manipular as tecnologias necessárias para enriquecer a aprendizagem. Portanto, o mesmo muitas vezes não possui um conhecimento fidedigno atual sobre as transformações que se sucedem no mundo globalizado, limitando-se ao de sua formação e ao entrar em contato com a realidade escolar, o mesmo percebe uma diferença entre o embasamento teórico (formação antiga) e prático (realidade escolar).     

A articulação entre atividade teórica e prática na formação docente se dá pelo artificio do estágio supervisionado. No ambiente de estágio, essa articulação garante que o embasamento teórico seja confrontado com a realidade escolar, isso tem como consequência, a reflexão sobre a prática, garantindo a sua reelaboração de acordo com a realidade escolar, o que torna-se imprescindível para a formação como profissional da educação, com ênfase na diminuição da falta de articulação entre teoria e a prática.

 Referências

ARAÚJO, Raimundo Dutra de. Formação Docente: As Possibilidades de Aprendizagem do Contexto Real. Piauí: (_____), 2012, 9p.    

SILVA, Janaina da Conceição Martins. Formação Continuada do Professores: visando a própria experiência para uma nova perspectiva. Minas Gerais: Revista Ibero-Americana de Educação, 2011, 11p.

LEITE, Rogério Pereira; PELUCIO, Rosicleia Giunchetti. O professor Reflexivo e sua Mediação na Prática Pedagógica: Formando Sujeitos Críticos. (_____): Web Artigos, 2010.